É uma pedra no sapato de qualquer parceria: traição. Pode haver muitos motivos que levam a isso na parceria: falta de reconhecimento, frustração sexual, a fuga de problemas de relacionamento ou simplesmente uma oportunidade que é certa. Investigamos o que realmente é uma traição, se sempre tem que chegar a isso e como você lida com isso.

Quando começa a traição – desde o contato visual até o caso de uma noite

Nem sempre precisa ser um erro sexual. O pensamento de infidelidade é frequentemente visto como um deslize. E isso não é tão raro:

De acordo com um estudo, 44% das mulheres consideram traição quando seus parceiros pensam nos outros durante o sexo. Para os homens, isso ainda é 32%.

A quebra de lealdade também pode começar mais cedo. 12 por cento das mulheres já classificam o contato visual do parceiro com outra pessoa como uma forma de traição.

Quando se trata de flertar com outras pessoas, as opiniões diferem um pouco

Enquanto apenas um em cada três homens vê a relação de confiança ameaçada em conversas de flerte, provocações e toques, quase metade das mulheres já sente que seu parceiro as traiu.

Caso em primeiro lugar

No topo da lista para 94 por cento dos entrevistados, os casos não vinculativos com outra mulher ou outro homem são decisivos: enquanto cerca de 40 por cento dos entrevistados ainda poderiam perdoar um caso de uma noite, uma parceria paralela ou um longo prazo caso sexual é um assassino de relacionamento claro .

Traição: motivos para homens e mulheres

É isso que você queria, ou é mais uma vítima das circunstâncias? Alguns se envolvem de propósito em uma ligação, enquanto outros tendem a entrar inconscientemente em uma situação de trapaça. As razões para isso costumam ser mais complexas. Queremos listar alguns pontos que fazem com que homens e mulheres quebrem sua lealdade.

1. O flerte inconsciente

Um olhar, um toque acidental ou um elogio encantador que escapa dos seus lábios de forma totalmente inconsciente. Existem situações em que você começa a flertar sem perceber ou mesmo ter a intenção de fazê-lo. Frequentemente, requer um instinto mais sensível para interpretar a linguagem corporal durante o flerte . O que para você é uma provocação sem sentido ou uma conversa animada pode ser rapidamente interpretado por seu colega como um convite a trapacear ou um passo em falso para estranhos. Essa é a opinião de 36% dos homens e 46% das mulheres.

2. O caso descontrolado leva à traição

Como você se comporta bem depois de beber álcool? As festas muitas vezes convidam as pessoas a perder o controle, o que pode terminar em um caso de uma noite. É claro que, sob a influência do álcool, você se sente mais relaxado e desinibido e pode não pensar imediatamente nas consequências de suas ações. No entanto, ainda cabe ao parceiro que foi traído se ele o perdoará por esse deslize, mesmo que você lhe assegure que essa traição não teve sentido.

3. Tédio nas relações cotidianas

Em algum momento, o formigamento no estômago passa , as borboletas se evaporam e a paixão dá lugar a hábitos rotineiros. A vida cotidiana muitas vezes se transforma em um assassino de relacionamento . Conforme as prioridades mudam, a falta de atenção geralmente é o resultado. A calmaria resultante no sexo ou um declínio no interesse sexual podem levá-lo a se aventurar.

4. Frustrado com o estresse do relacionamento

A traição também costuma ser uma tentativa de escapar dos problemas da parceria. O relacionamento é frequentemente posto à prova, especialmente após o nascimento de um filho. As necessidades dos homens têm que dar lugar às necessidades da prole. Pode facilmente levar à frustração sexual que precisa ser reduzida novamente. Mas a aventura sexual imoral também pode ser uma fuga da realidade antes de novos problemas – sejam familiares, financeiros ou profissionais.

5. Traição para testar o valor de mercado

O ego quer ser alimentado. E a necessidade de confirmação é alegremente compensada com ações de trapaça. Você é particularmente suscetível a isso, especialmente quando a apreciação mútua é deixada de lado na parceria. Sua autoestima desempenha um grande papel aqui. Se você duvida de sua própria atratividade, existe um risco maior de que um flerte se transforme em um caso.

Traiu o que agora?

O que você deve fazer se tiver sido infiel? O que você deve fazer a respeito se for você quem foi traído? Gostaríamos de mostrar algumas vantagens e desvantagens sobre a confissão e o perdão.

Você deve confessar que está traindo?

A confiança é a base de toda parceria. A franqueza e a honestidade desempenham um papel importante nisso. Dependendo do grau de traição, você tem que conviver com as consequências correspondentes. Depende de como você mesmo avalia seu erro. Foi um deslize único? Ou seu relacionamento está seriamente ameaçado há muito tempo? Se um caso se transformar em uma história duradoura, é muito provável que seu parceiro vá puxar a linha. Mas, se você está convencido de que seu deslize foi único, é importante restaurar a relação de confiança apresentando motivos claros para o engano em sua confissão.

Importante: questione por que você se coloca nessa situação. Uma confissão com um motivo compreensível pode ajudar a melhorar a parceria novamente. Somente quando seu parceiro conhece seus desejos e necessidades, ele pode responder.

Você deve perdoar a traição?

Você acabou de descobrir que seu parceiro te traiu e agora você deveria perdoar o culpado? Como vítima de traição, é claro que depende de você se você valoriza a honestidade como o primeiro passo para melhorar a relação de confiança.

“Afinal, 32 por cento dos questionados ainda são gentis com o traidor em um caso de uma noite e estão prontos para superar a questão da trapaça.”

Apenas 12% poderiam aceitar a confissão de uma parceria paralela. E apenas 10 por cento dos entrevistados lidariam com um caso sexual de longo prazo. A questão é se o perpetrador mostra alguma compreensão e remorso.

Observação: antes de dar o passo e encerrar o relacionamento, você deve primeiro pensar sobre como ele chegou até aqui. Assassinos de relacionamento recuperáveis ​​se infiltraram? Ou seu parceiro quer escapar da parceria e, em última análise, até mesmo você? Lembre-se de que, embora um em cada dez considere infidelidade se o parceiro lançar olhares feios para outra pessoa, apenas 1% se separaria por causa disso.

Como você lida com a traição?

Se você acabou de descobrir que foi traído, ele pode rapidamente puxar o tapete debaixo de seus pés. Mas antes que você se deixe levar por reações precipitadas ou ações de curto-circuito, gostaríamos de lhe mostrar quatro maneiras pelas quais você pode tomar uma decisão bem pensada para você e para a parceria.

1. Pense em você primeiro

Mesmo que seu parceiro esteja de joelhos e implore por absolvição após uma confissão, você deve primeiro pensar em si mesmo. Lidar com a traição também significa jogar com todas as possibilidades possíveis – isso requer distância. Portanto, não se deixe pressionar, mas reserve um tempo para si mesmo. Aproveite a oportunidade de ficar com amigos, conhecidos e parentes. Interlocutores externos podem ajudá-lo a refletir e compreender a situação.

2. Tente salvar o relacionamento

Quando você decidir perdoar a traição, sugira maneiras de melhorar o relacionamento. Muitas vezes ajuda pedir mais tempo para dois. Fale sobre seus problemas e formule seus desejos e necessidades. Ir a uma sessão de aconselhamento para casais também pode fazer uma grande diferença.

3. Faça uma pausa no relacionamento

Às vezes, uma separação temporária é necessária. Uma ruptura no relacionamento pode criar a distância necessária para obter uma nova perspectiva sobre a parceria e a importância da traição. De uma distância saudável, é mais fácil responder se vocês podem recomeçar juntos ou se decidirão seguir caminhos diferentes.

4. Há um motivo claro para você terminar

De acordo com as estatísticas, quase um terço dos entrevistados ainda está disposto a perdoar o caso de uma noite . Mas não concorde com nada se você foi traído. Parcerias paralelas ainda são o principal motivo de separação para 88% dos entrevistados e casos sexuais de longo prazo para 90%. Se houver um motivo claro para você se separar, você também deve traçar uma linha clara para poder olhar para o futuro.

Conclusão: tente interpretar a trapaça antes de agir

Isso não significa a mesma coisa para todos. Quando começa a quebra de lealdade e como ela é tratada deve ser visto da perspectiva da pessoa em questão. Assim, os trapaceiros podem definitivamente ter seus motivos compreensíveis para trapacear, mesmo que seja apenas em seus pensamentos. 

As vítimas de trapaceiros também devem primeiro descobrir como isso pode acontecer antes de darem o passaporte. Dê a si mesmo e ao seu parceiro a chance de processar a trapaça. Se a parceria não pode ser salva, a separação é a consequência certa. Essa etapa costuma ser muito dolorosa, mas é a única maneira de se dar um novo começo e a perspectiva de um relacionamento novo e melhor após o rompimento.