Um estudo mostrou: “14 por cento dos adultos se sentem abandonados porque estão em um relacionamento infeliz.” Observamos mais de perto alguns sinais que indicam se você está em um relacionamento infeliz e damos dicas sobre como sair de esta situação.

4 sinais de um relacionamento infeliz

A questão que frequentemente surge é como reconhecer as desvantagens de uma parceria. Usamos duas situações para mostrar como uma parceria feliz  pode rapidamente se transformar em um relacionamento infeliz.

A) Todo relacionamento tem fases ruins

O retorno da vida cotidiana

Tudo é fácil no início. Você se apaixonou recentemente, olha o mundo através de óculos cor de rosa e consegue passar cada minuto livre com seu parceiro como uma coisa natural. Mas em algum momento você percebe que as borboletas deixaram o abdômen. Isso geralmente acontece mais rápido quando você chega à rotina diária. Seu amor agora está sendo posto à prova para ver se você consegue lidar com processos regulados. 

Não subestime o poder da vida cotidiana, que pode rapidamente se tornar o alarme de um relacionamento infeliz. Se as atividades espontâneas de um para o outro de repente exigem um calendário de compromissos, surge a frustração, que também pode degenerar em relacionamentos estressantes.

De acordo com um estudo, o humor irritado e nervoso nas conversas é um dos principais sinais que está prestes a acabar em 35% dos casais.

Situações de vida difíceis

Os casais costumam ser oprimidos por situações difíceis da vida. Isso encoraja um ou ambos os parceiros a se tornarem infelizes no relacionamento. Problemas familiares como doenças, brigas, mortes ou problemas de trabalho como estresse, desemprego ou medos existenciais podem se tornar um desafio. Isso pode criar conflitos e problemas de relacionamento. Se você só consegue suportar o estresse com dificuldade, o equilíbrio harmônico de uma parceria pode cair rapidamente.

B) Relacionamento infeliz e renúncia devido a uma condição permanente

Quando meses se transformam em anos

Pode haver fases em qualquer relacionamento em que as coisas não vão tão bem e você se sente sozinho . Essas fases podem se arrastar por meses, dependendo da situação, quando todos estão vivendo na frente de si e não há mais troca.

Um estudo mostra que quase um quarto dos casais mal se falavam pouco antes da separação.

Uma situação de trabalho tensa também pode ser citada como exemplo, o que significa que dificilmente vocês se veem durante a semana. Mas isso não deve se tornar uma condição permanente. Porque então um relacionamento infeliz pode deixá-lo doente. Uma frustração inicial pode gradualmente se transformar em resignação e, no final, até mesmo em depressão.

Tipo de relacionamento: em conjunto ou separadamente

A situação de vida também pode significar que você rapidamente se verá em um relacionamento infeliz. Isso depende se vocês moram juntos ou em famílias separadas. Se você acabou de se mudar para uma nova casa, deve ter cuidado para que a vida cotidiana não se torne um motivo de separação . A limpeza e a organização conjunta devem se tornar familiares para que uma união aconchegante possa surgir. 

Casais que moram separados desfrutam de mais liberdade e a saudade do parceiro permanece viva por mais tempo, mas também aqui há o risco de alienação. Relacionamentos à longa distância são submetidos a um teste de resistência especial, pois o tempo é um fator importante além da distância espacial. Os poucos momentos que vocês então desfrutam juntos são carregados de ainda mais expectativas. Esse problema de proximidade-distância pode se tornar um problema permanente.

Relacionamento infeliz: o que fazer a respeito

A) Como você luta pelo relacionamento

Evite críticas

Você não precisa inventar um acionismo selvagem para lutar contra a vida cotidiana. Muitas vezes, são as pequenas coisas que ajudam a trazer a felicidade de volta ao seu relacionamento infeliz. Pequenas atenções, palavras amorosas de gratidão e elogios honestos suavizam o humor negativo e criam confiança. Nunca defina expectativas muito altas e evite fazer comentários críticos que se transformam em argumentos desnecessários.

De acordo com um estudo, o comportamento crítico dos casais era particularmente alto pouco antes da separação.

Acima de tudo, comportamento, aparência e atitude entraram em foco no relacionamento infeliz. Primeiro, concentre-se no positivo. Dessa forma, vocês podem garantir que vocês, como casal, superem as fases ruins e as situações difíceis da vida.

Não espere muito

Se os primeiros sinais de um relacionamento infeliz já estiverem lá, não espere muito. Se você tem um assunto quente sob suas unhas, dirija-se aos seus pensamentos e sentimentos imediata e honestamente. Quanto mais cedo seu parceiro souber qual é a sua postura e o que o preocupa, mais cedo você evitará girar suas voltas intermináveis ​​na roda do hamster da resignação. Somente se seu parceiro também souber onde está com você, ele terá a chance de reagir.

B) Relacionamento infeliz no fim da linha: Quando você deve terminar?

Esforços desesperados

Uma parceria é repetidamente desafiada a encontrar soluções e compromissos comuns em caso de problemas. Afinal, ambos os parceiros precisam se sentir confortáveis ​​em uma parceria. Se você perceber que seu parceiro está se transformando em um narcisista e não responde às suas necessidades ou sempre escolhe a solução apenas unilateralmente e a seu favor, surge um desequilíbrio. 

Como resultado, um dos parceiros do relacionamento sempre permanece infeliz.

O relacionamento como criador de doenças

A depressão pode se desenvolver muito rapidamente a partir da resignação, sentimento de abandono emocional e solidão em uma parceria. Relacionamentos infelizes têm o potencial de deixar um dos parceiros doente. Se você perceber que o relacionamento está em perigo e lhe rouba todas as forças, de modo que no final até sua saúde sofre, a separação costuma ser um passo necessário. 

Só então você tem a oportunidade de voltar a si mesmo e colocar suas emoções de volta nos trilhos. Seu próprio bem-estar vem em primeiro lugar. O amor não deve deixar as pessoas doentes, mas sim apanhá-las e apoiá-las.

Conclusão: Seu próprio bem-estar conta em um relacionamento infeliz

Leve a sua parceria a sério e esteja atento aos sinais de alerta de discussões ocasionais e de uma crise permanente de relacionamento . Se ainda é uma fase em que o relacionamento pode ser salvo, então tome o assunto com suas próprias mãos para que não se torne um estado permanente. Porém, se todos os sinais indicam que você está em um relacionamento infeliz que, na melhor das intenções, não vai mudar e até mesmo acabar mórbido, então é hora de enfrentar a verdade.

Nossa recomendação : geralmente é melhor ser corajoso e romper do que viver em um relacionamento cotidiano estressante. Neste caso, pense em si mesmo antes de mais nada: se você deu esse passo e sabe o que é bom para você e o que deseja, encontrará rapidamente um novo parceiro com quem poderá ter um novo começo feliz após a separação .