Todo mundo tem uma personalidade individual. Nos dias de hoje, em particular, um tipo parece predominar: o narcisista. Seu personagem é caracterizado por amor-próprio combinado com superestimação de si mesmo. Como isso afeta o namoro?

Qualquer pessoa que se relacione com um narcisista logo descobrirá que o amor incondicional ou altruísta é em vão. Uma pessoa narcisista faz de tudo para obter admiração e aprovação externas. A fim de confirmar sua própria autoimagem, eles mexem com a autoestima de seus parceiros. Isso é alcançado por meio de controle, exercício de poder e manipulação e pode resultar em um relacionamento tóxico.

No entanto, muitos sofredores percebem apenas tarde ou não percebem que seu parceiro é um narcisista. A maioria dos narcisistas não tem consciência de seus próprios comportamentos. Existem características iniciais que indicam esse transtorno de personalidade. Diremos como você pode reconhecer sinais e sinais na fase inicial e no namoro , se a outra pessoa é um narcisista e como você pode encerrar um relacionamento narcisista. Você também pode fazer um teste para descobrir se você mesmo tem traços narcisistas.

O narcisista: conheça as características

O transtorno de personalidade narcisista é uma condição frequentemente equiparada a comportamentos narcisistas. Na psicoterapia contemporânea, é feita uma distinção entre narcisistas bem-sucedidos, narcisistas fracassados ​ e narcisistas malsucedidos. De acordo com a definição clássica, um narcisista é uma pessoa extremamente autônoma, autoconfiante, voltada para a realização, com grande desejo de controle e extrema sensibilidade à crítica. As violações da autoestima que levam a comportamentos narcisistas estão mais em foco hoje, especialmente quando se trata da dinâmica de relacionamento resultante. Os parceiros dos narcisistas muitas vezes entram em dependências emocionais, das quais só podem ser resolvidas com dificuldade e, muitas vezes, apenas com apoio externo.

Tendências narcisistas nos estágios iniciais: primeiros sinais

Quando um narcisista mostra suas verdadeiras cores? Muitos sofredores só reconhecem as tendências narcisistas de seus parceiros depois de se envolverem totalmente no relacionamento. Os jogos de poder já estão em pleno andamento e os parceiros já estão profundamente enredados em dependências. Mas como pode chegar a isso? 

Principalmente na fase de namoro e de conhecimento mútuo, os narcisistas fazem todos os esforços para enredar seus parceiros em potencial com charme e carisma. Aqui é ainda mais importante aguçar os sentidos para interpretar corretamente os sinais. Os oito sinais a seguir podem ajudá-lo a identificar narcisistas a tempo. Também há algumas dicas para quem deseja entender como lidar adequadamente com os narcisistas.

  1. Ele é o foco
    Um narcisista costuma falar de si mesmo e gosta de se apresentar como importante, significativo, inteligente e especial, quer causar uma boa impressão e ser admirado desde cedo. Um narcisista raramente pergunta sobre seus interesses quando se encontram. E se for assim, apenas para restabelecer o relacionamento consigo mesmo. Portanto, a conversa é unilateral. A relação entre dar e receber está desequilibrada desde o início.


    Dica: preste atenção na escolha dos tópicos à medida que você se conhece. Ele / ela investiga com interesse e ouve com atenção ou apenas usa bordões para fazer suas próprias afirmações conhecidas?
  2. Obsessão por controle
    Os narcisistas desejam obter controle sobre seu parceiro em potencial. Na fase de conhecer você, isso já pode se tornar perceptível por meio da desconfiança subversiva. A outra pessoa pergunta onde você esteve, por que não está respondendo a uma mensagem imediatamente ou com quem está se reunindo. Ele geralmente toma a decisão sobre compromissos ou atividades conjuntas.


    Dica: Você pode reconhecer um relacionamento com um narcisista pelo fato de ele começar cedo a restringir gradualmente sua liberdade (encontrar amigos ou seus próprios hobbies).
  3. Eles são perfeccionistas.
    A autoimagem dos narcisistas não deve apresentar rachaduras. Tudo tem que ser perfeito! Aparências como roupas, estilo ou joias são tão importantes quanto coisas materiais (por exemplo: casa, carro, ativos, etc.). Gostam de adornar-se com símbolos de status e não hesitam no primeiro encontro para ganhar admiração. Para o narcisista, você provavelmente não é mais do que apenas uma joia de que ele precisa para aumentar seu ego.


    Dica: Ao se conhecerem, preste atenção em como seu encontro está se preparando. Ele mostra todos os símbolos de status logo no início? Ou está mais interessado em valores imateriais?
  4. Superestimados – os narcisistas são verdadeiros mestres no direito de se gabar. Eles carecem de humildade e bom senso. Ele mesmo é o maior admirador de seus próprios méritos, realizações e talentos e, portanto, não é mesquinho com auto-elogios ou com mentiras ou exageros ocasionais.


    Dica: Preste atenção em como ele trata os elogios no namoro. Ele / ela tende a ficar constrangido e com o rosto vermelho ou pratica uma verdadeira “guerra de elogios”?
  5. Eles se comportam com arrogância.
    Os narcisistas não são empáticos. Seu charme só é jogado e usado estrategicamente. Especialmente ao lidar com outras pessoas ou com aqueles ao seu redor, você pode dizer se está em um relacionamento com um narcisista. Para se sentirem melhor, muitas vezes menosprezam os outros. É difícil para eles esconder sua arrogância e arrogância.


    Dica: Na fase inicial, preste atenção em como seu namorado reage ao meio ambiente. Num segundo ele pode estar sorrindo amigavelmente para você no encontro no bar, no próximo ele vai tratar o garçom com condescendência.
  6. Eles não aceitam críticas
    Os narcisistas são maravilhosos em distribuir. De qualquer forma, algo ou alguém nunca pode atender às suas necessidades. Mas eles não podem lidar com as críticas sozinhos. Eles reagem com extrema sensibilidade a ela ou então adotam a postura de vítima. Não há nenhum traço de responsabilidade pessoal e percepção.


    Dica: À medida que você vai se conhecendo, preste atenção até que ponto ele apenas entrega ou pode até mesmo agüentar de vez em quando.
  7. Você não pode se desculpar
    Mesmo no conflito, os narcisistas têm pouca capacidade de autorreflexão. É sempre culpa do outro. E quando chega um pedido de desculpas, não é sem um “mas”.


    Dicas: Mesmo na fase de namoro, contratempos acontecem de vez em quando. Ele pode se desculpar por pequenos erros ou sinaliza falta de discernimento?
  8. Eles não fogem do confronto
    Osnarcisistas não fogem do confronto por causa de sua autoimagem exagerada e falta de compaixão. Muitos até têm tendência para discutir em situações banais e com completos estranhos. Aqui, eles às vezes surtam emocionalmente e se tornam agressivos.


    Dica: Preste atenção: seu interlocutor já provocou situações que o convidam a testar sua força ou nas quais ele pode demonstrar retidão?

Tomados individualmente, os aspectos individuais não precisam indicar um transtorno de personalidade narcisista. No entanto, se todos os sinais forem atendidos, atenção redobrada será necessária.

Teste: Como reconheço meus próprios traços narcisistas? 5 sinais

Eu também sou um narcisista? Ou meu parceiro é um narcisista? Este teste pode mostrar a direção certa. Como você ou seu parceiro se sentem sobre as seguintes afirmações?

  • É importante para mim que todas as pessoas sejam tratadas da mesma forma.
  • Quando estou no centro, me sinto desconfortável.
  • Às vezes cometo erros, mas também consigo lidar bem com as críticas.
  • Louvor e reconhecimento não são uma coisa natural para mim.
  • Para mim, as aparências externas não são importantes – os valores internos contam.

Se você consegue responder a todas as perguntas com um “sim” claro e, acima de tudo, honesto, você está longe de ter tendências narcisistas. Se você discordar dessas afirmações, pode haver algum nível de narcisismo.

Como faço para encerrar o relacionamento com um narcisista?

A separação é difícil de qualquer maneira. No entanto, terminar seu relacionamento com um narcisista pode se tornar uma tarefa obrigatória. Por um lado, para a pessoa em causa, pois deve reconhecer as suas dependências e ter a coragem de se separar delas. O medo da perda muitas vezes precisa ser superado. Os narcisistas, por outro lado, consideram um insulto à sua dignidade se forem abandonados. Portanto, farão todo o possível para prevenir a separação e aumentar ainda mais a dependência emocional.

As quatro etapas a seguir podem ajudar a romper com um narcisista:

  1. Procure ajuda externa: Se você não consegue se livrar de seu relacionamento com o narcisista por conta própria, procure ajuda de seus amigos ou familiares mais próximos e confiáveis. Os centros de aconselhamento profissional também podem fornecer ajuda e aconselhamento.
  2. Rompa completamente o contato: mesmo depois disso, os narcisistas podem puxar os cordões por um longo tempo para tornar mais difícil para você se soltar. É importante interromper o contato completamente e por meio de todos os canais. Se houver crianças envolvidas, procure ajuda profissional sobre como traçar limites significativos.
  3. Fortaleça sua própria autoimagem: após o rompimento, a auto-estima arranhada deve primeiro ser restaurada. Concentre-se em tudo o que é bom para você. Dê mais espaço para hobbies, interesses e seu ambiente social. Viaje e desfrute de novas atividades de lazer. Como os narcisistas costumam moldar seus parceiros de acordo com seus próprios desejos, uma mudança no estilo ou tipo também pode ajudar.
  4. Dê tempo a si mesmo: Acima de tudo, é importante que você dê tempo a si mesmo e não se apresse em um novo relacionamento imediatamente. Use seu relacionamento com o narcisista como uma oportunidade de ser claro sobre o que você quer e o que não quer. Isso o impedirá de cometer os mesmos erros novamente.