O namoro online permite que os solteiros conheçam pessoas de todo o mundo. Na verdade, uma coisa maravilhosa. Mas e se você de repente cair de pernas para o ar e seu grande amor não apenas morar em outra cidade, mas até mesmo a centenas ou milhares de quilômetros de distância? Esse relacionamento à distância pode funcionar?

O amor à distância pode ser um teste ácido para muitos casais. Principalmente se a relação não estiver sujeita a uma separação espacial e temporal desde o início. Não só pode ser um desafio organizacional, mas também pode ser emocionalmente estressante. Mas também tem algumas vantagens.

Os desafios de um relacionamento à distância

Dependendo da frequência com que os casais se veem em um relacionamento, há diferentes obstáculos a serem superados. Muitas pessoas têm um relacionamento de fim de semana por causa de sua situação profissional. Ainda há uma estrutura clara e regularidade aqui. 

Torna-se mais difícil quando um relacionamento tem que se distanciar mais. Então, não só é necessário um planejamento de longo prazo, mas também custos mais altos para o carro, trem ou avião. O aspecto financeiro, assim como o tempo de viagem, proporcionam pouca rotina e quase nenhum espaço para a espontaneidade.

Isso não significa apenas que a convivência cotidiana é quase impossível, mas as reuniões também são carregadas de expectativas maiores. O pouco tempo que passamos como casal é, portanto, muitas vezes sob pressão para ter que correr harmoniosa e perfeitamente. Isso pode não apenas causar estresse, mas também produzir um caos emocional recorrente na chegada e na partida.

Um relacionamento à distância também às vezes significa prescindir. Frequentemente, desejos e necessidades precisam ser reduzidos. Não apenas o desejo por um parceiro, mas também estar sozinho e momentos de solidão podem ser problemáticos. Não raro, questões de ciúme entram em jogo aqui. Ele ou ela é realmente leal a mim na minha ausência? Ele ou ela usa o tempo para flertar? O amor à distância, portanto, requer um alto nível de confiança. Mas o perigo de divergência não pode ser descartado de imediato.

Vantagens de um relacionamento à distância

Mais tempo para um relacionamento mais intenso: O tempo do casal é vivido com muito mais intensidade no relacionamento à distância. Afinal, a saudade é grande, o encontro com o parceiro pode levantar o ânimo e o próprio reencontro parece um aniversário e um Natal ao mesmo tempo.

A vontade de ” nós podemos fazer isso ” tornou  se mais forte para ambos a cada vez que viam e se encontravam. Isso também facilitou as tediosas viagens de trem, como explica Monica: ” Toda vez, prevalece a expectativa de que vocês podem se abraçar novamente .”

Mais tempo para sua carreira e seus próprios projetos: Mesmo pessoas que possuem uma ampla base profissional ou que desejam investir muito tempo em seu trabalho e outros projetos veem vantagens aqui. Você não precisa ter consideração pelos outros se ficar no escritório por muito tempo. A maior flexibilidade e agilidade podem, em última análise, ter um efeito positivo na ascensão de sua carreira.

Mais liberdade para você: é claro, você também desfruta de mais liberdade e é mais independente em seu planejamento diário. Existem casais que defendem um relacionamento aberto em seu modelo de relacionamento à distância, a fim de garantir a seu parceiro e a si próprios mais liberdade sexual.

Sem problemas cotidianos: quem leva o lixo para fora? Quem cuida da casa? Quem faz as compras? Uma coisa é certa: você deve ser poupado das pequenas brigas e problemas de viver junto.

Sem tédio: Como o tempo do casal é bem planejado com esse conceito de relacionamento, sobra pouco tempo para a rotina. O amor à distância mantém o relacionamento fresco e vivo. O risco de fadiga no relacionamento é, portanto, muito baixo.

7 dicas para tornar seu relacionamento à distância um sucesso

1. Comunicação

Um relacionamento à distância depende muito de uma boa comunicação. Aqui, o WhatsApp faz todas as paradas por meio de vídeo chat e chamadas telefônicas para estar perto um do outro. Acima de tudo, é importante que vocês interajam de maneira aberta e honesta. Se você tiver perguntas de ciúme como “Ele ou ela é leal a mim?”, “Meu parceiro é tão diferente, o que há de errado?” Ou “A reunião foi cancelada, alguém está por trás disso?” parceiro para trazer o tema confiança e lealdade para a mesa.

“Honestidade absoluta, sem encobrir fatos desagradáveis, é necessária em tal relacionamento, nós dois acreditamos. Mostrar a alegria um do outro é tão importante quanto sonhar e planejar juntos, mas também discutir os obstáculos da vida cotidiana com todas as preocupações e problemas, e isso no dia a dia. “

2. Rituais comuns apesar da distância

Só porque você está talvez a centenas de quilômetros de distância, não significa que não possa fazer planos juntos. Organize atividades conjuntas, por exemplo, um jantar de vídeo, e peça uma refeição surpresa do serviço de entrega para cada um. Ou assista a uma série ao mesmo tempo, sobre a qual você pode trocar ideias via WhatsApp. Caminhadas clássicas no telefone fazem o mesmo. Os rituais comuns não apenas fazem você esquecer a distância, mas também criam proximidade.

3. Use atividades online

A vida social acontece cada vez mais na rede. Muitas pessoas se valem dos avanços tecnológicos para se manterem em contato. Por exemplo, você pode organizar celebrações online juntos, nas quais você pode incluir seus grupos de amigos. Muitos jogos de festa são possíveis via Zoom, Microsoft Teams e outras plataformas. Existem também jogos para dois online onde você pode se divertir e conhecer o seu homólogo de uma nova perspectiva continuamente.

4. Planeje a espontaneidade

Suas reuniões ao vivo nem sempre precisam ser semelhantes a um evento. Você também pode planejar ser preguiçoso e não fazer nada. Quanto menos o tempo do seu casal for carregado de expectativas e mais espontaneamente você poderá determinar como se sente.

5. Pequenos presentes

Frequentemente, são os pequenos gestos que mantêm vivo o relacionamento à distância. Pequenos presentes (cartões-postais, cartas, flores) que vocês mandam um para o outro pelo correio ou quando fazem recados para o outro, expressam seu carinho e mostram que estão lá para o outro.

6. Interação descontraída ao dizer adeus

Dizer adeus é sempre doloroso. Especialmente quando um período de seca é iminente, muitas vezes ficamos tristes e tristes.

“O pior é se despedir ou ver como é ‘normal’ quando você tem que seguir seu próprio caminho novamente à tarde de domingo enquanto os outros casais ainda estão juntos”. No entanto, ambos sabem: “Em casa, você está onde seu coração se sente confortável.”

Mas é precisamente uma abordagem relaxada para dizer adeus que precisa ser praticada. Não culpe seu parceiro por conter suas emoções quando ele for embora. Esteja aberto sobre como você lida com isso, aceite sua tristeza e mostre compreensão um pelo outro.

7. Cria perspectivas comuns

Fale sobre as metas, desejos e sonhos que vocês perseguem como casal. Visões comuns de futuro fortalecem o relacionamento e trazem muita esperança, força e apoio, principalmente nas fases de solidão.

Apesar da grande distância, ambos se sentem “ finalmente juntos”. Eles também estão muito relaxados em relação ao futuro, “porque sabemos que apenas temos que ser nós mesmos, então podemos fazer qualquer coisa”.

Conclusão: nunca diga nunca sobre um relacionamento à distância!

Cada um de nossos casais teve experiências diferentes com um relacionamento à distância. Para muitos, a princípio estava fora de questão. Mas então eles aceitaram e ficaram até gratos no final. Afinal, o amor não conhece limites. Além disso, esse modelo de relacionamento pode oferecer vantagens e permitir mais liberdade.

É claro que um relacionamento à distância bem-sucedido significa muito trabalho. Principalmente quando se trata de encerrar um relacionamento à distância e transformá-lo em um “relacionamento próximo”. Muitas vezes, é preciso fazer concessões profissionais ou privadas. Mas aqui o amor pode ajudar:

“O amor é mais do que um sentimento, é também energia e um motor criativo – especialmente em um relacionamento à distância, porque aqui você tem que desenvolver constantemente a imaginação e a força para trazer paixão, esperança, calor e serenidade em um equilíbrio entre dar e toma.”

Você está pronto para um relacionamento à distância?

Um relacionamento à distância nunca é fácil – no entanto, algumas pessoas se dão melhor com o amor à distância, enquanto o risco é simplesmente grande demais para outras. Você consegue dominar um relacionamento à distância ou sempre precisa de proximidade física além da emocional? Faça nosso teste para saber mais sobre você: Um relacionamento à distância pode ser bem-sucedido para você?