
Para alguns é um livro com sete selos, para outros é a única solução para manter viva uma parceria: a relação aberta. Porque nem todos parecem feitos para a monogamia e muitos casamentos até se beneficiam desse modelo de relacionamento, que vem ganhando cada vez mais aceitação social há anos.
Um relacionamento aberto pode ter muitas vantagens. No entanto, essa suposta liberdade também está sujeita a uma série de regras e pode rapidamente se tornar um grande desafio em uma parceria. Explicamos o que significa um relacionamento aberto do ponto de vista psicológico e quando faz sentido. Também apresentaremos alguns pontos a serem considerados para evitar experiências ruins em um relacionamento aberto.
O que significa um relacionamento aberto?
Uma parceria é chamada de relacionamento aberto se ambos os parceiros concordam em ter outros parceiros (sexuais) fora do relacionamento. Na forma pronunciada de poliamor, não se trata apenas de interesses sexuais, mas até de amor por outra mulher ou outro homem. As origens psicológicas são tão diversas quanto as manifestações dessa relação se constroem.
Além da vantagem da diversidade sexual, que, de acordo com um estudo, desperta grande interesse em 28% dos homens pesquisados e apenas 12% das mulheres, as necessidades e expectativas de um parceiro desempenham um papel importante. 34 por cento das mulheres acham que abri-las também traz mais alívio para uma parceria. Pelo menos 21% dos homens concordam.
Um relacionamento aberto faz sentido?
Embora a maioria dos adultos – de acordo com o estudo, 85 por cento – busque a reivindicação de exclusividade quando apaixonados e categoricamente exclua se apaixonar novamente fora da parceria, o modelo de relacionamento aberto é, no entanto, repetidamente refletido em longo prazo e parcerias abertas, além dos casamentos poliamorosos.
Muitas vezes, as crianças também contribuem para a decisão desse modelo de relacionamento. Especialmente quando ambos os parceiros não querem se separar por motivos familiares, mas não estão mais sexualmente interessados um no outro. A questão de um relacionamento aberto é especialmente útil se ambos os parceiros não querem cometer um abuso de confiança com segredo, trapaça ou infidelidade.

Estou pronto para um relacionamento aberto?
Você se depara com a questão de saber se um relacionamento aberto é uma opção para você ou não? Então, em princípio, primeiro deve ser esclarecido se você deseja se envolver neste modelo de relacionamento por sua própria vontade ou se seu parceiro o incentiva a fazê-lo. De acordo com as estatísticas, em um relacionamento aberto, apenas um por cento de ambos os parceiros estão igualmente interessados em se abrir. Os seguintes requisitos devem ser atendidos para mostrar se você está pronto para um relacionamento aberto:
1. Vocês têm confiança incondicional um no outro: a confiança é a coisa mais importante em um relacionamento. Se você tem a sensação de que a base de seu relacionamento está em pés firmes e pode lidar bem com a abertura de seu relacionamento, essa construção pode ser bem-sucedida.
2. Você pode separar amor e sexo: para muitos que começam um relacionamento aberto, o Tinder é a primeira parada. Porque é aqui que se encontram “pessoas com ideias semelhantes” que visam puramente a satisfação de necessidades sexuais. O primeiro passo para uma parceria aberta requer que você possa separar claramente amor e sexo. Se você sabe exatamente o que tem em seu parceiro e um encontro Tinder não representa uma ameaça para você, um pré-requisito importante já foi cumprido.
3. A principal prioridade do seu parceiro: também é importante que você ainda dê ao seu parceiro a sensação de que ele é a prioridade número um. Se você simplesmente correr de uma aventura para a próxima e negligenciá-la completamente, isso pode levar rapidamente ao fim do relacionamento.
4. Você não tem problemas com o ciúme: um relacionamento aberto é uma construção precária que precisa ser abordada com maior sensibilidade. Claro, não é impossível que você se apaixone por outra pessoa em um relacionamento aberto. Mas se a simples ideia de que seu parceiro está beijando estrangeiros te deixa com ciúmes, esse modelo é fortemente desencorajado.
5. Você deseja ter outros parceiros sexuais: Você também deve ter vontade de tentar sexualmente com outros parceiros – não apenas porque seu parceiro exige isso de você ou torna isso uma opção para você.
6. Você segue regras e acordos: um relacionamento aberto precisa de regras com as quais você deve concordar antecipadamente. Deve ser esclarecido como o relacionamento aberto ou casamento aberto deve ser conduzido, onde, quando e com que frequência se namora com outros parceiros, quem ou o que deve ser levado em consideração (por exemplo, relacionamento aberto com crianças) e o que é absolutamente tabu (por exemplo, contatos sexuais de amigos).
Esses podem ser os motivos pelos quais seu parceiro não deseja um relacionamento aberto
Seu parceiro o surpreende de forma totalmente inesperada com o fato de querer abrir o relacionamento? Então, é importante descobrir por que seu namorado ou namorada deseja um relacionamento aberto. A psicologia por trás do desejo de um relacionamento aberto pode assumir diferentes formas.
Talvez o parceiro em questão esteja se sentindo infeliz no relacionamento há algum tempo . Uma relação aberta só pode ser baseada em uma relação de confiança intacta e não deve servir apenas para salvar a parceria . Talvez o medo da perda também desempenhe um papel porque seu parceiro não está mais sexualmente interessado em você, mas ainda tem medo de perdê-lo.
Talvez seu parceiro tenha preferências sexuais secretas que não podem compartilhar com você, ou tem medo de falar com elas. Ele ou ela pode sofrer pelo pensamento de estar perdendo algo na vida. Em qualquer caso, você deve ser claro sobre os motivos. Um relacionamento aberto não deve compensar os problemas e certamente não deve produzir nenhum.

Relacionamento aberto: os prós e os contras
Antes de decidir ter um relacionamento aberto, você deve sempre se perguntar: é realmente uma vantagem para vocês dois ou apenas uma tábua de salvação? Gostaríamos de mostrar mais uma vez quando este modelo de relacionamento é adequado para você e quando você deve manter suas mãos longe dele:
Prós
- Seu relacionamento é basicamente feliz e você vê os contatos sexuais como enriquecimento.
- Vocês têm confiança absoluta um no outro e cumprem os acordos.
- Seu parceiro é sempre a prioridade.
- Você pode separar amor e sexo.
Contra
- Você está infeliz e deseja salvar o relacionamento com ela.
- Você tem um problema com o ciúme.
- Apenas um de vocês deseja um relacionamento aberto, o outro não.
- É apenas uma solução temporária ou substituição para uma parceria que não está intacta.