Desejo unilateral de filhos – um enorme teste de estresse para um relacionamento. Você quer elevar o relacionamento de seu casal a um nível mais alto e experimentar o milagre de começar uma nova vida – mas seu parceiro se recusa? Então é importante pesquisar as causas juntos. Seu parceiro precisa entender de que você deseja ter filhos.

A felicidade de ter um filho pode dar a um casal um novo entusiasmo. O cuidado mútuo, a educação e a devoção amorosa à prole intensificam o relacionamento com o parceiro e apresentam desafios emocionantes à vida. Mas e se o parceiro não quiser um filho?

Quando o homem não quer um filho

Para os homens, a qualidade é fundamental. Muitas vezes ficam satisfeitos quando estão em um relacionamento feliz . Se a parceira confronta o homem com seu desejo de um bebê, ele primeiro pensa nas mudanças na vida cotidiana e em seu papel como pai. Pelas razões a seguir, ele não pode (ainda) compartilhar seu desejo de fazer a família crescer.

Ele não se sente pronto para uma criança

O mais importante para um homem é se ele próprio se sente preparado para ter um filho. Ele pode lidar com os fardos adicionais – financeira, emocional e temporalmente, ou ele se sente oprimido por isso? Frequentemente, o desejo unilateral de ter filhos se baseia no fato de que o homem ainda tem canteiros de obras na cabeça que gostaria de fechar antes de constituir família. Isso pode significar segurança no emprego, mas também a questão de saber se ele se sente emocionalmente maduro por uma criança.

As circunstâncias têm que estar certas

Então vem a questão de cuidar da criança. Se um homem não deseja um filho, isso pode ser devido a certas condições estruturais que ainda não são adequadas do seu ponto de vista. Como ele avalia as condições domésticas? Como é o ambiente familiar? Existem opções suficientes para cuidados infantis? Enquanto ele não encontrar respostas satisfatórias aqui, ele pode excluir a prole.

Desejo unilateral de filhos: ela tem o parceiro certo?

Enquanto as mulheres desenvolvem um vínculo muito direto com a criança, o amor do homem pelo bebê é formado por meio da mulher. Para ele, o desejo de ter filhos está, portanto, fortemente ligado à confiabilidade de sua parceira e se ele consegue imaginar um futuro com ela nas próximas décadas.

Se o homem não quiser um filho, converse sobre os parafusos que você pode usar para fazê-lo sentir que está realmente pronto para ter um filho. O desejo unilateral de ter filhos não deve ser levado para o lado pessoal.

Quando a mulher não quer um filho

As mulheres são as únicas a lidar com as mudanças físicas e hormonais que a gravidez acarreta. Muitas vezes ela encontra uma falta de compreensão. Afinal, só ela é capaz de gerar filhos. Mas é exatamente isso que pode ser o problema do desejo unilateral de ter filhos – e além.

O modelo clássico como um obstáculo

Mesmo depois que a criança nasce, a mulher recebe uma responsabilidade maior. O modelo clássico do “ganha-pão” que cuida da segurança financeira da família e da “mulher carinhosa” responsável pela educação dos filhos está se enfraquecendo. No entanto, esses modelos clássicos ainda existem e podem ser um obstáculo, especialmente para mulheres que querem fazer carreira. Com um importante motivo pelo qual uma mulher (ainda) não quer um filho.

Ela não confia nele para ser um pai

Se o homem tem desejo unilateral de ter filhos, isso também pode ser devido ao fato de a mulher não confiar no parceiro para enfrentar os novos desafios que vão surgindo. Como ela avalia a situação profissional ou a estabilidade emocional do homem e o considera capaz de criar um filho neste momento?

Mulher não quer filho por causa dos filhos do ex-companheiro

Também pode ser um obstáculo para ambos se trouxerem consigo filhos de uma parceria anterior. Talvez este tenha sido o principal motivo do rompimento do relacionamento anterior. Em seguida, você deve ser particularmente sensível e abordar o tópico com muito cuidado. Se, devido a tal experiência, surgir um desejo unilateral de ter filhos, seu parceiro pode já ter concluído o capítulo “Filhos”. Tente transmitir a ele que existe uma constelação totalmente nova entre vocês e remova todas as dúvidas de relacionamento que surgiram da história negativa.

Como o parceiro pode ser convencido de que deseja ter filhos?

Se não houver um programa de política pessoal e imutável por trás da rejeição do desejo de ter filhos, as soluções podem ser encontradas. Fale honestamente sobre por que seu parceiro não compartilha do desejo unilateral de ter filhos. Seu “não” se aplica para sempre ou sua atitude possivelmente mudará no futuro? Em caso afirmativo, como você pode ajudar seu parceiro a estar pronto para um filho também?

1. Mostre paciência

Talvez você tenha que recuar com o desejo unilateral de ter filhos e esperar até que certas coisas mudem. Dê tempo ao seu parceiro e, dependendo de quão decidido ele ou ela respondeu, pergunte novamente mais tarde. Isso pode acontecer depois de algumas semanas, mas também pode levar vários meses. Não coloque muita pressão sobre si mesmo. A decisão de ter um filho não deve ser tomada levianamente. Ambos os parceiros devem defendê-lo cem por cento.

2. Desejo unilateral de ter filhos? Decidir juntos

Se vocês tomaram uma decisão juntos, devem aceitá-la intransigentemente – não importa como acabe. Se você colocou o problema da prole em espera, evite empurrar seu parceiro na frente da vitrine com roupas de bebê. Lembre-se de seu acordo e só aborde seu desejo unilateral de ter filhos se vocês dois concordarem em pensar a respeito novamente depois de um certo tempo.

3. Apoie seu parceiro

Se você decidiu ter um filho, não seja malicioso se surgirem dificuldades que você indicou com antecedência. Permaneça voltado para as soluções e não insista que você estava certo no desejo unilateral de ter filhos. Aborde os problemas de relacionamento , mas não culpe um ao outro. Vocês tomaram a decisão juntos – por convicção. Quando se trata de ter um filho, não há compromissos.

Se você não consegue chegar a um denominador comum, não há como evitar pensar em “separação sim ou não?” – por mais doloroso que seja.

Conclusão: Desejo unilateral de filhos = fim de cada parceria?

Por que seu parceiro se recusa a ter filhos? Vá ao fundo das causas desta questão. Se um homem ou mulher não quer um filho, não precisa ser por causa de você ou de seu relacionamento. Pode ter algo a ver com o ambiente do seu parceiro, situação de trabalho ou experiências ruins no passado. Até mesmo a dúvida pode estar por trás de um desejo unilateral de ter filhos, de modo que o outro simplesmente não se sinta pronto para um bebê.

Fale um com o outro aberta e honestamente e não coloque nenhuma pressão sobre nenhum de vocês. Então, as atitudes podem mudar e, no final, seu parceiro ficará convencido de seu próprio desejo de ter filhos.