Reduzir o sono para ter mais tempo para outras coisas? E o melhor de tudo, sem se cansar? Um sonho, você provavelmente está pensando agora. Mas não precisa ser assim. Vou mostrar como você pode aperfeiçoar seus hábitos de sono e, assim, ter mais tempo para as coisas importantes da vida.

Foi uma cãibra de sono. As pessoas simplesmente dormiram demais cerca de um terço de suas vidas. Um a mais, o outro menos. Mas você poderia usar o tempo muito melhor.

Até o momento, o sono não foi totalmente explorado pela ciência e sua importância é debatida. Existem estudos que mostram que as pessoas não conseguem sobreviver sem dormir a longo prazo, mas também há registros contraditórios de que as pessoas sem dormir gozam de excelente saúde.

Mas não se preocupe, não queremos ir tão longe. Do ponto de vista puramente estatístico, um adulto neste país dorme cerca de 7 a 8 horas. Existem pessoas com sono curto que já estão em sua melhor forma após 4 ou 5 horas e pessoas com sono tardio que precisam de 9 a 10 horas para serem uma pessoa completa.

Se precisar de mais de 10 horas de sono, você pode ter um distúrbio do sono e deve falar com seu médico sobre isso. O interessante é que todos os personagens mencionados passam aproximadamente a mesma quantidade de tempo em sono profundo.

“A maior parte do cansaço que sofremos é de origem espiritual.”JA Hadfield

É importante descobrir se o tempo que você passa dormindo é realmente baseado em razões físicas ou mesmo distúrbios do sono ou se você apenas gosta de dormir, talvez porque seja muito confortável. Porque há uma coisa que você deve deixar claro: a vida que você passa dormindo é perdida para sempre, sem que você nunca a tenha usado de forma produtiva. Portanto, você não deve necessariamente dormir mais do que o absolutamente necessário para o seu corpo. De quanto sono você realmente precisa, vou entrar nisso aqui: de quanto sono realmente precisamos .

Aperfeiçoe seu próprio sono

Especialmente na área de autodisciplina e autotimização, existem muitos métodos para reduzir ao mínimo o seu próprio sono. Infelizmente, muitos deles vêm com uma marreta, não são divertidos e nem levam ao sucesso para a maioria deles.

Você deve, portanto, sentir o seu caminho devagar e ver cuidadosamente até onde pode ir. Claro, apenas se você quiser e tiver outra coisa para fazer na vida em que possa usar o tempo extra . Caso contrário, você pode ouvir o colchão como desejar.
Mas, se quiser, recomendo que experimente as seguintes opções. Você descobrirá que um ou outro funcionará para você também.

1.) Reduzir efetivamente o sono

Comece suavemente. Se você sempre dormiu 8 horas até agora, não tente amanhã para ver se também consegue dormir 5 horas. Se você pode fazer isso, elogie e aprecie, mas a maioria de nós simplesmente não será capaz de fazê-lo.

Então vá devagar. Se você ainda não tem um ritmo de sono fixo , ou seja , sempre vai para a cama em horários diferentes, você deve passar a primeira semana apenas dormindo no mesmo horário. Então, por exemplo, das 23h às 7h. Uma semana depois – ou se você já tem um ritmo fixo – começa a diminuir o sono em meia hora, por exemplo.

Se você conseguir lidar bem com essa mudança, poderá deduzir mais meia hora na semana seguinte. Você pode então repetir isso até perceber que não pode ir mais longe. Se chegar a um ponto em que seja difícil para você, mantenha o ritmo atual até que seu corpo se acostume. As dicas a seguir irão ajudá-lo nesta variante lenta e cautelosa:

2.) Beber, beber, beber

Quanto você bebe por dia atualmente? Bem, não quero dizer cerveja e schnapps, mas água, chá, sucos e outras coisas normais. Ouço especialmente de pessoas em meu círculo de amigos que elas acham que estão bebendo muito pouco.

Gostaríamos de lhe enviar uma informação com antecedência. Nos últimos anos, muitas vezes foi propagado que as pessoas deveriam beber pelo menos 3-4 litros de alguma coisa por dia porque é importante para sua saúde. Nesse ínterim, no entanto, a ciência também concordou que isso é um tanto embuste e também pode ser muito perigoso de uma certa quantidade (8-10 litros por dia). Mesmo um litro por dia é fácil para lidar com a sua vida quotidiana sem quaisquer riscos para a saúde.

No entanto, se você está lutando contra a fadiga – possivelmente devido ao fato de que atualmente está reduzindo seu sono – beber mais pode definitivamente ser útil . Tente beber um pouco mais no dia a dia e concentre-se em matar a sede, como água ou chá.

Se você tiver problemas para beber bastante água ou água mineral ao longo do dia, experimente suco ou até mesmo chá. O chá, em particular, tem a grande vantagem de poder substituir o café da manhã, graças à cafeína que contém – que está contida em vários chás pretos e verdes – e pode ajudá-lo da melhor forma em seus esforços para evitar o cansaço.

Se chá não é sua praia e água é muito branda para você, apenas tente “cafetear” a água um pouco. Para fazer isso, você pode misturar meio limão ou um limão inteiro, folhas de hortelã-pimenta ou pedaços de gengibre em uma panela de água . Você pode adicionar alguns cubos de gelo e beber mais – pelo menos por causa da aparência muito mais atraente da jarra com seu conteúdo.

Essa é uma das razões pelas quais você deve se acostumar a sempre ter bebidas ao seu alcance. Um bule de chá fumegante à vista ou uma garrafa de água no carro lembram automaticamente você de tomar um gole regularmente. Você perceberá que pode beber mais a cada dia e que se cansa menos rapidamente.

3.) Preste atenção à sua dieta!

Você provavelmente sabe disso: Na cantina de hoje havia schnitzel à milanesa com batata frita e molho de creme de cogumelos. Além de um sorvete, você simplesmente não conseguia resistir. Por mais delicioso que possa ter sido, o treinador de volta geralmente não demora a chegar. Devido ao fato de que nosso corpo está ocupado digerindo a “comida pesada” , imediatamente nos falta a energia necessária em outro lugar, como em nosso cérebro. Não é à toa que, depois de tal refeição, muitas vezes sentimos o desejo de bater em nossos ouvidos primeiro.

Se você não quer ter que lutar contra o cansaço desnecessariamente, certifique-se de comer alimentos razoavelmente saudáveis ​​e leves . Por exemplo, você pode começar o dia com um café da manhã de grãos inteiros. Produtos de grãos inteiros não aumentam tanto o nível de insulina no sangue e o mantêm acordado por muito mais tempo do que produtos de trigo, por exemplo. Você também entrará no conhecido “coma alimentar” menos rapidamente.

Na hora do almoço, por exemplo, uma refeição balanceada composta de salada ou vegetais, arroz ou massa de trigo integral e proteínas em forma de peixe ou carne é ideal. À noite, quando o cansaço após a refeição é menos problemático do que durante o horário de trabalho, você pode – se for absolutamente necessário – comer algo “mais pesado”.

Mas mesmo quando o trabalho fica para trás e a cama chama lentamente, você deve ter cuidado com o que enfia em si mesmo à noite. Porque se seu trato digestivo ainda estiver funcionando a toda velocidade graças à porção extra grande de lasanha, seu corpo pode não permitir que você desligue diretamente na cama.

4.) Mais exercícios

Na verdade lógico: o assunto do movimento. Deve ficar claro que você ficará significativamente menos cansado quando fizer exercícios ou for fisicamente ativo do que quando apenas ficar sentado em sua mesa o dia todo . Acredite em mim, eu sei do que estou falando: como atleta, você precisa de muito menos sono.

Como também existem trabalhos de escritório, talvez você precise ajudar a si mesmo de maneira diferente. Pense se é uma opção para você correr de manhã antes do trabalho , se você pode ir rapidamente para a academia durante o intervalo do almoço ou se ainda há tempo para um treino à noite.

Isso não só dá a seu corpo um bom aumento de desempenho, mas também garante que você possa dormir melhor e com mais eficácia à noite . Estudos atuais nos EUA mostram que os exercícios pela manhã ou à noite (alguns assim, outros assim) não só aumentam significativamente a qualidade do nosso sono, mas também garantem uma vida sexual melhor.

5.) Cochilando ou cochilando

Outra maneira muito eficaz de sobreviver com pouco (mais) sono é se acostumar com cochilos ou cochilos intensos durante o dia , que neste país costumam ser conhecidos simplesmente como “cochilos”.

Essas unidades de sono curto , que ainda eram completamente normais para nós na infância e que agora fazem parte da rotina diária como uma “ sesta ” em muitos países , têm o direito de existir.

Estudos atuais sobre o assunto mostram que um cochilo de apenas 15 minutos de duração (por exemplo, durante a pausa para o almoço) pode substituir duas horas inteiras de sono à noite.

Portanto, se possível, não há absolutamente nada de errado em tirar uma soneca curta. É importante apenas que o cochilo ou cochilo seja curto. Certifique-se de que você se levantar de novo depois de 30-40 minutos, o mais tardar , caso contrário, seu corpo vai cair em uma fase de sono profundo e você seria ainda mais cansado depois do cochilo do que antes.

6.) Aperfeiçoe o seu sono sozinho

Como você pode imaginar, um sono bom, firme e repousante é especialmente importante se você deseja tratar o seu corpo o menos possível. Portanto, se você reduzir o sono, certifique-se de realmente descansar na cama.

Evite possíveis interferências, como o telefone celular ou ruído externo, e evite comer muito ou ficar com a TV ou o computador uma ou duas horas antes de dormir. Em vez disso, acostume-se a rituais fixos todas as noites que mostram ao seu corpo que ele pode descansar em um momento .

Aliás, a temperatura no quarto também desempenha um papel importante. Os cientistas descobriram que dormimos melhor em uma temperatura ambiente de 16-19 ° C e uma umidade de 40-60%. A compra de um pequeno termômetro / higrômetro pode, portanto, valer a pena.

7.) Preste atenção aos mesmos horários de sono

Nosso corpo também adora hábitos. Portanto, certifique-se de ir para a cama e levantar-se ao mesmo tempo sempre que possível . Seu corpo vai se acostumar com isso e pode tirar o máximo proveito do seu sono.

E outra coisa que você talvez não queira ouvir: você também deve evitar dormir até tarde no fim de semana. Especialmente se você se sente cansado regularmente às segundas-feiras. Conforme descrito, nosso corpo se esforça para um ritmo de sono estável. Se você sempre vai para a cama ao meio-dia durante a semana e dorme 6 horas, 2 dias de sono no fim de semana vão atrapalhar seu relógio interno.

8.) Use ciclos de sono

Você já se perguntou por que às vezes fica em forma após uma noite relativamente curta, mas em outros dias você acorda completamente exausto apesar de muitas horas de sono? O último é principalmente o caso quando você é arrancado de uma fase de sono profundo .

Freqüentemente, você mesmo percebe isso quando o despertador dispara exatamente quando você está sonhando. Muitas vezes, depois disso, você não consegue mais enfrentar o mundo por horas ou até mesmo ter uma dor de cabeça.

Você pode evitar isso orientando- se um pouco sobre seus ciclos naturais de sono e fazendo uso deles.

Ao fazer isso, você garante que normalmente será acordado do sono quando seu corpo tiver acabado de completar um ciclo de sono. Você pode descobrir exatamente como isso funciona aqui: Use os ciclos de sono para você .

Se todo o resto falhar …

Se, no final das contas, você não conseguir dormir menos, apesar da vontade do seu ferro, pode haver vários motivos. No caso mais simples, é simplesmente que você realmente precisa dormir um pouco (!) Mais, mas também pode haver razões reais, como mau funcionamento da glândula tireóide ou depressão .

Portanto, se você acha que está dormindo demais e não consegue resistir a isso, peça ao seu médico para fazer um exame. Nosso corpo é um sistema muito complexo. As menores falhas em algo geralmente podem ter um grande impacto (como fadiga persistente).

Resumo

O adulto médio neste país dorme entre 7 a 8 horas. Alguns sobrevivem com muito menos sono, enquanto outros precisam de 1-2 horas a mais. Se mais de 10 horas de sono são necessárias regularmente, isso é conhecido como um distúrbio do sono.

Definitivamente, vale a pena descobrir se o seu próprio sono é realmente necessário em sua totalidade ou se é mais extenso por uma questão de conforto. Afinal, trata-se de uma vida útil valiosa que poderia ser usada de forma mais significativa. Se quiser reduzir o sono, deve proceder devagar, beber muito, fazer uma alimentação saudável e fazer exercício suficiente. Pequenos cochilos e a introdução de um ritual para dormir também podem ajudar.

Você deve conversar com o médico se, apesar de tudo, ainda não consegue sair da cama. Freqüentemente, pode haver distúrbios leves de saúde, como hipotireoidismo, que, no entanto, uma vez diagnosticado, pode ser tratado sem problemas.