Há dias em que – muitas vezes, apesar de muitos objetivos – simplesmente não conseguimos nos motivar. Mostramos que de vez em quando não ter nenhuma motivação é totalmente isento de problemas e o que você pode fazer para aumentar efetivamente a sua motivação.

É humano não estarmos cheios de motivação e gosto pela ação todos os dias. Especialmente na estação fria, muitos de nós achamos cada vez mais difícil rastejar para fora da cama quente pela manhã, quando as temperaturas próximas ao ponto de congelamento nos aguardam do lado de fora – na escuridão completa.

Essa chamada ” depressão de inverno ” é provavelmente mais do que conhecida pela maioria e já foi comprovada por vários estudos. Uma das razões para isso é a falta de luz solar. Portanto, você não precisa se preocupar se não estiver correndo pela vida com tanta força hoje em dia como faria de outra forma.

É diferente se a apatia for crônica; Portanto, você na verdade não tem motivação todos os dias para cumprir seus objetivos ou fazer o que se propôs a fazer.

Razões para apatia

Em primeiro lugar, você deve se perguntar de onde vem essa indiferença. Especialmente se você tiver apenas um “dia ruim” ou se achar difícil se motivar por causa da época do ano (veja acima), é aconselhável simplesmente admitir esses momentos em vez de apenas 100% de sua exigência.

Se este não for o caso e você tiver um problema com sua motivação por um longo tempo, você deve primeiro se perguntar o que você realmente quer, então:

  • Quais são seus objetivos e você os definiu claramente?
  • O que você deseja alcançar a médio e longo prazo?

Muitos de nós ficamos chateados porque não ficamos motivados, mas nem mesmo sabemos por quê. Lembre-se: é impossível ser determinado e motivado se você nem sabe qual é o seu objetivo.

Questione criticamente as lacunas de motivação

Existem dois tipos de motivação a distinguir: Por um lado, as que vêm de fora (por exemplo, uma recompensa ou um bónus que recebe quando realiza algo), a chamada ” motivação extrínseca “. E, por outro lado, aquela que vem de você (por exemplo, porque é o seu sonho), a chamada ” motivação intrínseca “. Portanto, primeiro pense brevemente se você tem um dos dois.

O próximo passo pode ser um pouco mais doloroso: pergunte a si mesmo se a motivação que você espera de si mesmo é o que você realmente deseja. Um bom exemplo disso é o seu emprego atual: Muitas vezes exigimos mais motivação de nós aqui, mas esquecemos completamente o fato de que nosso trabalho ou os estudos já iniciados não correspondem mais aos nossos interesses há muito tempo.

Quer seja esse o caso ou não: esteja ciente de que você nunca vai realmente se motivar para fazer algo que não seja realmente o que você deseja. Portanto, se você descobrir que está no caminho errado e que agora seus interesses estão em outro lugar, tome as medidas adequadas, se necessário.

“Se você não sabe para onde quer ir, não deveria se surpreender se acabar em outro lugar!”

Mark Twain

Aqui, você deve avaliar se é mais sensato fazer isso o mais rápido possível ou em algum tempo. Portanto, pode fazer todo o sentido se reorientar no início de um curso, em vez de lidar durante anos com algo que não o preenche de forma alguma. Parece diferente, no entanto, se você perceber isso pouco antes de se formar. Nesse caso, provavelmente seria mais aconselhável terminar tudo rapidamente e só então se reorientar. Assim, você pode seguir novos caminhos e ainda ter algo no bolso, se esse caminho estiver errado.

No entanto, se a sua lacuna de motivação for apenas um problema temporário, as dicas de motivação a seguir podem ajudá-lo.

Dicas e truques de motivação

1.) Concentre-se em seu “objetivo final”

Esteja sempre ciente do que exatamente você deseja alcançar (por exemplo, formatura ou uma promoção) e como você se sentirá quando chegar a hora. Não há nada mais difícil do que motivar-se a fazer algo (por exemplo, aprender) pelo qual você realmente não sabe o que deve fazer.

Um bom exemplo disso são os esportes. Se você apenas se exercita porque está dizendo a si mesmo que precisa se exercitar mais, será difícil se motivar. Provavelmente, a cada minuto de exercício, você pensará no fato de que, na verdade, não tem vontade. Portanto, sempre e em qualquer momento, mantenha o objetivo real em mente, por que você está fazendo tudo, seja o corpo esguio ou musculoso.

2.) Encontre pessoas que pensam como você

Cerque-se de pessoas que agem como você, de personagens que perseguem objetivos semelhantes e que se deixam levar quando você tem dúvidas sobre si mesmo ou sobre seus objetivos. Talvez você já tenha percebido que isso não é fácil, pois muitas pessoas tendem a menosprezar seus objetivos em vez de apoiá-lo.

Por isso é de fundamental importância que você preste muita atenção em quem está passando seu tempo. O namorado ou namorada ideal lhe dá um feedback honesto, mas também o apóia em seus sonhos e objetivos. 

3.) Divida sua meta geral em etapas

Isso o motivará a planejar em estágios e objetivos intermediários, em vez de apenas ver o grande objetivo geral à sua frente. Como estudante em particular, às vezes pode ser muito desmotivador ter em mente quantos exames ainda estão separando você da formatura. Evite esse tipo de pensamento e prefira concentrar-se inicialmente apenas nos exames que estão pendentes no semestre atual.

4.) Crie um ambiente confortável

Todo mundo tem suas próprias preferências, seja no trabalho, estudando ou se exercitando. Pode-se andar melhor com a música, o próximo pode aprender melhor no caos dos livros. Outros ainda preferem ordem e calma em um ambiente descontraído. Não importa o que você prefira, faça-o da maneira que se sentir melhor e como é mais provável que você siga em frente.

5.) Não dê af% & $!

Não deixe que as pessoas o incomodem e queiram te desacreditar ou convencer você a desistir de seus sonhos. Aceite o conselho daqueles que são modelos para você exatamente sobre o que estão falando. 

6.) Recompense-se

Não seja muito rígido consigo mesmo. A autodisciplina é boa e importante, mas você também deve satisfazer-se regularmente à medida que progride. Pessoas ambiciosas, em particular, tendem ao perfeccionismo e, muitas vezes, à autodisciplina exagerada. Fique calmo. Você alcançará seus objetivos mesmo que dê apenas 95% e deixe “cinco ser corretos” no resto do tempo. Você sabe: cenoura e pau.

7.) Crie rituais

Claro, as melhores ideias geralmente surgem espontaneamente. No entanto, você só alcançará seus objetivos por meio da consistência. Portanto, certifique-se de ter os hábitos corretos . Levante-se em horários determinados, pratique esportes em intervalos definidos, estude / trabalhe em horários determinados.

8.) Procure por modelos de comportamento

Oriente-se para as pessoas que você admira. Não importa se você os conhece ou não. Pense grande! A história está cheia de personalidades emocionantes (por exemplo, Steve Jobs , Thomas Edison, Arnold Schwarzenegger, etc.) que mostraram como seus próprios sonhos podem ser realizados.

9.) Programe seus planos

Todos nós temos nossos sonhos. No entanto, muitos falham devido à falta de motivação para implementá-los. Portanto, certifique-se de que seus sonhos vagamente definidos se tornem objetivos claramente definidos. Essas metas devem ser específicas, mensuráveis, atraentes, realistas e cronometradas. O último ponto do chamado princípio SMART em particular resume tudo: Estabeleça horários claros em que exatamente você terá algo feito.

10.) Sem motivação? Acontece!

Com todo o perfeccionismo e toda a autodisciplina: Admita os momentos em que você simplesmente não está de bom humor ou não está tão motivado. Você vai causar menos problemas com isso do que se você se arrastar sobre isso. Se você descobrir que simplesmente não está motivado hoje, não o faça. Contanto que isso aconteça apenas a cada poucos dias, tudo bem.

11.) Tenha fé

E se isso acontecer e se acontecer com o outro? Não pense muito. Acontecerá como deveria e você poderá então pensar nos problemas quando eles realmente surgirem.

12.) Lembre-se

Nos momentos de dúvida, tome consciência do que já conquistou no passado e perceba que também o poderá fazer aqui. Por mais difícil que seja a fase atual da vida: em alguns anos você vai sorrir.

13. Mantenha um corpo saudável

Repense seus hábitos de dormir , comer, beber e (se houver) exercícios e experimentar mudanças. Quanto mais em forma o seu corpo estiver, mais fácil será para você lidar com sua vida cotidiana.

14.) Aprenda a definir prioridades

Acostume-se a reclamar de pouco tempo. Todos nós temos a mesma quantidade todos os dias, ou seja, 86.400 segundos. A única questão é se você o usa de maneira sensata ou se desperdiça em coisas que você mesmo poderia salvar. 

15.) Preste atenção ao que você pensa

Henry Ford disse certa vez: ” Quer você pense que pode ou não, com certeza você está certo “. Este fenômeno – chamado de “ profecia autorrealizável ” – diz que – trabalhando para isso inconscientemente – o que você diz a si mesmo acontecerá. Portanto, pense cuidadosamente se você está dizendo a si mesmo que pode ou não será capaz de fazer algo de qualquer maneira.

Por último mas não menos importante…

… gostaríamos de lhe dar a dica mais importante no caminho. Diz: vá em frente. Agora. Agora mesmo.