Você acabou de passar um tempo no seu primeiro encontro e agora está sentado em casa sozinho e olhando para o seu smartphone de uma forma apertada. Por que ele não responde? Ele está namorando outra pessoa! O que ele está fazendo agora? Onde ele está agora? Com quem ele está agora? Você percebe que seus pensamentos e sentimentos são imediatamente perdidos para seu parceiro de encontro e cada vez mais se tornam negativos. Você atingiu um estado em que deve se perguntar se pode estar sofrendo de medo da perda. Uma emoção que pode se manifestar em diferentes facetas e torna muito mais difícil para os solteiros encontrarem um parceiro.

Relacionamentos fixos também são repetidamente colocados à prova pelo medo da separação . Mostraremos como reconhecer as bandeiras vermelhas que explicam por que as pessoas têm medo de perder o parceiro e como enfrentar seus medos.

Reconhecer 5 possíveis sinais de medo da perda

Tanto os solteiros quanto os casais lutam com os excessos de seus medos, então aqui estão os cinco principais avisos que devem despertar você.

1. Dependência emocional

O medo da perda geralmente tem raízes mais profundas. Talvez você tenha passado por experiências traumatizantes quando criança, como o divórcio dos pais ou a perda de um ente querido. O pânico de estar sozinho e a solidão muitas vezes o levam a entrar em vícios emocionais. As pessoas afetadas correm o risco de se envolverem emocionalmente logo após o primeiro encontro.

Nos relacionamentos, as pessoas que têm medo de perder o parceiro rapidamente abrem mão da própria liberdade. Eles alinham toda a sua vida com a parceria e também ficam felizes em serem explorados para não perder o relacionamento.

2. Desconfiança e compulsão para controlar

Você pode reconhecer o medo da perda em um candidato a parceiro pelo fato de que ele constantemente entra em contato com você e tenta manter contato durante a fase de namoro. A razão para isso é sua desconfiança, o que significa que a pessoa afetada deseja controlar o outro profilaticamente.

No relacionamento, essas tentativas de controle podem se tornar compulsivas. Parceiros com medo da perda são mestres em chamadas de controle. Você sempre quer estar atualizado e ter certeza de que a outra pessoa está realmente fazendo o que foi combinado ou onde você pensa que ela está.

3. Ciúme

O medo da perda também pode rapidamente se transformar em ciúme . É o caso dos solteiros, por exemplo, quando percebem, ao se conhecerem, que o contato está sendo feito com outras pessoas ao mesmo tempo.

Nas parcerias, você fica com ciúmes se seu parceiro passa muito tempo com amigos ou se dá bem com outras mulheres ou homens.

4. Suportes

Para os solteiros afetados, o desapego também pode ser uma questão estressante. Seja que quando procuram um parceiro, falam apenas sobre o relacionamento anterior, que não conseguem superar ou chamar a atenção pelo apego excessivo ao novo encontro. Essa forma de medo da perda pode levar ao abandono de si mesmo nos relacionamentos, porque um parceiro apenas adapta suas próprias necessidades às do outro para não perdê-las.

5. Medo de perda e relacionamentos

O medo do apego também é um sintoma importante associado ao medo do abandono. Ao evitar um vínculo sólido, as pessoas solteiras incapazes de se relacionar evitam o risco de perder o outro desde o início. Então, eles cancelam encontros mais cedo ou nem aparecem para o encontro combinado. Essas pessoas geralmente acham difícil construir confiança nos outros, permitir a proximidade e estabelecer um relacionamento.

A evitação do apego e o medo do apego são fenômenos generalizados, frequentemente combinados que precisam ser distinguidos, o que torna a busca por um parceiro mais difícil ou pode colocar uma grande tensão em um relacionamento existente. 

Resumindo: as pessoas que evitam o apego nem mesmo se envolvem em contatos mais profundos – embora na verdade olhem para eles – para se protegerem da perda. As pessoas que têm medo do compromisso realmente se relacionam, mas percebem a proximidade, o autocompromisso, os sentimentos profundos e o compromisso como uma ameaça. Em ambos os casos, a causa é frequentemente encontrada em experiências de apego na primeira infância. Se houver um medo pronunciado de compromisso e / ou evitação de compromisso, é aconselhável encontrar soluções com apoio profissional.

No entanto, pessoas com esse medo de perder também podem ser encontradas entre casais. Eles estão focados em procurar um parceiro que realmente não entre em um relacionamento com eles. Esta característica é caracterizada sobretudo pela extrema alternância de proximidade e distância.

Por que o medo de perder o parceiro em potencial torna difícil encontrar um parceiro

Os solteiros afetados não têm bons pré-requisitos para entrar em um novo vínculo. Porque o pânico constante muitas vezes leva a um comportamento negativo, que também é perceptível no namoro. É aqui que o princípio da profecia autorrealizável entra em jogo.

Namorar pessoas que têm medo de ser abandonadas e que também estão convictas disso têm uma visão pessimista das coisas desde o início. Eles também se comportam de acordo e veem seus medos negativos confirmados. A seguir, apresentaremos três consequências diferentes que resultam do medo da perda de uma pessoa e geram um impacto negativo na outra.

1. Seu contato parece pego de surpresa

Casamento, casa e filho. Mesmo quando se encontram pessoalmente, os solteiros correm o risco de traçar planos conjuntos para o futuro ou traçar vários cenários de compromisso, mesmo que ainda não se conheçam realmente.

Resultado: sua contraparte se sente surpresa com as visões “compartilhadas” e pode não estar pronta para mais reuniões.

2. Seu parceiro de encontro se sente cercado pelo medo da perda

Você tem uma forte necessidade de querer sempre e exclusivamente ver seu par. É por isso que você não segue os horários combinados e consulta o namorado depois do trabalho ou em frente ao apartamento. O que você pode achar que é uma surpresa agradável pode rapidamente desencadear a sensação desagradável de estar na sombra e de ser dependente de outra pessoa. Uma alta frequência de telefonemas ou contatos também pode garantir que seu parceiro em potencial se sinta encurralado e talvez até  interrompa o contato repentinamente .

3. Seu parceiro em potencial se sente controlado

Como solteiro com medo de perder alguém, você tem uma forte necessidade de descobrir tudo sobre a outra pessoa. Claro, o aumento do interesse no processo de nos conhecermos é normal e as perguntas sobre o dia ou sobre certos planos são inteiramente legítimas. Mas ligações que se assemelham a um interrogatório não dão certo. Se você começar a controlar o seu encontro, no final você vai conseguir exatamente o oposto do que você realmente quer: você mesmo os leva a voar.

Dicas para lutar contra o medo da perda

Superar o medo de ser abandonado na hora de se conhecer

  • Aceite seus sentimentos
  • Mantenha seus pensamentos aqui e agora
  • Mantenha outros contatos também e não se concentre apenas em um contato
  • Questione suas próprias suspeitas e redirecione pensamentos negativos
  • Reserve tempo para você também

Lutando contra o medo da perda como um parceiro afetado no relacionamento

  • Pratique mais atenção nas relações do dia a dia e aproveite o momento
  • Questione se existem razões legítimas para a desconfiança
  • Fale sobre seus medos e preocupações juntos
  • Fortaleça sua autoestima
  • Construa um ambiente social fora da parceria e cultive suas amizades

Como parceiro, tire o medo da perda da pessoa afetada

  • Fale abertamente com seu parceiro sobre isso e mostre a ele o que isso está causando a você
  • Garanta que ele pode confiar em você
  • Faça-o entender que você quer entender o medo da perda

Conclusão: a luta bem-sucedida contra o medo começa com o insight

Lutar contra o medo da perda e superá-la com sucesso não é uma maneira fácil. Muitos motivos podem ser encontrados em traumas de infância arraigados. Frequentemente, as compulsões de controle e o ciúme são consequências desses estados de ansiedade. Não deixe chegar tão longe. Somente quando você tiver clareza sobre as causas do medo da perda e as tiver aceitado, poderá sair do círculo vicioso de pensamentos negativos e desenvolver uma atitude positiva perante a vida. O processamento bem-sucedido de medos torna mais fácil para os solteiros, em particular, encontrar o parceiro certo e termina em um relacionamento feliz.