Homens com Síndrome de Peter Pan são rebeldes, anarquistas e não convencionais em muitos aspectos. Isso é exatamente o que os torna tão atraentes para as mulheres à primeira vista. Porque uma coisa é certa: aventuras emocionantes o aguardam aqui. Mas esse tipo de homem também tem uma desvantagem: ele exibe repetidamente padrões de comportamento infantis inadequados. O termo com base científica Síndrome de Peter Pan pode ser rastreado até isso.

O que parece muito divertido pode se tornar um grande desafio para uma parceria. Porque não é fácil controlar esses homens. É mesmo possível um relacionamento com esse homem? Que sintomas você usa para reconhecer no primeiro encontro que tem um homem na sua frente que não quer crescer? Aqui você encontrará dicas sobre a maneira certa de lidar com homens com Síndrome de Peter Pan.

De onde vem o termo?

Vive numa ilha fictícia da “Terra do Nunca”, é o líder dos “rapazes perdidos”, vive inúmeras aventuras, pode voar, luta contra piratas e, acima de tudo, tem um grande desejo: não quer crescer nunca. A famosa história infantil de James Matthew Barrie é a inspiração para a síndrome, que o terapeuta familiar americano Dan Kiley estuda desde o início dos anos 1980. Em seu guia “Síndrome de Peter Pan”, que tem como subtítulo “Homens que nunca crescem”, ele descreve padrões de comportamento infantil e inapropriados de homens de uma forma científica popular.

Não é um quadro clínico de um transtorno de personalidade, mas sim um modelo muito cativante, embora não científico, para categorizar certos comportamentos. Kiley estava se referindo ao famoso personagem de fantasia Peter Pan, um menino que, após uma experiência traumática, decide nunca se tornar como os adultos que o desapontaram e machucaram. Homens com Síndrome de Peter Pan tendem a se comportar de forma irresponsável e sem obrigações e precisam de muito reconhecimento para aumentar sua baixa autoestima. Em formas extremas, a Síndrome de Peter Pan é um sinal de medo do apego e é particularmente evidente em homens com um forte componente narcisista.

6 sinais de que você pode estar sentindo a Síndrome de Peter Pan

Existem alguns traços de caráter que são potencialmente indicativos dessa síndrome. Apresentamos seis sinais que descrevem o fenômeno.

1. Irresponsabilidade

Você já está sentado no encontro combinado, mas seu namorado não vem e a deixa sentada. Ele se esqueceu completamente? Você também pode ter que continuar reagendando a consulta porque ele não pode planejar adequadamente. Você pode reconhecer um homem com Síndrome de Peter Pan pelo fato de ele gostar de ficar longe de suas tarefas ou não ser confiável quando se trata de fazer as coisas.

Com a falta de autodisciplina, a paciência de uma mulher pode acabar. Mas os homens imaturos não sentem culpa quando algo dá errado. Eles são despreocupados e gostam de rir das regras. Isso muitas vezes os torna sonhadores com uma imaginação fértil. Na fase de conhecer você, isso pode proporcionar uma certa facilidade. Mas é precisamente então que você deve prestar mais atenção se a atitude dele em relação à vida também persiste na realidade ou não.

2. Medo e culpa

Como observamos, os homens infantis com essa síndrome muitas vezes escondem uma alegação de seus pais. O medo associado geralmente leva ao atrofiamento emocional. Ao se conhecerem, preste mais atenção ao quanto seu parceiro em potencial é co-dependente dos pais. Ele é um homem adulto ou é mais um menino de múmia?

3. Solidão

Frequentemente, durante o tempo em que vocês se conhecem, também terão uma ideia do ambiente social de seu parceiro de namoro. No entanto, você rapidamente descobre que ele não tem amigos de verdade. Homens imaturos que mostram sinais da Síndrome de Peter Pan catapultam-se para uma vida solitária. Segundo Kiley, isso se deve ao sentimento de rejeição do pai. A busca constante por amigos é, portanto, malsucedida e, na melhor das hipóteses, compensada pela adaptação aos chamados grupos de “amigos”.

4. Conflito de papéis sexuais

Você acha seu contato extremamente atraente, mas também percebe que ele não é mesquinho com ostentação e comportamento macho descolado. Peter Pan também cantava como um galo orgulhoso. Mas onde está seu limite de tolerância? Homens com Síndrome de Peter Pan mudam rapidamente de um relacionamento para o outro. Mas tome cuidado: sua insegurança e falta de autoconfiança o impedem de ter um relacionamento positivo e aberto .

5. Narcisismo

Você já percebeu no encontro pessoal que alguém aqui gosta de falar sobre si mesmo. Na conversa, ele é extremamente notável ao se referir a si mesmo. Cuidado com os narcisistas ! Porque esses homens com Síndrome de Peter Pan não são mesquinhos com seu egoísmo e sua forma pronunciada de amor próprio. Isso rapidamente levanta a questão de saber se você tem espaço em um mundo que tem fixação por mim.

6. Declarações

As observações discriminatórias ou sexistas também são exemplos de uma das características principais. Homens imaturos gostam de fazer declarações desdenhosas além do bom gosto. Se sua contraparte for o tipo de homem que internalizou esse padrão de comportamento, então, de bom grado, mande-o de volta para Neverland. Esse comportamento não é apropriado para um parceiro em potencial.

Dicas para o manejo correto de homens com Síndrome de Peter Pan

Você rapidamente percebe que o comportamento do seu contato é muito semelhante ao do personagem principal do livro infantil de Barrie. Diremos a você como fazer melhor ao lidar com a síndrome de Peter Pan.

1. Desenhe limites

Ele é cronicamente não pontual, transfere você ou cancela espontaneamente – o que é irritante, é claro. Deixe claro rapidamente o que você pensa sobre falta de confiabilidade e falta de disciplina e qual é o seu limite de tolerância. Não jogue todos os jogos que as pessoas com Síndrome de Peter Pan querem que você jogue. Para uma nomeação ou parceria, ele também deve ser sério e fundamentalmente confiável.

2. Abordar tudo abertamente

Abertura e transparência são necessárias aqui. Só há uma chance de mudança se você abordar honestamente o que é um desafio para você. Dê o primeiro passo porque os homens que estão presos na infância são mestres da repressão e a abertura não é um de seus pontos fortes.

3. Deixe claro o que você quer de um relacionamento

Aqueles que permaneceram crianças no mundo dos homens são rápidos em ter uma parceria, mas seu desejo por variedade e liberdade costuma ser maior. Não é uma boa base para uma vida de casal feliz. Deixe claro o que você espera de um parceiro e quais valores são importantes para você em um relacionamento.

4. Cuidado com a co-dependência

Lembre-se de que a criança sempre funciona melhor em um homem se o papel materno apropriado também estiver presente. Se você tentar preencher essa posição, ele rapidamente desejará tirar proveito dessa co-dependência para seus próprios fins. Deixe claro para esse tipo de homem infantil quem você é e qual o papel que você realmente deseja desempenhar.

É possível ter um relacionamento com um homem com Síndrome de Peter Pan?

Nem todo mundo que tem um ou mais dos sintomas descritos acima é um macho de sangue puro narcisista que só se preocupa com seus próprios interesses. Existem também homens que conhecem seus traços de caráter e desejam mudar. Descubra se a outra pessoa está ciente de seu comportamento e se ela está pronta para finalmente sair dessa gaveta.

Se a pessoa em questão quiser trabalhar consigo mesma, dê-lhe a chance de controlar a criança interior indomada. No entanto, se ele persistir na síndrome, é melhor interromper o contato.

Conclusão: Síndrome de Peter Pan – maldição ou bênção?

No curto prazo, os homens infantis prometem muita diversão. No entanto, é necessário muito trabalho para um vínculo mais longo ou íntimo. As perspectivas de uma parceria harmoniosa são bastante reduzidas. Pode ser um enriquecimento se o homem ocasionalmente persegue seus devaneios, nem sempre leva tudo tão a sério e envia sua criança interior para o playground. Mas também se trata de se controlar, não manipular ninguém e sempre acabar na realidade.