Você está sentado no metrô a caminho da reunião. Você masca sua goma de mascar e pensa em como dominar a saudação no primeiro encontro. Que tópicos você pode abordar para criar uma primeira impressão positiva? Como você lida com a situação que deveria receber pausas estranhas? As quatro dicas expressas a seguir fornecerão as respostas a essas perguntas.

Como vocês se cumprimentam no primeiro encontro?

A resposta a esta pergunta depende, em primeiro lugar, de que tipo de pessoa você é, há quanto tempo conhece seu parceiro de encontro ou quão próximo é o contato um do outro. Seja verdadeiro consigo mesmo e seja autêntico. Isso é particularmente importante para a saudação no primeiro encontro.

Quais saudações são melhores para o seu tipo?

1. Para pessoas distantes: o simples “Olá”

Se você é um cara bastante cauteloso e tímido, pode cumprimentar seu homólogo com um clássico “olá”. No entanto, se você já compartilhou pensamentos mais íntimos, certifique-se de estar muito menos distante ao cumprimentar a primeira reunião e de não ser tão fugaz no modo como enfatiza suas palavras. Caso contrário, a outra pessoa pode interpretar seu comportamento como rejeição.

2. Para os aproximadores: o aperto de mão

Qual é a melhor maneira de nos cumprimentarmos no primeiro encontro? Uma saudação universal (especialmente no Brasil) é o aperto de mão. Você não pode errar com isso. Aproveite a oportunidade para olhar profundamente nos olhos de sua namorada e ler seus primeiros traços de caráter. Você também pode ver outros traços na linguagem corporal de sua data. Quão firme é o aperto de mão? As mãos da outra pessoa suam? Como é a postura durante o aperto de mão? É claro que essas perguntas também se aplicam ao seu efeito ao contrário.

Dica extra:  se você sentir que sua contraparte está se voltando para você ao cumprimentá-lo no primeiro encontro, pode passar do aperto de mão para o abraço. Se o encontro for bem no final, você se despede com um gesto um pouco menos distante. Isso dá uma impressão positiva e faz com que seu parceiro vá para casa com uma sensação boa após o primeiro encontro .

3. Transmita familiaridade com um abraço

Se a saudação termina em um abraço no primeiro encontro, mostra mais familiaridade do que um mero aperto de mão. No entanto, essa forma de saudação não deve ser interpretada como intimidade íntima. Para fazer isso, você pode sinalizar com uma leve pressão adicional que tem um interesse mais profundo. Esteja confiante e aborde seu encontro abertamente. Abra os braços e sinalize que deseja abraçar o outro.

É bom saber:  se o seu encontro voltar, você sempre pode mudar para o aperto de mão. E não se preocupe se tiver medo de escolher o lado errado do abraço – com um sorriso encantador, o insignificante mal-entendido é rapidamente esquecido.

4. Para pessoas tempestuosas: beijos à direita e à esquerda

A saudação no primeiro encontro com um beijo à direita, um beijo à esquerda pode irritar facilmente o seu homólogo. Afinal, você está chegando bem perto dele – ele pode pensar que você quer beijá-lo diretamente. Vocês já se conheceram melhor ou você é do tipo charmoso e autoconfiante? Você também pode simplesmente cumprimentar seu par, pensativo, sem pegá-lo desprevenido. Se ele estiver interessado em você, ele não mudará de ideia.

Uma recomendação clara:  confie na sua própria intuição, preste atenção aos sinais de sua contraparte e pergunte-se o que você mais gostaria ao cumprimentá-lo na primeira reunião – e se ainda não tiver certeza, um aperto de mão é uma boa escolha.

Depende das expressões faciais e gestos

Em última análise, no primeiro encontro e na saudação, uma boa primeira impressão é mais importante do que como vocês se cumprimentam. Seu carisma é, portanto, importante.

Preste atenção aos seguintes cinco pontos:

  • Sorriso
  • Mantenha contato visual
  • Postura aberta: palmas das mãos visivelmente voltadas para o lado oposto, postura reta, ombros para trás, cabeça reta
  • Pareça autoconfiante: aperto de mão firme, mas sensível, escolhendo propositalmente uma forma de saudação e não tendo que mudar de ideia no meio do caminho
  • Preste atenção à articulação clara ao cumprimentar: fale claramente

Desde a saudação no primeiro encontro até a conversa – é assim que funciona

Se a saudação for bem-sucedida, um tópico de conversa adequado deve seguir com a data, para que não haja um silêncio incômodo. É melhor começar com uma conversa fiada clássica  . Por exemplo, pergunte se o seu parceiro de encontro já sabe o local onde você se encontra e se ele conseguiu chegar ao ponto de encontro facilmente. Um bom “Como vai você?” Definitivamente não é uma história ruim.

 Outros tópicos de conversa a esquentar são, por exemplo:

  • Experiências no caminho ou durante o dia
  • Informações básicas sobre a localização da data
  • Atividade de encontro: já tem experiência?
  • Clima
  • Roupa
  • Hobbies

Conclusão: mantenha a calma ao cumprimentar seu primeiro encontro

Quer você esteja “apenas” dizendo “Olá” de maneira amigável, apertando as mãos, abraçando ou beijando – no final, você não precisa se preocupar muito. Vá com calma no primeiro compromisso, então ele funcionará automaticamente com a saudação certa na primeira reunião. Observe como vocês estão familiarizados um com o outro até agora, o que você consideraria apropriado e ouça o que sente. Então certamente funcionará com a saudação certa e será um encontro memorável.