O marketing digital mudou para sempre a maneira como as empresas operam e se comunicam com seus clientes, e também acontece com o marketing digital belo horizonte .

O uso de estratégias de marketing digital também teve um impacto direto nas margens de lucro e na capacidade de crescimento de uma empresa. Sem incorporar esse estilo de publicidade em uma campanha de mensagens mais ampla, uma marca limita severamente sua capacidade de ter sucesso. Uma empresa que não adota estratégias de marketing digital também limita as oportunidades de crescimento para seus negócios.

Vejamos o impacto do marketing digital no crescimento dos negócios:

  1. Encontre clientes que você nunca teria encontrado de outra forma por meio de SEO
  2. Entenda quais canais geram vendas para sua empresa
  3. Comunique sua mensagem e conecte-se melhor com clientes atuais e potenciais
  4. Estabeleça uma presença online
  5. Personalize sua marca e controle as mensagens
  6. Fornece ferramentas que melhor permitem que você atinja seus clientes principais
  7. Forneça valor aos seus clientes e exiba o conteúdo que é importante para eles

1. Encontre Clientes Que Você Nunca Teria Encontrado Por Meio De SEO

Se você tiver pelo menos um conhecimento básico de marketing digital, já ouviu a frase e a sigla SEO. Esta abreviatura significa otimização de mecanismo de pesquisa. O objetivo de usar técnicas de SEO é aumentar a classificação do seu conteúdo pelos motores de busca. Quanto mais alta a sua classificação, maiores são as chances de exibir seu site e outros conteúdos para clientes em potencial. 

A classificação é crítica, pois 75% dos pesquisadores não vão além da primeira página dos resultados de pesquisa do Google. 

Do seu ponto de vista, quanto mais tráfego você gerar para o seu site, você terá uma chance de aumentar o seu negócio. Cada pessoa que chega ao seu site que não é um cliente existente é uma chance de aumentar o seu banco de dados. Esse visitante pode acabar ingressando na sua lista de e-mail ou fazendo uma compra naquele dia em sua loja de comércio eletrônico. 

Embora os clientes que você tem já sejam valiosos, cada marca precisa aumentar sua base de clientes para sobreviver. 

Usar técnicas de SEO permite que você faça exatamente isso. 

Outra razão pela qual é importante aumentar o seu SEO é que isso aumenta a credibilidade do seu site com o Google. 

Quanto mais o Google vê o seu site como uma autoridade no assunto designado, maior será o valor dele. 

Isso também aumenta suas chances de ser visto por mais navegadores da web. Para ajudar nessa área, trabalhe na criação de backlinks de qualidade como uma das maneiras de aumentar sua autoridade. 

2. Entenda Quais Canais Geram Vendas Para Sua Empresa

Uma das melhores coisas sobre o impacto do marketing digital no crescimento dos negócios é que você pode ver os resultados quase em tempo real.

Se você lançar uma campanha publicitária e observar um aumento nas vendas, poderá atribuir esse aumento à sua campanha. Existem ferramentas que você pode usar para ver quais canais e quais anúncios geram mais tráfego também. Tudo isso é útil no planejamento de onde fazer sua próxima compra de anúncio e quanto você deve investir. 

A coisa mais importante que você precisa fazer antes de iniciar qualquer campanha de marketing é decidir quais métricas deseja estudar e medir. 

Depois de saber o objetivo, é mais fácil criar o anúncio para gerar o resultado desejado. Se você deseja impulsionar as vendas, deve acompanhar o desempenho do seu anúncio na conversão de espectadores em compradores. Se você deseja aumentar o conhecimento da marca, obtendo mais seguidores para seus canais de mídia social, observe seus números após o lançamento de sua campanha.

Para tornar as coisas menos complicadas, use um programa de marketing para ajudá-lo a monitorar seu ROI e rastrear todas as suas análises. Existem ferramentas feitas apenas para rastrear plataformas específicas ou você pode usar um CRM totalmente integrado que pode lidar com todas as necessidades de marketing digital. 

  • Hubspot é um CRM totalmente integrado que mantém todos os seus dados em um só lugar e pode lidar com vários tipos diferentes de esforços de marketing digital. A plataforma deles pode ajudá-lo a monitorar seus esforços de SEO, campanhas de gotejamento de e-mail, tráfego do site e muito mais. 
  • Mailchimp é um programa de marketing por email que ajuda você a criar páginas de entrada e campanhas de marketing por email. O programa deles pode dizer exatamente quem abriu seu e-mail a que horas e em quais links do e-mail eles clicaram. O programa deles também permite segmentar sua lista para maior eficiência.
  • Hootsuite é uma plataforma excelente para usar para rastrear suas campanhas de mídia social e esforços de escuta social. Ele reúne os dados de todos os seus canais sociais em um só lugar e ajuda você a ver quais segmentos de público respondem às suas campanhas. Além disso, também o ajudará a programar suas publicações nas redes sociais.
  • O Google Analytics pode ajudá-lo a examinar o tráfego do seu site e de onde ele é originado. Como o Google também tem seus próprios serviços, como a pesquisa do Google e os anúncios gráficos, a capacidade de rastrear e analisar esses dados também está lá.

3. Incorpore A Mídia Social Para Ajudá-Lo A Compartilhar Sua Mensagem E Se Conectar Melhor Com Os Clientes Atuais E Em Potencial

A mídia social domina muitos aspectos da vida de uma pessoa comum. Ele também deve desempenhar um papel importante em qualquer estratégia de marketing digital em que você embarcar. Os canais de mídia social são apenas mais uma maneira de se conectar com clientes novos e antigos. Eles também oferecem a oportunidade de promover o seu conteúdo de canal para canal. 

Aqui estão alguns outros motivos poderosos pelos quais você precisa de uma presença e estratégia nas redes sociais.

  • Vamos uma empresa ter conversas com clientes que podem não ter acontecido de outra forma. Isso ajuda os clientes a se sentirem parte de algo e que a empresa os valoriza.
  • A mídia social é ótima para ser capaz de reagir rapidamente ao feedback do cliente e responder às perguntas.
  • Você pode usar seus canais para ficar de olho na concorrência e ver o que eles estão dizendo e fazendo e como os clientes estão reagindo às suas mensagens.
  • Você pode utilizar ferramentas de escuta social para ver o que as pessoas estão dizendo sobre sua marca, mesmo quando você não está marcado em seus comentários.

4. Estabeleça Uma Presença Online

No mundo de hoje, se você não estiver online, ninguém vai te encontrar. Você deve estabelecer uma presença online para ver o impacto do marketing digital no crescimento dos negócios.

O cliente moderno não olha na lista telefônica; eles usam o Google, o Facebook ou perguntam a seus amigos nas redes sociais. Se você não estiver lá, você está perdendo. Em média, uma pessoa gasta mais de duas horas nas redes sociais todos os dias . Quando uma pessoa tem o pensamento de olhar para um produto ou serviço, você deve estar presente onde ela estará procurando.

Criar suas contas de mídia social é a primeira coisa que uma marca deve fazer ao tentar estender o impacto do marketing digital no crescimento dos negócios.

A mídia social é um dos primeiros lugares que uma pessoa procura para encontrar uma empresa. Como um FYI – você não precisa estar em todas as redes sociais. Junte-se apenas aos canais onde seus clientes vão estar. Faça sua pesquisa em todas as redes disponíveis e compare-as com sua base de clientes ideal.

Uma das coisas mais importantes que uma empresa deve fazer é reivindicar sua listagem de empresas do Google . 

Como a maior parte das pesquisas acontece no Google, você deseja aproveitar todas as ferramentas que o mecanismo de pesquisa possui. Ao reivindicar sua listagem no Google, sua localização exata aparecerá em uma pesquisa local do Google e em seu aplicativo de mapas. Isso ajudará a trazer clientes diretamente para sua porta. Essas listagens devem incluir seu endereço, endereço do site e seu número de telefone. 

Sem uma pegada de mídia social, um cliente potencial pode pensar que sua marca tem algo a esconder. Sua empresa também não será considerada confiável. 

5. Personalize Sua Marca E Controle As Mensagens

A mídia digital é o único lugar onde a empresa tem total controle da mensagem e de sua resposta ao feedback do cliente. 

Se uma notícia sobre sua marca for postada online, você não terá como contestar nenhum dos comentários feitos pelos leitores. Mas se você postar uma crítica à sua marca, junto com quaisquer reflexões ou refutações que tenha em seus próprios canais sociais, terá 100% de controle sobre o que diz e como lida com as respostas. 

As avaliações do Google são um excelente exemplo desse ponto em ação. 

Os indivíduos podem postar o que quiserem nos comentários do Google de uma empresa. As marcas inteligentes fazem questão de responder a essas avaliações, seja como uma chance de resolver quaisquer problemas que um cliente tenha enfrentado ou para refutar uma avaliação que seja injustificada ou falsa.

Aqui estão algumas outras maneiras poderosas de marketing digital podem ajudá-lo a criar e controlar a mensagem de sua marca:

  • Quando possível, personalize seus anúncios e e-mails com o nome do seu cliente ou outros detalhes específicos.
  • Use suas personas de cliente e comprador para ajudar a orientar os tipos de conteúdo que você cria. Certifique-se de criar conteúdo que ressoe com seus clientes.
  • Você pode usar os dados que obtém durante suas campanhas para ajudá-lo a melhorar suas decisões futuras.

6. Utilize Ferramentas Para Atingir Seus Principais Clientes

Há uma infinidade de razões pelas quais o marketing digital é superior às formas tradicionais de marketing, mas uma das razões mais óbvias é que ele fornece dados valiosos para uma empresa sobre seus clientes . 

Quanto mais você souber sobre as pessoas que interagem com seu site e seu conteúdo, melhor poderá se posicionar para o futuro. Por meio da análise de dados, você pode saber quem interage com seu conteúdo e quando. Isso significa que você pode ajustar seu conteúdo e os canais que usa para exibir esse conteúdo com base nessas informações.

Este gráfico mostra alguns dos canais de melhor desempenho para marketing digital. No entanto, tenha em mente que os dados demográficos de seu cliente principal podem não estar de acordo com este gráfico, pois é uma média. Descubra o que funciona melhor para sua marca e oferece o melhor ROI. 

O marketing por email oferece consistentemente o melhor ROI de qualquer método de marketing digital para a venda de produtos, mas isso pode não ser verdadeiro para outras indústrias.

7. Forneça Valor Aos Seus Clientes E Exiba Conteúdo Importante Para Eles

Uma grande parte de qualquer estratégia de marketing digital é marketing de conteúdo. 

O conteúdo é mais do que apenas palavras em uma página da web. O conteúdo inclui cópia da web, postagens de blog, anúncios sociais e hashtags, vídeo e até fotos. É abrangente. Ao desenvolver uma estratégia que inclui essas formas de conteúdo para seus espectadores, você pode ter certeza de que está fornecendo a seus clientes o que eles desejam ver. 

Por exemplo, se você é uma empresa de artesanato, os vídeos que fornecem demonstrações sobre como concluir um projeto ou usar uma ferramenta de artesanato se provariam inestimáveis ​​para sua base de clientes. Durante a pandemia, parte do conteúdo de vídeo mais popular foi como fazer uma máscara facial de pano. Lojas de artesanato e fabricantes de tecidos que criaram vídeos sobre o assunto ou até tiraram fotos para mostrar instruções passo a passo desenvolveram conteúdos que trouxeram valor para seus clientes.  

Estas são maneiras de fornecer conteúdo de valor para seus espectadores pode valer a pena para sua empresa:

  • Os consumidores têm 131% mais chances de comprar de sua marca depois de ler ou visualizar conteúdo educacional em seu site.
  • Você pode gerar 3x mais leads usando uma estratégia de marketing de conteúdo sólida em comparação com a geração de leads pagos. Também custa 62% menos.
  • Depois de implementar uma estratégia de conteúdo sólida, as empresas descobriram que a qualidade dos leads gerados era melhor do que antes de implementarem um plano de marketing de conteúdo.

Pensamentos Finais

O marketing digital mudou completamente a forma como as marcas se comunicam com seus clientes e como os clientes encontram uma empresa com a qual fazer negócios. O impacto do marketing digital no crescimento dos negócios só continuará a crescer à medida que mais e mais marcas se tornarem digitais.

Se uma empresa carece de uma pegada digital sólida, isso prejudica seriamente sua capacidade de se comunicar com os clientes existentes e encontrar novos. A falta de presença digital também leva à falta de confiança na marca. No entanto, se uma empresa implementar um forte plano de marketing digital que cubra áreas como mídia social e marketing de conteúdo, isso pode ter um impacto positivo nos resultados financeiros da marca.