Uma mensagem exatamente deste encontro online e seu coração afundou – o começo de todo amor pode ser tão lindo. Mas, apesar de todos os sinais avassaladores de estar apaixonado, um sentimento repentinamente se espalha entre vocês dois: o medo de um novo relacionamento. Mas de onde vêm essas dúvidas e como você pode evitar que elas o dividam novamente?

O medo de um novo relacionamento pode ter vários motivos. Esteja você preocupado ou se seu encontro online de repente se desfizer, esse medo de compromisso o mergulha no caos emocional. Na maioria das vezes, ocorrem experiências ruins da infância, um relacionamento anterior ou problemas psicológicos. Acima de tudo, o medo de mais decepções ou da perda da própria autodeterminação orienta o afastamento.

O problema: tudo o que gostamos – incluindo um novo relacionamento – traz riscos. Um medo pronunciado é como uma frenagem de emergência: de repente, você não dá mais um passo, o alarme toca e você foge da situação. A boa notícia, entretanto, é que ter medo do apego não significa que você ou sua namorada não sejam capazes de se relacionar.

É assim que você pode lidar com o medo de novos relacionamentos

Em muitos casos, o medo de uma nova parceria é baseado em experiências antigas. Mas você deve ver isso como uma oportunidade: você pode aprender com os erros e nós crescemos com essas experiências drásticas. Você só pode olhar para o futuro por meio de uma aceitação básica e trabalhando seus antigos relacionamentos. A seguinte ajuda pode orientá-lo:

  • No início, você precisa deixar claro de onde realmente vem o seu medo de um novo relacionamento. Se você sabe por que não consegue se comprometer, uma coisa acima de tudo ajuda: Fale. Sinta-se à vontade para se manter aberto. Uma comunicação bem-sucedida cria compreensão e confiança.
  • Antes de se envolver em mais coisas, você também deve formular suas expectativas com precisão. O que você quer de um relacionamento, que compromissos você nunca quer fazer? Você pode adicionar cuidadosamente esses pontos ao seu encontro online e, assim, evitar possíveis decepções.
  • Mas não compare cada etapa do seu encontro com parceiros anteriores. Em vez disso, você deve considerar o que um relacionamento tem a oferecer. Abandonar o amor, a segurança e a confiança só porque tem medo de um novo relacionamento é definitivamente um preço alto demais.
  • Mas isso também não significa que você tenha que apressar as coisas. Sinta seu caminho para cima lentamente – com seu antigo parceiro você pode ter sido capaz de se deixar levar completamente às vezes; isso tem que ser aprendido de novo primeiro. Construir confiança leva tempo.
  • É por isso que agora você tem que sair ativamente da sua zona de conforto e se abrir para o seu par. Tenha uma visão panorâmica de sua situação e você perceberá rapidamente que seus medos podem não ser objetivamente justificados. Mesmo que seu impulso atual seja fugir, lute contra isso. Porque você leva seu padrão de comportamento com você quando muda para a ré. Infelizmente, você precisa enfrentar o seu medo para derrotá-lo.
  • Além disso, o amor próprio também é um mecanismo central para combater o medo de novos relacionamentos. Concentre-se em amigos, hobbies, sua carreira e aproveite sua vida de solteiro. Somente quando você está em paz consigo mesmo, há espaço para um relacionamento sem o medo de ter que abrir mão do controle. Você também sabe que não precisa levar a rejeição para o lado pessoal. Porque: você é ótimo!
  • Se nada disso ajudar e tiver que lidar com experiências particularmente traumáticas do seu passado, você nunca deve se esquivar de ir a um terapeuta. Na maioria dos casos, existem maneiras de se livrar de seus medos, desde que você aceite a mão amiga.

Seu namorado tem medo de um novo relacionamento

Se o seu encontro online de repente se retira e se afasta de você, pode ser o medo de novos relacionamentos. Ele ou ela percebeu que as coisas estão ficando mais sérias agora – e embora seu par aparentemente esteja procurando ativamente por um relacionamento, a bagagem emocional assume o controle. O que você pode fazer?

  • Dê um tempo : é difícil recuar durante os primeiros estágios do namoro, mas o que você mais precisa agora é de paciência. Não se apresse com o relacionamento e dê ao seu namorado o tempo de que ele precisa para construir confiança.
  • Falar ajuda : você pode se comunicar abertamente com a pessoa que está namorando, de modo que sinta que podem haver medos envolvidos. Mas tenha cuidado com julgamentos muito rápidos. Aborde este assunto de forma lenta e questionadora, afinal ele está falando sério.
  • Apenas esteja presente : uma parte importante de sua paciência é sinalizar claramente para seu parceiro em potencial que você está ao seu lado. Ele ou ela precisa exatamente dessa ajuda de você, especialmente em tempos de incerteza. Ao mesmo tempo, você não deve ser agressivo. Para pessoas com ansiedade de relacionamento, isso pode levar ao pânico e uma sensação de perda de controle.
  • Aceitação em vez de censura : segure-se com censuras ou ataques e não expresse grandes expectativas em relação ao seu encontro online. Você deve evitar com urgência qualquer coisa que possa restringir seu homólogo ou que possa fazê-lo se sentir ofendido.
  • Bons momentos : Concentre-se em fazer experiências positivas juntos. Mesmo se você não adormecer de braços dados após um encontro, todas as suas reuniões, cada telefonema e outros contatos aos poucos constroem confiança, sem surpresa.

O medo de um novo relacionamento não é um sinal de parada

Não é incomum estar apaixonado, mas com medo de um relacionamento. O amor o torna vulnerável, todos nós apenas temos que aceitar isso. Mas todas as experiências do passado pertencem exatamente a esse lugar – e renunciar a novas no futuro seria um preço alto demais, que esse medo exige no pior dos casos. Então, seu par e você tem que ser corajoso, você pode confiar no seu coração. Com bastante paciência, ele o guiará no caminho certo.