Está com o rabo cheio de trabalho, mas não consegue tirar os chinelos? Hoje vou mostrar por que isso acontece e como pode ser mais fácil se tornar mais produtivo.

Você certamente sabe que: sua lista de tarefas em sua cabeça mal é administrável, o relógio está correndo sem parar contra você e, ainda assim, você simplesmente não consegue agir. Assim, você vai para a cama dia após dia com a sensação nauseante de não ter avançado mais. Mas por que isso realmente acontece?

As razões para um trabalho improdutivo

Uma das principais razões pelas quais as pessoas simplesmente não conseguem prosseguir com seus esforços é que a agenda é muito longa . Claro, isso não garante tédio, mas você realmente não sabe como e com o que começar agora.

Se, por outro lado, a lista de projetos é administrável, muitas vezes falta planejamento. Por exemplo, você vai para a cama à noite, sabe o que mais tem que fazer, mas não realmente quando quer fazer o quê. Você apenas deixa que tudo aconteça no seu caminho.

Se também houver falta de disciplina, as coisas ficam complicadas. Rapidamente nos deixamos distrair com o smartphone, a TV ou todo o tipo de coisas, apenas para descobrir um pouco mais tarde que não avançamos mais. Para que você possa (com sorte) progredir melhor com seus projetos no futuro, reunimos alguns conselhos úteis que você pode aplicar imediatamente na vida cotidiana.

Dicas de produtividade para o dia a dia

1.) O que deve ser feito?!

Antes de trabalhar de forma significativa, você deve primeiro saber o que precisa ser feito. Costumamos falar de “toneladas de trabalho”, embora nunca tenhamos realmente colocado a quantidade em números com tanta precisão. Quanto é “muito”? Você tem 10 ou 20 coisas para fazer? Mais ou menos?

Você deve evitar não ter uma visão geral de suas tarefas. Porque a sensação de ainda ter que fazer toneladas de coisas sem tê-las claramente delineadas de forma alguma só o sobrecarrega inconscientemente.

Não importa o quanto você tenha que fazer: escreva as coisas individuais que precisam ser feitas! Anote isso, compre um quadro branco ou use uma lista de verificação digital para isso. Depois de fazer uma dessas coisas, você pode riscá-la da lista. Você também pode encontrar listas de tarefas gratuitas na área de download.

2.) Planeje de forma sensata e realista!

Um dos erros mais comuns é assumir responsabilidades demais e, como resultado, entrar em parafuso. Especialmente quando você está motivado, isso pode acontecer mais rápido do que você gostaria.

Portanto, antes mesmo de começar a trabalhar, tente criar um plano exato de quando e quando você deseja trabalhar em qual tarefa . Para isso, é fundamental que seus objetivos também sejam mensuráveis, ou seja, você até mesmo definiu quando sua tarefa será considerada concluída. 

3.) Foco!

Não importa quantas tarefas você definiu para um dia: Defina exatamente UMA tarefa principal para cada dia que você deseja se concentrar.

Para fazer isso, escolha a tarefa que é objetivamente mais importante e não aquela que você mais deseja fazer. Esta tarefa tem precedência sobre todas as outras tarefas e normalmente deve ser a tarefa com a qual você começa.

Mas: Faça pausas e mude para outra atividade se a tarefa principal não funcionar. Não se force até que você não consiga nenhum trabalho no final.

4.) Esteja descansado e em forma!

Conheça seu corpo. Faça experiências com a sua dieta : o que o deixa em forma, o que o deixa cansado (ver: alimento para o cérebro )? Teste se você é poderoso antes de ir trabalhar algum exercício. Seja para uma corrida ou uma ida à academia: sempre há tempo para 30-60 minutos de exercícios em algum lugar.

Descubra quanto sono você precisa e aperfeiçoe seu comportamento de sono lidando com os ciclos de sono , por exemplo , e evitando a fadiga causada por dormir muito nos dias de folga . Uma soneca de 30 minutos à tarde também pode ajudá-lo a ganhar uma nova motivação.

Tente beber mais durante o dia e, se possível, evite alimentos e bebidas que façam seu nível de açúcar no sangue subir rapidamente e cair novamente com a mesma rapidez.

5.) Comece bem preparado!

Antes de começar a trabalhar, certifique – se de ter reunido seu material de trabalho, feito seu café / chá e feito seus negócios.

Desta forma, você evita ter que interromper seu trabalho a cada 5 minutos por causa de algumas tarefas – supostamente tão importantes. Essas interrupções são, na maioria dos casos, apenas uma desculpa para não iniciar ou continuar com o trabalho real. Em vez disso, adie essas tarefas para intervalos fixos durante o trabalho, por exemplo, uma vez a cada hora durante 5 minutos.

6.) Aprenda a delegar!

Ao tentar tarefas sempre possíveis que você não necessariamente precisa nem mesmo delegar mais.

Como autônomo, gerente ou pessoa geralmente ambiciosa, você rapidamente cai na compulsão de fazer tudo sozinho, porque acredita que essa é a única maneira de manter o controle.

Isso então custa muito tempo que você poderia usar muito melhor. Muitas vezes é menos estressante, mais econômico e mais eficiente ter uma ou outra tarefa feita por terceiros do que ter que cuidar de você mesmo.

7.) Torne-se invisível!

Certifique-se de nem pensar em fazer outras coisas enquanto estiver no trabalho. Verifique seus e-mails apenas em horários selecionados (por exemplo, 3-4 vezes por dia) e envie seu telefone celular para outra sala enquanto estiver trabalhando. Por quê?

Enquanto isso, o cientista Adrian F. Ward mostrou em um estudo que um smartphone ao nosso alcance reduz drasticamente nosso desempenho .

Não porque alguns raios sejam responsáveis ​​por isso, mas puramente pela razão de que muitas vezes nos deixamos levar para olhar os ajudantes eletrônicos nele. Você provavelmente conhece a si mesmo, certo?
Portanto, mesmo que você tenha dificuldade em acreditar nisso: O mundo continua e seus amigos provavelmente não discarão o número de emergência imediatamente se você não estiver disponível por 2 a 3 horas .

8.) Continue!

Use momentos em que você está “no fluxo” . Se você está se saindo bem com uma tarefa específica, continue se possível.

Não faz muito sentido fazer um corte no auge de sua produtividade (e talvez criatividade) e passar para uma tarefa totalmente diferente.

Tente ouvir um pouco os seus sentimentos . Você está pulverizando criatividade, está apenas absorvendo novo material de aprendizagem ou nem percebeu como o tempo passou? Então aproveite e continue, se possível.

9.) Não se distraia!

Mentes criativas estão sempre agitando. Novas ideias, projetos e visões continuam surgindo em sua cabeça e você gostaria de implementar imediatamente. Acredite em mim, eu sei disso muito bem.

No entanto, você deve ter cuidado para não perder o fio do seu trabalho real. Se você tiver uma ideia nova e interessante enquanto trabalha, escreva-a . Se você encontrar algo interessante (ou mesmo desnecessário, mas engraçado) na internet, marque-o .

Por mais difícil que possa ser para você na situação: Tudo o que não está relacionado ao tópico atual agora é tabu e tem que esperar.

10.) Aprenda com seus modelos!

apenas a partir de seus modelos de comportamento. É como em todas as outras áreas da vida: não se oriente para as pessoas que lhe dizem algo, mas que não podem fazer por si mesmas.

Veja como seus modelos de comportamento organizam sua vida cotidiana e que truques eles usam para se disciplinar. Se possível, converse com eles e peça conselhos. A maioria ficará feliz em compartilhar seu conhecimento com você.
Se você não tiver esses modelos em seu ambiente pessoal, leia biografias de personalidades que o inspiram. Então você pode se desligar um pouco com um bom livro e quem sabe até aprender alguma coisa para o seu dia a dia.

11.) Encontre pessoas que pensam como você!

Não importa quais sejam seus objetivos, aqui está uma das dicas mais eficazes: Encontre pessoas que pensam da mesma forma que você e que também têm objetivos ambiciosos.

Qualquer pessoa que já se exercitou junto com um parceiro conhece muito bem os efeitos positivos disso. Juntos, somos mundos mais produtivos do que sozinhos. O mesmo se aplica a grupos de aprendizagem na escola e na universidade, bem como ao trabalho em equipe .

Reúna pessoas que pensam como você na vida que irão inspirá- lo e, no caso de falhas de motivação, puxá- lo junto Sob nenhuma circunstância deixe que os pessimistas ou os importunadores o influenciem.