O relacionamento foi há um tempo atrás, mas os pensamentos atormentadores na forma de sentimentos de culpa persistem após o rompimento. Você terminou porque sabia que não adiantava mais. Mas, ao mesmo tempo, você decepcionou um ente querido e se pergunta: “Teria funcionado se eu tivesse agido de maneira diferente?” A compaixão é compreensível. Mas por que temos uma consciência pesada e como nos livramos dela?

Por que me sinto culpado após a separação?

Afinal, não há dúvida de que o relacionamento também teve lados lindos e é desses que a gente ainda mais sente falta depois do relacionamento final. A primeira coisa que você deve entender é por que você se culpa pelo amor quebrado.

1. Alegações após a separação por remorso e insegurança

É sua culpa que o relacionamento terminou ? De alguma forma, isso certamente é verdade. Mas uma parceria requer duas pessoas – e a separação também. É natural que você se sinta culpado agora, afinal, você é uma pessoa compassiva. Você se pergunta se pode ter agido mal com o seu ex-parceiro ou se não deveria acabar com isso .

Tenha cuidado : especialmente se você terminou, há boas chances de seu ex-parceiro se apresentar como uma vítima e empurrá-lo para o papel de autor do crime.

2. Sentimentos de culpa após terminar por mau comportamento

Mas a simpatia pelo ex-parceiro também pode vir de um canto completamente diferente – porque talvez você tenha se comportado simplesmente errado durante o relacionamento ou nos momentos de separação e atualmente não consegue encerrá-lo. A falta de apreço, por exemplo, pode acabar sendo um assassino absoluto de relacionamento , mas um caso também leva, em muitos casos, ao fim da parceria. Os sentimentos de culpa após a separação podem ser derivados dos próprios erros cometidos por alguém.

Como faço para deixar a culpa para trás após a separação?

Mas uma coisa fica clara mesmo depois do rompimento: acusar a si mesmo raramente faz sentido. Felizmente, existem algumas maneiras de superar as dúvidas irritantes sobre o relacionamento e o namoro .

1. Fale com o seu ex-parceiro

Claro, às vezes é mais fácil se separar rapidamente e traçar uma linha final. Mas se você se sentir culpado após o rompimento, pode fazer sentido buscar uma troca com seu ex. No rescaldo, não deve haver mais nada entre vocês. O objetivo é sempre se separar em boas condições e tratar uns aos outros com respeito.

Dica : se você não se sentir pronto para uma conversa, você também pode escrever uma carta. Então você terá tempo suficiente para organizar seus pensamentos e se manter justo. De qualquer forma, uma discussão após o rompimento é útil para dizer adeus emocionalmente.

2. Peça desculpas

Pedir desculpas pode ser útil se você agiu mal. É claro que o orgulho é muito grande nessa situação, mas os sentimentos de culpa irão pegá-lo novamente após o rompimento, se você não admitir as preocupações para si mesmo. Ao fazer isso, lembre-se de que as ações erradas são humanas e não fazem de você uma pessoa má. Aqueles que têm força e força para admitir seus próprios erros e não se orgulham de se desculpar por eles mostram grandeza.

É bom saber : você não pode influenciar se seu ex-parceiro aceitará o pedido de desculpas – mas sua consciência está pura depois de um sincero “sinto muito”.

3. Perdoe a si mesmo

Com ou sem um pedido de desculpas, agora é a hora de se perdoar. Nem todo amor é feito para a eternidade e especialmente após o fim final, você deve aprender a aceitar isso e se concentrar em si mesmo novamente. Lembre-se dos problemas de relacionamento e de todos os compromissos que você teve que fazer pelo seu ex – aqueles dias acabaram agora. Concentre-se apenas em si mesmo.

Os sentimentos de culpa após o rompimento também podem vir do fato de que você se tornou fortemente dependente do seu parceiro – agora você pode substituir esse sentimento pela auto-estima.

Lembre – se : depois de se despedir, você é responsável por si mesmo e não pelo seu ex-parceiro.

4. Crie distância

Depois de esclarecer qualquer ambiguidade, é hora de se distanciar de seu ex-parceiro. Não é fácil aceitar a separação quando você está em contato constante e não consegue se soltar. Mostre claramente que a parceria acabou para você. Não deixe que ele o coloque sob seu feitiço novamente. Sexo com o ex é claramente um tabu, porque não seria justo com ele criar falsas esperanças. Deixe claro para você e para o outro por que vocês dois não têm um futuro juntos. Desenhe limites claros para evitar parênteses intermináveis.

Importante : Voltar para o seu ex por causa de um remorso não o ajuda – apenas aumenta o sofrimento de ambos os lados.

5. Aprenda com os sentimentos de culpa após a separação para o futuro

Não é incomum que as parcerias se rompam. Mas são precisamente essas experiências que o preparam para novas seções e podem torná-lo uma pessoa melhor. Portanto, tome o seu tempo e analise o que aconteceu e tire conclusões pessoais valiosas disso. Seja claro sobre suas acusações após o rompimento e coloque-as fora do caminho para que você possa assinalar este passo e aprender com ele para o futuro.

Conclusão: Sentimentos de culpa após a separação podem ser resolvidos se você os enfrentar

Sentimentos de culpa nunca são bons, mas às vezes eles têm seu lugar no final de um relacionamento e podem ajudar a superar a saudade . Aqui estão as dicas mais importantes em resumo:

  • Certifique-se de entender por que a parceria falhou
  • Pense nas razões de seus sentimentos de culpa
  • Limpe as coisas não ditas do mundo
  • Seja justo e respeitoso com seu ex
  • Feche o relacionamento e mantenha distância
  • Não tenha pressa e aprenda a amar a si mesmo novamente

Há uma coisa que você nunca deve esquecer durante o período doloroso após um relacionamento: o fim é apenas a porta para novas aventuras e capítulos na vida. No entanto, você deve reservar um tempo suficiente para se reconciliar com o passado e lidar com suas auto-reprovações após o rompimento. 

Lembre-se de que você pode se desculpar por transgressões, discutir problemas que deixou para trás e não precisa ser persuadido da culpa de nenhuma outra forma Um novo relacionamento certamente virá depois do rompimento – e se você tirar as conclusões certas de casos de amor anteriores, estará bem preparado para encontrar um novo amor.