Assim que o ano novo está chegando, derrubamos nossas resoluções, metas e planos, apenas para descobrir depois de um curto tempo desiludidos por termos falhado novamente. Aqui, mostramos como você realmente pode fazer isso desta vez.

Quanto mais o ano se aproxima, maiores são as promessas e resoluções que fazemos a nós mesmos e ao nosso meio social. Um gostaria de finalmente parar de fumar, o outro gostaria de fazer mais esporte e o próximo gostaria de comer de forma mais saudável a partir de agora.

Em poucos casos funciona. Na maioria das vezes, as resoluções de ano novo já falharam antes que a folha do calendário de janeiro fosse rasgada, mesmo que remotamente. Este efeito pode ser observado todos os anos no estúdio de fitness em particular. Pouco depois da véspera de Ano Novo, os estúdios estão explodindo: vários novos membros garantem vendas e longos tempos de espera nos aparelhos. Mas um mês depois, a maioria deles não está mais lá. As estatísticas mostram que 60% de todos os membros da academia são inativos , então não treine, apenas pague.

Um estudo da forsa revelou as resoluções de Ano Novo mais populares dos alemães:

  1. Evite / reduza o estresse (62%)
  2. Mais tempo para a família (61%)
  3. Mais esportes, mais exercícios (59%)
  4. Mais tempo para você (51%)
  5. Alimente-se de maneira mais saudável (51%)
  6. Perder peso (35%)
  7. Seja mais econômico (31%)
  8. Menos televisão (18%)
  9. Menos PC / smartphone (16%)

Mas por que, no final das contas, deixamos de implementar essas resoluções?

Boas resoluções devem ser realistas

Freqüentemente, falhamos – seja no Ano Novo ou em geral – simplesmente porque nossos objetivos são completamente irrealistas. É o caso, por exemplo, se o fumante – que antes consumia de 8 a 20 cigarros por dia – resolver não fumar a partir de agora ou se a pessoa que não pratica esporte desde o início das aulas Quer ir para a academia 3 vezes por semana.

Deve ficar claro que isso só funcionará em poucos casos. Nossa vida é moldada por hábitos , ou seja, automatismos que estão firmemente ancorados em nosso cérebro. Não podemos mudar isso da noite para o dia.

A solução é: peça por peça

Não tente fazer tudo de maneira diferente durante a noite e mudar sua vida diretamente em 180 °. Em vez disso, proceda sistematicamente e estabeleça metas intermediárias. Em vez de parar imediatamente, reduza o número de cigarros que fuma todos os dias, semana após semana. Em vez de querer se tornar um fanático por esportes durante a noite, é melhor aumentar o número de suas unidades de treinamento de mês para mês.

Esta abordagem tem duas vantagens decisivas : por um lado, esses objetivos menores são muito mais fáceis de atingir, pois permitem flexibilidade, e por outro lado, você pode usá-los para fornecer experiências mentalmente importantes de realização com muito mais rapidez . Objetivos tão pequenos, mas realistas, em vez de querer se livrar de todos os maus hábitos!

Apenas resoluções SMART podem ser implementadas

Na maioria das vezes, quando você pergunta às pessoas sobre metas, você recebe algum tipo de resposta insatisfatória. “Eu quero fazer mais esporte.” ou “Quero fazer mais da minha vida” são frases típicas. Claro, tais esforços devem ser elogiados e apoiados; não apenas como resoluções de ano novo. Mas, no final, eles não dizem absolutamente nada (é por isso que os propagamos para o mundo exterior precisamente desta forma).

Quanto é “mais esporte”? Uma vez porque você não fez nada este ano? 10 vezes? 20 vezes? E com o que “fazer mais da minha vida” está realmente relacionado? Você quer mais tempo para seu parceiro, seus amigos? Você gostaria de seguir uma carreira ou continuar seus estudos?

Por mais provocativas que essas declarações possam soar para uma ou outra: Metas / resoluções devem ser específicas (o que você quer?), Mensuráveis ​​(o que exatamente em números?), Atraentes para você, realistas (veja acima) e oportunas (até quando você quer isso?)) ser; também conhecido como método SMART.

Por exemplo: “Quero perder 8 kg no início do verão porque quero muito vestir minhas roupas favoritas de novo.” Este objetivo é específico (perder peso), mensurável (10 kg), atraente (poder voltar a vestir a sua roupa preferida), realista (8 kg em 6 meses) e cronometrado (até ao início do verão).

Não há muitas resoluções de uma vez!

Outro erro que tendemos a cometer no final do ano é fazer muito de uma só vez. Por exemplo, pratique mais esportes, coma menos, pare de fumar, assista menos TV , leia mais e passe mais tempo com a família.

Isso é muito bom! Porque se você perceber depois de um curto período de tempo que não está implementando todos os seus planos, isso inevitavelmente o arrastará para baixo e rapidamente fará com que seus outros planos também se esgotem. Então você não conseguiu de novo.

Portanto: um por um!

Pense em qual é o seu objetivo mais importante e defina-o como seu plano para o futuro próximo. Por exemplo, se você pratica mais esportes, em algum momento você desejará repensar automaticamente sua dieta ou limitar o fumo. Certifique-se – como mencionado acima – de que seu primeiro objetivo seja realista e não completamente utópico.

Somente quando você implementa este projeto, você define uma nova meta. E não importa quando; o que nos leva ao último ponto:

Não há boas resoluções no novo ano!

Não nos iludamos: fazer certas coisas que gostaríamos de mudar para o Ano Novo não passa de uma farsa, uma encenação hipócrita. Por que só no ano novo e não a partir de segunda, a partir de amanhã ou mesmo a partir de agora? Muito simplesmente: porque geralmente não queremos e temos a oportunidade de adiar tudo.

Você não tem nenhuma vantagem em implementar suas resoluções no início do ano e não receberá uma medalha a mais por isso. Pelo contrário, na verdade você está apenas mostrando que não queria mudar nada nos outros 365 dias do ano. “No próximo ano finalmente estarei XY ..” soa muito melhor do que “amanhã”; precisamente porque, na melhor das hipóteses, ainda faltam meses.

Então: não converse, faça!

Pare de trabalhar em seus objetivos em determinados dias. Comece hoje e mais rápido você terá sucesso. Quem espera até o Ano Novo com suas resoluções, na verdade não tem interesse em mudar nada. E você definitivamente não deveria ser uma dessas pessoas.

O melhor momento para implementar um projeto é O momento em que o desejo ardente surge em você. Então agora.

Resumo

Assim que um ano termina, muitas vezes nos enfrentamos com metas e projetos. Essas resoluções para o Ano Novo são alcançadas apenas em casos raros, já que geralmente são abordadas de forma completamente errada.

Para concretizar os seus objetivos, é necessário, por um lado, que estabeleça objetivos realistas na forma de etapas, em vez de querer mudar tudo da noite para o dia. Além disso, não deve haver muitos objetivos ao mesmo tempo, caso contrário, você pode desistir se um dos objetivos ameaçar falhar. Objetivos reais também devem ser claramente definidos, o que você pode melhor garantir com o método inteligente.

Por último, mas não menos importante, você deve estar ciente de que tomar decisões de ano novo é sempre um adiamento, uma desculpa, no final. O trabalho em seus objetivos não deve começar no ano novo, mas deve ser um processo contínuo que o acompanha ao longo do ano.