Relacionamento: Sim!, Relacionamento: Não! Em um relacionamento liga-desliga, pelo menos um dos dois parceiros pressiona alternadamente o botão imaginário. O fenômeno é observado em casais que se separam e se reencontram sempre. Mas por que as pessoas se expõem repetidamente a situações de parceria tão instáveis?

Queremos explicar as razões para essa interação estressante de separação e reconciliação e mostrar a você a psicologia associada aos relacionamentos on-off. Não se esqueça de se informar sobre as dicas a seguir nas duas soluções diferentes.

5 gatilhos para o constante vai e volta dos relacionamentos

Existem causas psicológicas complexas que levam as pessoas a preferirem se envolver em uma parceria de mudança a ter um relacionamento feliz ou a permanecer sozinhas. A psicologia vê as causas dos relacionamentos on-off em medos, desejos, necessidades e anseios inexplicáveis.

Muitos relacionamentos on-off são caracterizados por uma dinâmica de casal, na qual os parceiros são pegos em um ciclo exaustivo de demanda e retraimento. Frequentemente, trata-se de necessidades diferentes de proximidade e distância. Às vezes, no entanto, a confiança também foi abusada e, embora os parceiros queiram tentar um novo começo, o passado doloroso os atrapalha. Também é comum esperar por mudanças no comportamento que são prometidas, mas não ocorrem. Independentemente das inúmeras razões, os relacionamentos on-off sempre têm em comum que se esforçam, drenam suas forças e, muitas vezes, acabam impedindo um verdadeiro recomeço com um parceiro com quem um relacionamento realmente feliz seria possível.

Explicaremos em detalhes quais são as causas.

1. O tempo limite

É essa ruptura sinistra no relacionamento que coloca muitos casais em um relacionamento intermitente. Como regra, uma pausa muitas vezes parece ser a última solução quando uma crise se torna quase insuportável. A palavra sugere a opção de se reconectar com o amor depois de um certo período de convivência. No entanto, não há evidências estatísticas de que tal método salve a parceria. Para alguns, um novo começo aguarda no final, para outros a entrevista de separação final. Se os tópicos permanecerem sem solução, a frequência do status ligado-desligado pode aumentar.

2. O problema de proximidade e distância

O anseio por um vínculo íntimo e independência ao mesmo tempo é um tópico que provavelmente resultará em muitas parcerias como uma reação a problemas de relacionamento. As principais questões são: Quanta proximidade você tolera para não se sentir constrangido? Quanta liberdade você se permite sem se distanciar completamente um do outro? Casais que  lutam especialmente com esse  problema de proximidade-distância entram na mecânica de um relacionamento on-off mais rapidamente do que outros.

3. A dependência do ex-parceiro

Você simplesmente não pode esquecer seu ex. Mesmo que já tenha passado algum tempo desde o fim do seu amor, ele ou ela ainda está presente em sua vida. A tentativa desesperada  de chegar a um acordo com o passado por meio de  novos relacionamentos após o rompimento costuma ser um bom terreno fértil para um relacionamento intermitente. Você não enfrentou completamente  as fases  apaixonadas porque sempre anseia por um novo vínculo. Vícios não ajustados podem dar um grande impulso a essa montanha-russa de emoções.

4. Narcisismo

Um  parceiro narcisista  leva o outro ao vício. No início, ele vai inundar você com palavras e promessas que todos querem ouvir. Mas quando se trata das próprias necessidades da pessoa, você é  emocionalmente chantageado  ou mesmo desvalorizado. Se um narcisista perceber que você está olhando por trás dessa máscara e deseja se libertar da constelação, ele aplicará todas as estratégias para poder controlá-lo ainda mais – por exemplo, por meio de um relacionamento mutável.

5. Distúrbios de apego

A incapacidade de se relacionar  e os  medos de apego  podem muitas vezes originar-se de traumas da infância e determinar significativamente a psicologia dos relacionamentos on-off. O medo da perda o obriga a se apegar ao parceiro mais do que gostaria. Uma vez que muitas pessoas sabem sobre essas fobias, você prefere abrir mão de uma parceria estável imediatamente. É a falta de compromisso que significa que as pessoas com uma forma pronunciada de transtorno de apego se envolvem em um relacionamento mutável mais rapidamente.

Que recomendações de ação existem dependendo da situação?

O vaivém na montanha-russa de emoções não deve se tornar um estado permanente. Portanto, damos alguns conselhos sobre como você pode sair desse ciclo interminável para trazer o relacionamento de volta a uma posição inicial positiva ou quando você deve finalmente encerrar um relacionamento on-off.

1. Quando termina “On” e “Off”?

O vaivém na montanha-russa de emoções não deve se tornar um estado permanente. Portanto, damos alguns conselhos sobre como você pode sair desse ciclo interminável para trazer o relacionamento de volta a uma posição inicial positiva ou quando você deve finalmente encerrar um relacionamento on-off.

Fala

O vaivém na montanha-russa de emoções não deve se tornar um estado permanente. Portanto, damos alguns conselhos sobre como você pode sair desse ciclo interminável para trazer o relacionamento de volta a uma posição inicial positiva ou quando você deve finalmente encerrar um relacionamento on-off.

Seja consistente

Persistir até o fim do relacionamento é particularmente difícil depois de um relacionamento que atravessa uma montanha-russa de emoções. No entanto, depois de esclarecer seus sentimentos e a falta de amor, você deve se ater à sua etapa de finalmente terminar o relacionamento que liga-desliga. Você pode ter certeza de que mais um vaivém não trará nenhuma mudança.

Desmarque “off” para unilateralidade

Você está infeliz no amor ? E seus esforços unilaterais dão em nada porque a outra pessoa não retribui o seu amor? Não é uma base significativa para um relacionamento de longo prazo! Seja corajoso e concentre-se inteiramente em si mesmo primeiro. Só então você estará pronto para um novo parceiro novamente.

Muitos problemas de relacionamento

Se você perder o amor de vista por causa de todos os problemas, empurre o botão para “desligar”. Se muitos tópicos afetados negativamente entram em foco, o que leva a conflitos repetidamente, apenas a frustração surge no longo prazo. A declaração de guerra contra a mudança de parceria é, portanto: Melhor um fim com horror do que horror sem fim!

Chega de autodeterminação

O relacionamento on-off empurrou você para um canto onde você não é mais você mesmo? Então vamos embora! Uma parceria deve funcionar igualmente e em pé de igualdade. Não se deixe ser determinado pelos outros. Esse amor pode até deixá-lo doente no longo prazo. Aconselhamos você a encerrar definitivamente essa forma de relacionamento on-off.

2. Um relacionamento on-off pode ser salvo?

Mesmo que a mudança entre separação e reconciliação tenda a ter um gosto residual negativo, seu relacionamento ainda pode ser salvo se os seguintes aspectos forem mais importantes.

Existe um acordo básico

Se você perceber que está de acordo na maioria dos pontos em seu relacionamento mutável, já existe um bom clima que ajuda a melhorar o relacionamento on-off. O aconselhamento de casais, por exemplo, muitas vezes pode fornecer clareza e apoiar o processo. As chances são boas de que a interação seja direcionada para um relacionamento constante e harmonioso por meio de suporte profissional.

Você tem sentimentos um pelo outro

Apesar das circunstâncias adversas, vocês ainda se amam. A base emocional ainda é a pedra angular número um para uma parceria que funcione. Portanto, concentre-se mais em seus sentimentos um pelo outro. Oculta outros fatores perturbadores que querem “desligar” o relacionamento.

Há melhorias à vista

A probabilidade de você encontrar uma saída positiva para um relacionamento entre duas pessoas é dada se ambos os parceiros demonstrarem disposição para trabalhar construtivamente no vínculo mútuo. Se você já está trabalhando em medidas de melhoria, é alta a probabilidade de que o botão do amor permaneça na posição “Ligado”.

Conclusão: ligado ou desligado? Tome uma decisão e segure-a

Em última análise, um relacionamento on-off contínuo envolve a tomada de uma decisão final. Se o amor não pode ser salvo de dentro, isso não significa o fim do mundo. Porque em todo fim há também um começo. E em uma nova parceria, ao invés de estresse constante, ele pode lhe dar a estabilidade que você gostaria de ter. Talvez a alavanca permaneça em “On” para sempre.