Com medo do amor? Eu não! A pessoa certa ainda não estava lá. E eu sinto muito por ter que beijar vários sapos primeiro, então prefiro ficar sozinha até o príncipe chegar. Não estou pronto para um relacionamento sério ainda. Esses pensamentos parecem familiares para você? Ou talvez você tenha se apaixonado recentemente, mas tem medo de um relacionamento e não ousa revelar seus sentimentos ao outro?

Talvez, mesmo depois do último relacionamento fracassado, você tenha pensado resignadamente: “ Simplesmente não consigo me relacionar .” Todas essas situações podem ser indicações desse sentimento subliminar.

3 razões comuns para o medo de se apaixonar

Pode haver vários motivos pelos quais você sente medo do amor. Muitas vezes é baseado em experiências anteriores. Se você se vê como incapacitado ou um  misto  , pode ajudar se perguntar do que exatamente você tem medo. Os motivos mais comuns são o medo de se machucar e o medo de perder algo.

O medo de ser magoado pelo amor

Quem ama é vulnerável. A opinião da outra pessoa de repente se torna infinitamente importante. A rejeição seria uma catástrofe e a confiança está em ruínas. A maneira de  admitir a necessidade de  ajudar com a falta de amor e de voltar à alegria da vida é longa e rochosa. Portanto, é melhor salvar-se de tudo e não permitir que grandes sentimentos surjam em primeiro lugar. Pena! Porque assim você está abrindo mão de tantas oportunidades de ser feliz de coração.

O medo de perder a liberdade e a individualidade

Qualquer pessoa que tem medo do amor pode pensar que um relacionamento muda tudo. Toda a sua vida vira de cabeça para baixo e você é forçado a fazer concessões repetidas vezes. A espontaneidade se perde e você tem que fazer acordos o tempo todo. No final, não existe mais um “eu”. Quem odeia essa ideia vai se defender internamente contra qualquer relacionamento e optar pela suposta liberdade e individualidade. O medo de perder algo também pode ser o pano de fundo do medo do apego. Não há mais flertes, não há mais autoafirmação, não há mais aventuras. “Dê-me mais tempo!” Ou “Ainda não estou pronto para um relacionamento sério” são frases típicas quando sua contraparte tem medo de se apaixonar.

O medo de ser abandonado

Qualquer pessoa que foi  solteira permanente  e finalmente encontrou o parceiro dos  sonhos, muitas vezes fica com medo de perder seu ente querido novamente. Especialmente quando a autoconfiança não é particularmente forte, surge rapidamente o medo de que desapontemos as expectativas do outro. A  ansiedade da separação  é inevitável, falhamos, não somos amáveis. Você prefere não se envolver no relacionamento. Assim, você não tem que varrer laboriosamente os fragmentos da autoimagem. Você tem medo do amor porque já pode ver seu fim chegando.

Lute contra o medo do amor com essas dicas

O medo é um instinto básico que protege as pessoas e, portanto, é basicamente uma coisa boa. Estar apaixonado, mas ter medo de um relacionamento nos impede de ter experiências bonitas e gratificantes. Portanto, derrotar esse sentimento só pode nos deixar mais felizes. Enfrente isso! As estratégias a seguir podem ajudá-lo com isso.

  1. Reforçar a autoconfiança contra o medo do amor : Só quem se ama pode permitir-se ser amado. Provavelmente não é a primeira vez que você ouve isso, mas é absolutamente correto: quando você está em paz consigo mesmo, perde a ideia de não ser capaz de atender às expectativas de seu parceiro. Você sabe que é adorável como pessoa e não se pergunta como alguém pode se apaixonar por você em primeiro lugar. Se você quer perder o medo do amor, primeiro deve permitir o amor para si mesmo.
  2. Pesquisando medos : Admita a si mesmo que está apaixonado, mas tem medo de um relacionamento e não suprima o sentimento com o pensamento “Eu só preciso da minha liberdade!” Pergunte a si mesmo do que exatamente você tem medo e quão realista é que isso seja A situação realmente ocorre. O que você ganha com as táticas de evasão, o que o protege e o que você perde? Vale a pena? O medo do amor é baseado em experiências ruins e mágoas do passado? Em seguida, pergunte-se qual era o  problema do relacionamento  e qual era exatamente a causa. Às vezes, medos profundos têm suas raízes na infância. Talvez seus pais tenham discutido muito ou feito você sentir que precisava conquistar o amor deles primeiro?
  3. Fale, fale, fale : Se você tem medo do amor, pense no que está te impedindo da grande aventura. O que você acha que “tem que” fazer em um relacionamento? De quais supostas compulsões você foge? Fale com alguém de sua confiança ou com seu parceiro sobre isso! Certamente, esse medo acaba sendo infundado.
    • Dica:  Se, por outro lado, você sente que precisa se dobrar para ter um parceiro, você deve terminar este  relacionamento porque a pessoa não combina com você.
  4. Descarte pensamentos negativos : qualquer pessoa que tem medo de se apaixonar muitas vezes tem pensamentos negativos como “Ela é muito boa para mim e vai me deixar de qualquer maneira” ou “Por que ele deveria me notar?” treine-os ativamente com o pensamento positivo. Tenha um ponto de vista diferente. Isso pode parecer estranho para você no início, mas com o tempo um novo padrão de pensamento se solidifica e você passa pela vida de forma mais otimista. Em vez de pensar: “Ela vai me deixar de qualquer jeito”, você pensa: “Estou curioso para ver aonde essa jornada vai levar”.
  5. Com medo do amor? Para pular na água fria! : Junte toda a sua coragem e embarque na grande aventura. Você tem pouco a perder e muito a ganhar! Uma verdadeira parceria liberta você, amplia seus horizontes e permite que você cresça. Limitações e compulsões não pertencem a um relacionamento amoroso. Portanto, não tenha medo de se apaixonar: pular no fundo do poço definitivamente vale a pena!

Conclusão: Superando o medo do amor – é assim que você pode fazer

Quem quer um relacionamento amoroso, mas também tem medo de se apaixonar, enfrenta um verdadeiro dilema. A falta de autoestima devido a experiências ruins no passado, preocupações em perder a independência ou perder algo podem ser os gatilhos. É uma pena, porque com essa tática de evitação você não se protege, mas exclui o grande amor de sua vida. A sensação de estar tão perto de alguém que vocês podem se entender sem palavras. Ter alguém com quem rir das mesmas coisas, com quem se aventurar ou com quem relaxar. Vale a pena enfrentar e superar seu medo do amor.

Você pode se ajudar com estas estratégias:

  • Fortaleça sua autoconfiança e tenha certeza: você é adorável.
  • Explore seus medos: onde eles têm suas raízes?
  • Compartilhe seus medos sobre relacionamentos.
  • Afaste as expectativas e pensamentos negativos e pense com mais otimismo.
  • Tomar a iniciativa! Você não tem nada a perder e tudo a ganhar.

Não é fácil vencer o medo de se apaixonar e de um relacionamento estável. Mas com um pouco de coragem e otimismo, você definitivamente conseguirá. Está em suas próprias mãos.