À primeira vista, pode parecer apenas timidez persistente nos homens, mas muitas vezes esconde uma experiência traumática mais profunda: o medo das mulheres. Um fenômeno que não é incomum no mundo masculino. Muitos representantes do suposto “sexo mais forte” mostram então fraqueza quando se trata de conhecer mulheres, de se dirigir a elas ou até de iniciar um flerte. 

No entanto, esse fenômeno não se expressa apenas no contato ao vivo. Mesmo em plataformas de namoro, onde o aumento da privacidade é garantido, muitos homens se sentem inseguros quando se trata de flertar online.
Queremos chegar ao fundo desse medo e dar-lhe algumas dicas e soluções sobre como você, como homem, pode superar seu medo das mulheres.

O que é o medo das mulheres? Quais são as razões para isso?

O termo técnico para esse fenômeno é ginofobia e descreve o medo das mulheres que muitas vezes se tornou patológico nos homens. Isso significa que, ao longo de suas vidas, os homens construíram blocos de distanciamento cada vez maiores ao lidar com as mulheres, quando se trata de tratá-las. Pode até ir tão longe que os homens geralmente não se sentem confortáveis ​​na presença de mulheres. 

Muitas vezes, os homens tímidos sabem não sobre o que falar com as mulheres, comportam-se de maneira estranha ou tentem sair da situação o mais rápido possível. Esse medo surge especialmente quando os homens tendem a se interessar pelo sexo oposto, mas não querem correr o risco de rejeição ou decepção. No entanto, a ginofobia não significa necessariamente que exista uma forma de misoginia, mas em casos extremos também pode levar a ela.

Frequentemente, a causa da ginofobia pode ser atribuída a experiências negativas da puberdade, ou seja, o momento em que você começa a se interessar pelo sexo oposto. Por exemplo, se você foi exposto na frente de meninas quando jovem ou humilhado por uma menina na presença de outras pessoas, pode ser uma experiência drástica que moldará sua sexualidade décadas depois. Certamente você pode desenvolver sentimentos por mulheres depois, mas devido ao trauma da infância você não ousa dar o próximo passo para não passar pela mesma situação ou por uma situação semelhante novamente.

É assim que você pode perder seu medo das mulheres

Na primeira etapa, você deve aprender a reconhecer o medo e a aceitá-lo. Permita-se que possa ter dificuldades no primeiro contato com o sexo feminino. Somente quando você aceita seu medo das mulheres, segue o próximo passo: o confronto. Faça mais – de preferência todos os dias – em situações em que possa conhecer mulheres (em um café, na padaria, no cabeleireiro, etc.). 

Fale com as mulheres, por exemplo, pedindo-lhe horas ou direções e, em seguida, diga obrigado. Se em algum momento você parar de suar e gaguejar durante o exercício, o terceiro passo é cumprimentá-lo. Comentários como “A propósito: lindo vestido!” Ou “Uau! Sapatos bonitos ”não apenas deixam uma impressão duradoura em sua contraparte. Eles garantem que o primeiro contato será sempre guardado como uma experiência positiva para você. 

A última etapa é: praticar no Conversa fiada . Por exemplo, pergunte onde a mulher comprou seu vestido. Em um café, você pode perguntar se ela está aqui com mais frequência. Uma pergunta sugestiva como “Não nos conhecemos de algum lugar?” Também pode ser um pequeno truque para começar a conversa fiada.

Dicas sobre como superar o medo das mulheres ao namorar e flertar online

Em princípio, o  namoro online não é muito diferente do que na natureza. Em muitos portais de namoro, no entanto, o perfil oferece proteção suficiente contra exposição ou humilhação. Ainda assim, tudo depende de você. Aqui estão alguns passos que você pode seguir para superar seu medo das mulheres enquanto flerta online.

1. Dê o primeiro passo

“Eu não procuro, eu me deixo ser encontrado” – você não irá muito longe com o namoro online com esta estratégia. Não adianta: aqui também é importante dar o primeiro passo. Tome a iniciativa independentemente de sua própria imagem e se você pode agradar a outra pessoa ou não. Quem não arrisca não petisca.

2. Comece com um elogio

Evite frases sem sentido como “Ei” ou “Bem, como vai você?” No primeiro contato. Você não receberá nenhuma resposta a essas solicitações. Comece o bate-papo com um elogio como “Uau, essa é realmente uma foto de perfil muito atraente” ou “Seus hobbies parecem muito empolgantes”. Faça sua contraparte se sentir especial ou única.

3. Escreva emocionalmente

Se você atingiu o nível de conversa fiada, a principal coisa a fazer é dar à conversa uma certa dose de emoção. Conversas banais sobre o tempo ou entrevistas com perguntas e respostas não combinam bem com as mulheres. Em vez disso, eles respondem a uma conversa emocional. Então, compartilhe o que o entusiasma no perfil da mulher. Use smileys e emojis para adicionar humor e emoção ao flerte.

4. Não desanime

Não enterre a cabeça na areia se não sair do jeito que você quer na hora. Se um flerte online não foi promissor, obrigado pela experiência e clique no próximo perfil que mais lhe convier. Como o número de solteiros nas plataformas de namoro é enorme, uma rejeição ocasional é simplesmente parte disso.

5. A prática leva à perfeição!

Em todas essas etapas, é importante que você carregue sua espiral negativa de pensamentos de forma cada vez mais positiva e, assim, reduza gradualmente seu medo das mulheres com sucesso. Permita-se cometer erros e falhar às vezes. Isso tira a pressão, reduz as expectativas e cada vez mais leva a uma abordagem relaxada do sexo feminino.

6. Ter experiências positivas e crescer por meio delas

Pode ter certeza: se você seguir nossas dicas e abordar as mulheres com curiosidade, respeito e abertamente, não experimentará nenhuma rejeição prejudicial. No entanto, as mulheres que se sentem menosprezadas ou grosseiramente excitadas e abertamente atacadas, é claro, se defendem. A amizade é sempre recompensada, assim como a coragem e a confiança em si mesmo, porque a autoconfiança o torna atraente. De acordo com o estudo, se quiser fazer algo para seu próprio valor, você pode tentar imaginar que todos – realmente todos – as pessoas ao seu redor o acham atraente. 

Isso parece estranho à primeira vista, mas é um exercício comprovado da terapia focada na emoção. Observe como essa sensação de ser desejado afeta seu corpo e seu comportamento – e como a maneira como as pessoas interagem com você muda. Certamente, você experimentará reações positivas com mais frequência do que reações negativas, e são exatamente elas que fortalecem sua confiança.