É mais fácil fortalecer sua autoconfiança do que você pode imaginar a princípio. O motivo da falta de auto-estima geralmente é apenas uma maneira de pensar completamente errada. Mostraremos como você pode se tornar autoconfiante e viver a vida com mais autoconfiança.

A falta ou baixa auto-estima pode ter vários motivos. Talvez você nunca tenha aprendido a sair do seu caminho, mas talvez seus pais ou amigos tenham lhe dado a sensação de que você não era nada especial ou mesmo inútil.

Deixe-me dizer uma coisa: você vale mais do que pode admitir para si mesmo. Antes você era o único entre 40-600 milhões (!) De células de esperma a chegar ao óvulo. VOCÊ fez a corrida e deixou milhões de companheiros de campanha para trás. Lembre-se disso sempre que se sentir inútil.

Você pode alcançar tudo. Sua auto-estima e confiança existentes (ou inexistentes) não são gravadas em pedra. Você pode trabalhar nisso e – se quiser – muito em breve ser alguém cheio de autoconfiança. Como funciona?

Fique confiante em 10 etapas fáceis

1. Continue sorrindo!

Todos nós conhecemos pessoas que sempre andam por aí com uma cara como se tivessem acabado de assistir a destruição de sua espécie. Se você perguntar a essas pessoas, muitas vezes obterá motivos, como o de que elas acham o próprio sorriso pouco atraente. Isso é um absurdo: não há sorriso que pareça tão bonito quanto um rosto triste ou melancólico . Pergunte a si mesmo se prefere conversar com alguém que esteja sorrindo ou parecendo triste.

Além disso, nossas expressões faciais – e isso já foi provado várias vezes – têm um efeito direto em nossa atitude e humor. Você pode experimentar isso com rapidez e facilidade: fique na frente de um espelho e ria de todo o coração.

Você verá que imediatamente se sente melhor do que com sua expressão triste. É impossível para nosso cérebro processar o estado paradoxal de rir e sentir-se desconfortável ao mesmo tempo. Então, mesmo que seja difícil para você, vá pelo mundo com um sorriso. Seu ambiente o perceberá muito mais positivamente e ficará feliz em se cercar de você.

2. Preste atenção ao seu carisma!

Volte para o espelho novamente, alternativamente olhe algumas fotos suas ou peça a opinião honesta de seus entes queridos. O que você irradia para o mundo exterior? Você se parece bem arrumado, estável e feliz ou dá a impressão de estar abatido, curvado e atormentado pela vida?

Somos todos vendedores porque temos que nos vender para o mundo exterior diariamente. Ao nosso chefe, professor ou colega; tanto no trabalho como na vida privada. Portanto, comporte-se de acordo: mantenha a cabeça erguida, o peito estufado , uma aparência bem cuidada e um rosto feliz devem fazer parte da sua agenda de agora em diante.

Se você não quer mais se sentir vítima , pare de agir como vítima. Olhe para pessoas mais confiantes e copie seus comportamentos. Você verá que a aparência conscientemente correta é rapidamente transferida para sua auto-estima.

3. Não leve tudo para o lado pessoal!

Não leve a vida muito para o lado pessoal. As outras pessoas não estão contra você, elas são apenas por si mesmas antes de tudo. Exatamente como você provavelmente é, por falar nisso. Lembre-se de que a maioria das coisas não vai contra você como pessoa, mas provavelmente aconteceria com qualquer outra pessoa em seu lugar e também nessas circunstâncias.

E mesmo que você deva ser criticado: Não vá direto para as barricadas e veja tudo como um ataque. Muito poucas pessoas são capazes de criticar, sabemos disso muito bem. Sempre veja uma revisão como um conselho bem-intencionado que pode ajudá-lo a melhorar. Há pelo menos um pouco de verdade em cada crítica. Então pergunte a si mesmo se pode haver algo nisso, afinal.

Seus amigos, em particular, não têm nenhuma vantagem em querer machucá-lo; eles só querem apontar para algo que você pode nem ter notado.

4. Seja esportivo!

Você não precisa correr uma maratona ou participar do IronMan para fazer algo pelo seu corpo. No entanto, você deve participar de atividades físicas regularmente – pelo menos 1 a 2 vezes por semana. Quer seja uma corrida, uma visita ao ginásio ou um passeio de bicicleta, a escolha é sua.

Seu corpo o devolverá muitas vezes, em uma extensão muito maior do que você pode imaginar. Você ficará doente com menos frequência, terá uma aparência melhor, precisará dormir menos e viverá com muito mais confiança .

Se você acha que não é esportivo, considere: Todo mundo começou em algum ponto. A única coisa importante é que você comece. Se tiver problemas de motivação : Encontre um parceiro de treino, faça cursos ou torne-se membro de um clube desportivo. Você verá que treinar juntos lhe dará uma motivação excelente.

5. Diga “Não”!

Você sempre quer agradar a todos? Esqueça, não vai funcionar! Em vez disso, ele apenas o puxa para um vórtice de expectativas do qual você não pode mais sair em algum momento.

O patrão está acostumado com o fato de que além das montanhas de trabalho que você já tem, ele sempre pode lhe dar mais empregos e seus amigos saberão que você imediatamente saltará quando quiserem vê-lo.

Em primeiro lugar, pense em você, em seus objetivos e em sua programação diária . Fortalecer a autoconfiança também significa dizer “não” com mais frequência . O “não” não tem nada a ver com grosseria , mas mostra que você é organizado e confiante o suficiente para tomar decisões e definir prioridades para sua vida.

6. Acredite em si mesmo!

O filósofo Montaigne disse uma vez: “ Minha vida foi cheia de infortúnios terríveis, que na maioria das vezes nunca aconteciam. “Você se reconhece nessa frase? Você também se preocupa constantemente com todo tipo de coisa que pode dar errado?

Reveja os problemas do seu passado. Coisas que podem ter quase te deixado desesperado alguns anos atrás. O que aconteceu com você? Foi realmente tão ruim quanto você imaginou ou você sobreviveu a isso?

Acredite em si mesmo e acredite que tudo ficará bem. Quase não há problemas, muitos mais desafios e o que ainda pode desafiá-lo hoje não será mais em um ano do que uma de muitas de suas experiências no caminho para a felicidade. Lembre-se dos desafios difíceis que você já superou em sua vida e esteja ciente de que também dominará tudo o mais.

Portanto, pense com muito cuidado quais crenças você está dizendo a si mesmo . Acredite que você se tornará confiante e logo será um executor.

7. Mantenha suas ações e pensamentos!

Se você quer dizer ou fazer algo, faça também! Mantenha sua opinião, suas visões e decisões em vez de – como muitos de nossos semelhantes – permanecer constantemente na teoria por medo do fracasso. Você só tem essa vida, então dane-se!

Lembre-se sempre: “Quem luta pode perder. Quem não luta já perdeu. ” (Berthold Brecht)

8. Mantenha um registro de seus objetivos!

Não faça coisas apenas mentalmente. Coloque-os por escrito. Escrevê-lo tem uma espécie de contrato com você mesmo e, subconscientemente, tem um significado completamente diferente do que um pensamento puro que você pode perceber em algum momento, quando chegar a hora certa.

Se quiser, você pode mostrar seu alvo escrito para seus amigos ; então você sai do “número” ainda menos.

E escrever tem outra vantagem: você pode marcar seus objetivos, monitorar o progresso e sempre verá seus sucessos diante de seus olhos.

9. Aprenda a se comunicar!

A capacidade de falar aberta e diretamente com estranhos requer um certo grau de autoconfiança e auto-estima. Participe de conversas , envolva-se em discussões e seja ativo em vez de apenas seguir as coisas defensivamente.

Se você é tímido, experimente pequenos estágios. Por exemplo, você pode começar perguntando a três estranhos que horas são em um dia ou conversando com o caixa do supermercado sobre o tempo . Você descobrirá que a maioria das pessoas fica feliz quando você fala com elas. Esse bom sentimento vai confirmar você na sua comunicação.

10. Dar é mais abençoado do que receber!

Tente ser uma boa pessoa para seus entes queridos e aqueles ao seu redor. Seja amigável, elogie e ajude os outros, mesmo que não espere nada em troca.

Você descobrirá que esse comportamento positivo é bom para você; o deixará mais satisfeito e um contemporâneo popular aos olhos dos outros. Esse sentimento aumentará e fortalecerá ainda mais sua autoconfiança.

E você O que você acha que faz com que muitas pessoas hoje sofram de baixa autoestima? Que dicas você pode dar a eles?