asskaltes tempo, pouco sol e dias curtos durante o Ano queda fria muitas pessoas em um outono ou inverno depressão. Vou mostrar como você não precisa deixar isso chegar tão longe.

Mesmo que o início do inverno demore mais de um ano para o outro, em algum momento chegará a hora de levar os óculos de sol. As horas de sol estão diminuindo e os dias cada vez mais curtos.

Essa mudança também tem um efeito perceptível em nossa psique. Saímos de casa às escuras, precisamos de luz no escritório e depois do trabalho escurece de novo.

A depressão de inverno é uma das chamadas depressão sazonalmente dependente (SAD), que foi examinada com mais detalhes na década de 1980. Eles são caracterizados pelo fato de que você se sente mal todos os anos nas estações mais escuras, enquanto os sintomas parecem ter desaparecido a partir da primavera.

Uma das razões para isso pode ser uma liberação prejudicada de serotonina . Isso ocorre, por exemplo, quando nos levantamos e dormimos contrariamente ao nosso relógio interno, como no trabalho por turnos.

Mas também pode ser uma depressão real adormecida, que de repente vem à tona com ainda mais força devido ao ambiente, que se tornou mais hostil devido ao inverno.

Como posso reconhecer a depressão de inverno?

A melhor maneira de saber que você é uma vítima dessa depressão é que você tem uma necessidade significativamente maior de dormir, ou seja, você não quer acordar de manhã porque não tem vontade de fazer nada.

Outros sintomas são uma falta persistente de impulso e interesse, bem como tensão e desequilíbrio, muitas vezes combinados com desejos intensos de carboidratos.

O mais tardar quando você observar (ou seus amigos lhe disserem) que está restringindo seus contatos sociais porque não quer mais sair de casa, você deve começar a fazer algo a respeito.

Você também pode fazer nosso teste de depressão , que usa 18 perguntas para mostrar uma direção inicial para saber se você pode estar deprimido.

O que posso fazer sobre a depressão do inverno?

Em primeiro lugar, você deve tentar controlar seu problema sozinho. Certamente existem drogas contra isso, mas devem permanecer a última opção.

Uma possibilidade são, por exemplo, as chamadas terapias de luz para aumentar o equilíbrio da serotonina. Uma visita ao solário também pode fazer maravilhas aqui. Se não o tiver com o bronzeado artificial, você pode alternativamente recorrer a preparações vitamínicas ou banhos terapêuticos da farmácia ou drogaria.

A música temperamental também se mostrou muito útil. Em qualquer caso – e não apenas na estação fria – evite dar a si mesmo muita música melancólica. Ela afeta nosso humor subconscientemente e, portanto, geralmente deve ser evitada. Mime-se com música que seja divertida, que o faça rir ou que o deixe com vontade de uma festa. Você descobrirá que será difícil cair na depressão.

Na verdade, é claro, mas não podemos dizer o suficiente: preste atenção aos pensamentos que assombram sua cabeça. Se você estiver pensando em coisas negativas ou até mesmo começando a desenvolver um mau humor, certifique-se de se distrair rapidamente com alguma coisa. Encontre-se com amigos, assista a um filme engraçado, ouça os sucessos da festa ou vá ao esporte. Mas em nenhum caso você penetra mais no seu humor.

Se tudo mais falhar, você pode tentar algo doce pelo menos uma vez. O açúcar aumenta a produção de serotonina e pode fazer você se sentir um pouco melhor, pelo menos por um curto período de tempo. Portanto, tenha sempre uma barra de chocolate de emergência, como eu chamo, pronta.

Se você não consegue sair do buraco sozinho, não tenha medo de ir ao médico. No entanto, se possível, certifique-se de preferir a terapia da conversa com um terapeuta ao tratamento medicamentoso com antidepressivos.

Não se esqueça: a próxima primavera está chegando mais cedo do que você pensa!