Frequentemente, um relacionamento é o foco da própria vida, a âncora sólida e um espetáculo emocional impressionante. Mas, como em outras áreas, os relacionamentos não são imunes a problemas baixos e quase intransponíveis. 

É claro que você está ao lado de seu parceiro mesmo nos momentos difíceis, mas em algum momento chegará um ponto em que você deverá encerrar um relacionamento infeliz, por mais doloroso que seja essa ideia. Um relacionamento deve enriquecer sua vida e não se tornar um fardo pesado. 

Consequentemente, um fim não é um fracasso, mas a oportunidade para um novo começo. Mas quais são os sinais de uma linha de fechamento inevitável? E como você pode dizer adeus ao outrora grande amor?

Terminar um relacionamento: estas razões falam por isso

Como em qualquer parceria, as razões para terminar um relacionamento são individuais. Acima de tudo, uma pergunta paira sobre todo relacionamento: Eu quero passar o resto da minha vida com essa pessoa e estou feliz com isso? Os sinais mais importantes emergem desta questão fundamental. Se você não vê um futuro com seu parceiro ou está infeliz, há muitos argumentos a favor de uma separação.

Mas outros fatores também podem influenciar sua decisão. Por exemplo, se seu parceiro tem pouco tempo para passar horas juntos, mas é exatamente isso que você deseja de um relacionamento, pode fazer sentido considerar encerrar o relacionamento. Vida sexual, interesses, discussões, respeito, infidelidade, confiança e atividades de lazer também são pontos que podem nortear sua decisão. 

Se você não se sente mais à vontade no lar comum, prefere passar um tempo sem o seu parceiro, tudo nele te incomoda e a ideia de separação continua surgindo apesar do amor , parece que resta pouca substância para um futuro juntos.

Em geral, se você está insatisfeito com alguns pontos e não está pronto para ceder a longo prazo, você deve abordá-los e tentar trabalhar em uma solução com seu parceiro. Mas esses esforços não devem ser uma condição permanente. Portanto, se você perceber que há pontos em sua parceria que não podem ser mudados, com os quais você não consegue conviver ou que a harmonia e o amor foram perdidos, é hora de terminar o relacionamento.

Cuidado : Há um limite estrito para a violência verbal ou física, não há justificativa para o abuso. Então você deve – de preferência com a oportunidade de escapar da situação com rapidez e segurança – encerrar o relacionamento.

10 perguntas para se fazer antes de terminar

  • Você sente remorso por causa de seu ambiente ou de seus filhos, sem os quais você teria fugido do relacionamento há muito tempo, ou está apenas se apegando ao amor por consolo?
  • Você e seu parceiro pintam um futuro comum baseado nos mesmos valores, planos e objetivos ou um futuro sem seu parceiro parece mais gratificante?
  • O relacionamento consiste em confiança, respeito, tolerância e individualidade ou você é oprimido e mantido pequeno?
  • Você pode perdoar seu parceiro ou as discussões recorrentes sempre terminam na rotina normal sem discussões?
  • O seu relacionamento envolve apenas críticas e acusações constantes ou aceitação e tolerância?
  • Existem comportamentos constantes em seu parceiro com os quais você definitivamente não pode viver permanentemente?
  • Você articulou adequadamente os problemas que está tendo no relacionamento e tentou resolvê-los sem sucesso com seu parceiro?
  • Você tem que lutar constantemente por momentos de felicidade no relacionamento e eles se tornaram uma raridade rara?
  • A sexualidade diminuiu significativamente, embora você deseje o contrário ou há outras necessidades básicas que não são (não mais) atendidas em seu relacionamento?
  • Vocês são apenas amigos ou ainda são um casal que tem sentimentos apaixonados um pelo outro?

Terminar um relacionamento: é assim que você deve fazer

O término de uma parceria está associado a fases dolorosas de separação e medos para ambos os parceiros. Para não piorar este momento, você deve ter empatia. Em primeiro lugar, lembre-se de uma coisa: você conhece melhor seu parceiro e sabe a maneira mais fácil de enfrentá-lo. Pode ajudar pensar em como você gostaria de ser informado quando um relacionamento terminou.

Separar-se afetivamente não é uma boa ideia. Portanto, antes de ter uma conversa sobre o rompimento, você realmente deve ter certeza. 

Quando se trata de tempo, um segundo fator também é importante: se seu parceiro está passando por um momento estressante ou sofrendo de uma doença, pode fazer sentido esperar um pouco – a menos que haja bons motivos para encerrar o relacionamento imediatamente. Mas isso não significa que você deva jogar em um mundo ideal! Porque é aconselhável articular antecipadamente a sua insatisfação no dia a dia.

Na melhor das hipóteses, você anotou todas as razões e pode apresentar razões específicas para sua decisão na frente de seu parceiro. Não se trata de culpar a si mesmo; em vez disso, você deve ser capaz de explicar por que deseja encerrar o relacionamento. Na entrevista de separação, você deve ser justo, respeitoso e calmo, não se apressar e não fazer acusações. A localização também é um fator importante: escolha um local neutro, não muito público e que ofereça locais de retiro.

Por último, mas não menos importante, você deve dar ao seu ex-parceiro espaço suficiente para processar a  separação . Portanto, pode fazer sentido ter uma conversa em casa e depois dirigir para ver parentes, por exemplo. Porque não importa como seu parceiro reaja, a decisão também foi difícil para você e ninguém é o único culpado – por isso não é seu trabalho confortá-lo.

Terminando um relacionamento apesar do amor

Antes de decidir terminar seu relacionamento, você deve saber se ainda está pronto para lutar. Mas se você se sentir melhor sem o seu parceiro, faz sentido traçar uma linha. Portanto, ouça o seu coração e reserve um tempo para refletir. Depois de se decidir, você deve proceder com cautela na conversa de separação e se colocar no lugar de seu parceiro. Se você então se perguntar “relacionamento acabou, e agora?”,uma coisa se aplica acima de tudo: seja consistente e não desista para evitar um rompimento a prazo.