Cada um de nós tem uma certa ideia de uma parceria perfeita, cheia de felicidade e harmonia. Mas essas expectativas de nosso relacionamento muitas vezes não correspondem à realidade. Mas isso não significa que você tenha que enterrar todos os desejos. A questão é mais parecida com sua visão realista da união íntima.

Um relacionamento é sempre uma história individual. Aqui se chocam duas pessoas que foram socializadas de maneiras diferentes, viram filmes de amor diferentes e começam o relacionamento com experiências muito diferentes. Portanto, você deve ter clareza sobre quais expectativas são particularmente importantes para você no relacionamento. Porque é claro que você tem algum – afinal , você quer ser feliz na parceria .

Por si só, a lista pode ser infinita. Para um, lealdade e lealdade desempenham um papel importante, o outro quer liberdade e oportunidades suficientes para o desenvolvimento pessoal. Seu parceiro pode estar procurando harmonia enquanto você deseja abordar os problemas e trabalhá-los de forma construtiva. Mas às vezes também existem expectativas muito tangíveis: segurança financeira, atitudes políticas, valores éticos e o desejo de ter filhos. Portanto, há margem de manobra suficiente para que a realidade se desvie das expectativas do relacionamento.

Descubra suas expectativas para um relacionamento

Você deve dedicar seu tempo para determinar suas próprias expectativas. Anote todas as esperanças possíveis e pontos de premiação: Quais coisas são particularmente importantes para você? Com base nisso, você pode criar uma pequena classificação de seus desejos e sonhos e ver imediatamente em quais pontos você pode fechar os olhos e quais não.

Na segunda etapa, você deve considerar se suas afirmações mais importantes são realistas. Uma pessoa pode fazer tudo isso? De onde vêm essas ideias? Essa perfeição existe realmente no mundo real ou seus desejos surgem da ficcionalidade da literatura e do cinema?

Expectativas de relacionamento : o que fazer quando há diferenças?

Quando você tiver se tornado claro sobre suas próprias expectativas em relação ao relacionamento, deve compará-las com o seu (potencial) parceiro. Uma combinação completa dificilmente é possível. Muitos casais simplesmente têm expectativas diferentes em relação a um relacionamento – mas isso não significa que você tenha que encerrá-los. Porque sempre há alguma margem de manobra em que vocês podem trabalhar juntos.

Muitos parafusos de ajuste podem ser girados, outros não devem ser afrouxados. Em outras palavras: você pode viver com tantas expectativas diferentes em relação ao relacionamento, mas não com os outros. E alguns desejos até competem entre si – proximidade absoluta e uma sede irreprimível de liberdade raramente podem ser alcançadas ao mesmo tempo. Mas como vocês podem lidar com isso como casal?

5 dicas para lidar com diferentes expectativas

  • Coloque-se no lugar do seu parceiro : suas próprias expectativas parecem naturais para você, mas as do seu parceiro também são para ele. Ele precisa se colocar no seu lugar para entender suas expectativas. Dê-lhe tempo para isso.
  • Comunique suas expectativas : por mais naturais que os pontos pareçam para você, seu parceiro não consegue olhar para sua cabeça. Portanto, você deve comunicar suas expectativas – como um desejo, não como uma demanda. Além disso, ouça o que ele tem a dizer.
  • Não espere uma nova pessoa : seu parceiro não é um robô que pode mudar com o apertar de um botão. Pratique a aceitação; você terá que fazer concessões em muitas coisas. Ninguém é perfeito, não os culpe se eles não podem fazer tudo.
  • Dê algo em troca : uma parceria feliz é sempre um dar e receber. Se o seu parceiro se comprometer por você e tentar trabalhar consigo mesmo, você também pode agir. Pergunte a ele o que você pode melhorar no futuro, para que possam trabalhar juntos em sua felicidade.
  • Pratique o amor-próprio : às vezes, expectativas exageradas sobre o relacionamento são uma expressão de desconforto geral. O trabalho do seu parceiro não é ajudá-lo a encontrar a felicidade, você tem que fazer isso sozinho. As expectativas contêm a palavra “esperar”, mas não perca tempo e trabalhe no seu amor-próprio.

Suas expectativas são ideias concretas do que precisa acontecer para que você seja feliz. No entanto, seu parceiro dificilmente será capaz de fazer isso. Desejos são sempre permitidos, mas você deve distinguir entre as expectativas que são fundamentais para você e os compromissos que você pode fazer.

Saída: bons compromissos ou novas abordagens

Buscar a perfeição no amor nunca é o objetivo – porque isso rapidamente se torna chato, pois todo comportamento se torna “esperado”. A tensão e o crepitar se perdem. Se você tem expectativas diferentes em relação a um relacionamento, o compromisso e a compreensão podem ajudá-lo a sair desse dilema.

No entanto, se as expectativas elementares do relacionamento não forem satisfeitas por seu parceiro, você deve pensar em sua própria felicidade. Se você tem ideias completamente diferentes sobre o seu futuro, será difícil encontrar um denominador comum e, acima de tudo, feliz. Para o futuro, no entanto, você só pode aprender com isso: agora você está ciente de suas expectativas de um relacionamento e pode articulá-las enquanto procura um parceiro .