“Depois de tudo que eu fiz por você, você me decepcionou assim hoje. Mas quero que você vá ao cinema comigo. ” Não é incomum que as pessoas ouçam algo assim em uma parceria. Uma frase típica e possivelmente um exemplo inofensivo de chantagem emocional. A outra pessoa quer pressionar, porque hoje a pessoa emocionalmente manipulada teve que fazer algo para si e finalmente voltar para a academia.

Dividido entre o desejo de harmonia no relacionamento e as próprias necessidades, o chantageado decidirá contra o esporte e o cinema junto. Como você reconhece o fenômeno da chantagem emocional e que recomendações de ação você, como vítima, deve conhecer?

Chantagem emocional: manipulação para fazer valer os próprios interesses

Não se trata apenas de relacionamentos. Onde quer que haja interação interpessoal, pode ocorrer chantagem emocional. Seja em família, entre amigos ou colegas. Acima de tudo, o autor quer alcançar uma coisa: culpar você. Os autores são perpetradores, mas se sentem vítimas. 

Na maioria das vezes, o remetente e o destinatário são interdependentes. Se você for traído e chantageado em relação ao seu mundo emocional, sua contraparte vai querer que você se sinta culpado. Isso deve fazer com que você se sinta obrigado a fazer algo contra sua própria vontade e atender às expectativas da outra pessoa.

A manipulação emocional é um problema comum nos relacionamentos. Ele pode ser usado por homens e mulheres. Cada casal desenvolve uma forma individual de manipulação. Uma das coisas mais difíceis de fazer é até mesmo reconhecer a chantagem emocional. No centro desse fenômeno está a dependência emocional. Isso também pode assumir a forma de ansiedade de separação e  vício de amor expressar. Sempre há alguém que aciona tudo e alguém que deixa a situação passar com eles. 

Aqueles que manipulam o parceiro em relação aos seus sentimentos são incapazes de formular suas demandas com clareza. Ele se ofende facilmente e da opinião de que chega a faltar na vida. A chantagem emocional no relacionamento torna-se particularmente estressante quando não apenas as acusações são instrumentalizadas, mas ameaçadas com consequências de longo alcance: “Se você terminar comigo, não quero continuar vivendo.” A pessoa em causa no papel de vítima então, confia na estratégia de evitação porque deseja prevenir o mau humor. Soma-se a isso a má consciência que sugere que ela deve algo à outra pessoa.

Chantagem emocional: 5 sinais de alerta falam a favor

  1. Você se sente culpado:
    Uma coisa com antecedência: Sentimentos de culpa nunca são apropriados. Se você sofre de manipulação emocional, você se sente culpado o tempo todo. É assim que seu parceiro quer impor sua própria vontade sobre você.
  2. Chantagem emocional: você se sente pressionado
    Você se sente constantemente pressionado em seu relacionamento para ter que fazer a coisa certa pelo seu parceiro, porque ele é dominante . Acusações e acusações do seu parceiro colocam uma pressão sobre você e sua parceria.
  3. Você tem dúvidas sobre si mesmo
    E é constantemente comparado aos outros. Outro fator na chantagem emocional é brincar com o medo primordial das pessoas de não serem normais ou insuficientes.
  4. Você evita conflitos
    Você tenta agradar seu parceiro para evitar o mau humor. A chantagem emocional revela que você sempre cede aos desejos de seu parceiro, mesmo que prefira fazer outra coisa. Os autores contam com essa estratégia de evitação.
  5. Você se sente zangado
    Você costuma ficar zangado com seu parceiro sem motivo? Chantagem emocional em um relacionamento pode levar à agressão e até fantasias violentas, porque é você quem tem que deixar suas necessidades de lado.

3 maneiras de sair da chantagem emocional

Se você perceber que está sendo manipulado emocionalmente, o primeiro passo já foi dado. Se você sabe que há um desequilíbrio em seu relacionamento, mas não pode classificar esse desequilíbrio corretamente, há uma coisa que definitivamente não deve fazer: ficar em silêncio. Muitas vítimas suportam bravamente a humilhação. Devido às inúmeras atribuições de culpa, as vítimas automaticamente começam a olhar para si mesmas para receber a culpa.

Importante: conversar com amigos, familiares, colegas. Uma avaliação objetiva da situação geralmente ajuda. Somente se você falar sobre isso, terá a chance de escapar do círculo vicioso e evitar um rompimento por causa de chantagem emocional. Por que vale a pena quebrar o silêncio?

Obtenha uma opinião objetiva

Peça ajuda, converse com amigos e parentes sobre suas preocupações e dúvidas de relacionamento . Em casos graves, você também pode procurar ajuda terapêutica. As vítimas de chantagem emocional costumam culpar a si mesmas. Uma segunda ou terceira opinião pode ajudá-lo a direcionar o problema.

Chantagem emocional no relacionamento? melhore sua autoconfiança

Acredite em você novamente e ouça suas necessidades. Fale sobre como você se sente! Porque cada um é responsável por seus próprios atos. O chantagista emocional não quer assumir a responsabilidade, mas quer devolvê-la a você. Esteja confiante e sob nenhuma circunstância concordará com seu parceiro apenas para que não haja estresse no relacionamento .

Salve seu relacionamentos

Se você se preocupa muito com seu parceiro, apesar da chantagem emocional, com certeza deveria tentar falar sobre a situação. Muitas vezes, o agressor nem percebe o que está fazendo com sua contraparte e a relação com esse comportamento. O Beziehun g pode ser salvo , se a comparação for compreensível. Na maioria dos casos, a situação desconfortável também pode levar à separação.

Conclusão: Não há concessões quando se trata de chantagem emocional!

Melhor terminar com horror do que horror sem fim. Este idioma também se aplica ao fato de que o parceiro está sendo manipulado em um nível emocional. Se a outra pessoa for absolutamente irracional e tentar continuar procurando a culpa em você, um rompimento como resultado de uma chantagem emocional é inevitável. Para seu próprio bem, você deve questionar suas estruturas de relacionamento estabelecidas e obter uma opinião objetiva. Converse com amigos, família, colegas. 

Uma avaliação objetiva geralmente ajuda. Só se você falar sobre isso você tem a chance de escapar do círculo vicioso e da separação impedir. Se o seu parceiro for perspicaz e voltado para a solução, pode valer a pena trabalhar no relacionamento. Para fazer isso, ambas as partes devem aprender a formular e expressar claramente suas necessidades.