Você anda na montanha-russa de emoções, está dilacerado e simplesmente não sabe o que fazer? Bem-vindo ao caos emocional! Mostraremos como recuperar o controle de suas emoções e liberar seus bloqueios.

Caos emocional: quando as emoções saem do caminho

Você anda na montanha-russa de emoções, está dilacerado e simplesmente não sabe o que fazer? Bem-vindo ao caos emocional! Mostraremos como recuperar o controle de suas emoções e liberar seus bloqueios.

Caos emocional: o que fazer com a sobrecarga emocional?

Os humanos têm uma grande variedade de emoções. As emoções mais comuns incluem tristeza, medo, alegria, raiva, nojo, vergonha, surpresa e amor. Frequentemente, várias dessas emoções básicas ocorrem em combinação – se você fica surpreso, geralmente também fica feliz. Quem tem vergonha pode sentir uma certa tristeza. Se, no entanto, dois sentimentos opostos – como amor e medo – vêm juntos, surge uma confusão emocional. Leia aqui quais são as causas da sobrecarga emocional e o que você pode fazer a respeito.

De onde vem o caos emocional no amor?

Situações extremas podem causar caos emocional. Quando sentimentos – que na verdade estão em oposição um ao outro – surgem, pode ser extremamente confuso. Se você sente alegria e tristeza ao mesmo tempo, não pode mais confiar em si mesmo no que diz respeito aos seus sentimentos. Eles não são mais atribuíveis, não mais compreensíveis e impedem você de seguir o caminho ideal e de tomar a decisão certa. A consequência: você fica dividido para frente e para trás, o que também se reflete em seu comportamento. Fica ainda mais confuso quando o amor o joga no caos emocional.

Como pode ser o caos emocional nas mulheres?

Uma situação extrema pode ser, por exemplo, você conhecer alguém que imediatamente causa frio na barriga. Você está flutuando na nuvem nove e está simplesmente feliz. Ou talvez não, porque ao lado das borboletas há também um nó grosso no estômago. Por exemplo, você está preocupado porque teve experiências muito ruins em seu último relacionamento – que pode ter sido há pouco tempo. Isso te assusta … Você pode se envolver com esse novo conhecido? Você ainda quer isso? E se ele não acabar sendo um homem dos sonhos ? Os pensamentos se parecem com isso ou algo semelhante quando surge um caos emocional nas mulheres.

Caos emocional: sinais de sobrecarga emocional

Vocês estão se conhecendo e já tiveram pelo menos um encontro. Agora seus sentimentos estão enlouquecendo e isso tem um grande impacto em seu comportamento e em sua vida cotidiana. É assim que você pode dizer que está emocionalmente sobrecarregado:

  1. Falta de concentração : Independentemente de estar no trabalho ou na vida cotidiana – você não consegue mais se concentrar adequadamente em nada. Você não está no negócio e não executa suas tarefas para sua total satisfação. Seus problemas amorosos são totalmente perturbadores.
  2. Humor flutuante : Você estava feliz e eufórico e mal podia esperar para escrever uma mensagem para sua nova paixão. De repente, você está totalmente para baixo e se sentindo mal. Seus amigos e colegas também perceberão que você está muito mal-humorado. Da exultação tão alta quanto o céu à morte entristecida – a gama emocional no caos emocional para as mulheres varia de um extremo ao outro.
  3. Dificuldades em tomar decisões : você é atormentado pela incerteza. Mesmo as menores decisões são esmagadoras. Quando você gostaria de ver seu par novamente? E onde você deve se encontrar? Você simplesmente não sabe e tem a sensação de que só pode tomar decisões erradas. E de repente você está com muito medo do encontro .
  4. O pensamento vagando : seus pensamentos estão constantemente vagando e jogando todos os cenários possíveis em sua cabeça. E se você entrar em contato muito rapidamente? E se ele não gostar de você? E se ele achar que seu humor é estúpido e realmente gostar de um tipo de mulher completamente diferente? E se ele ainda se encontrar com outras pessoas? Ele quer mesmo um relacionamento? Sim ou não? Em seu caos emocional, você entra em todos os tipos de perguntas e, no final, pode até acreditar em uma ou outra coisa.
  5. Desmotivação extrema : você não se reconhece porque não tem impulso. Você não sente mais nada nem ninguém. E até mesmo o encontro que você esperava de repente se tornou demais para você. Sua letargia o retarda totalmente, rouba sua força e tira sua alegria.
  6. Tensão interna : você fica constantemente eletrizado, embora não tenha um estresse evidente. Mas seu corpo está estressado. Talvez você tenha pressão alta ou já tenha um ruído nos ouvidos? Ou você começa de novo com hábitos irritantes como fumar e de repente roer as unhas? Seu estômago está apertado e seu peito pesado? Todos esses são sinais de estresse emocional e sentimentos bloqueados.

Caos emocional: o que fazer com os bloqueios emocionais?

Basicamente, você precisa aprender a entender que não existe emoção negativa. Todo sentimento tem o direito de existir e dá às coisas um significado positivo ou negativo. Isso só se torna problemático quando você não sabe mais se é bom ou ruim e a onda de emoções flutua de um extremo a outro em segundos. Diremos a você o que você pode fazer e como sair desse círculo vicioso.

Isso ajuda contra o caos emocional

Existem algumas boas estratégias e passos simples que você pode seguir para lidar com os sentimentos bloqueados e a sobrecarga emocional.

  1. Lista de prós e contras : você simplesmente não sabe o que quer? Se você quiser? Você está pronto para um novo relacionamento ou quer se envolver mais com o seu encontro? Antes que seus pensamentos andem em círculos e tenha uma partida de pingue-pongue no meio, tente colocá-los no papel e colocá-los em ordem. A boa e velha lista de prós e contras mostrará rapidamente quais pontos predominam.
  2. Exercícios de relaxamento : Não importa se são exercícios de ioga concretos, técnicas de respiração ou massagens. Encontre algo que o desanime e o relaxe. Porque quando você está mentalmente relaxado, você também fica mais relaxado. Então, o filme desacelera diante de seus olhos e você tem tempo suficiente para classificar suas emoções corretamente. Portanto, o caos emocional não tem chance.
  3. Sensação intestinal importante : nós, humanos, somos realmente projetados de tal forma que ouvimos nossas entranhas. Isso também pode ser visto em crianças pequenas. Se você quiser dançar, faça. Se você tiver a sensação justificada de que não é capaz de fazer algo, peça ajuda. Se você encontrar alguém antipático imediatamente, será difícil mudar de ideia. Com o tempo, no entanto, esquecemos como ouvir nossos instintos e nos tornamos mentes absolutas. Tentamos respaldá-lo com fatos e, no final, tirar uma conclusão. Preste mais atenção ao seu instinto, ouça e acredite. Porque instintivamente você sabe exatamente o que é certo para você.
  4. Crie equilíbrio : tente limpar sua cabeça regularmente. Como isso funciona é bastante individual. Alguns precisam de um esporte que os esgote. Os outros são seus melhores amigos, com quem eles só podem rir e brincar por uma noite. E para outros, um bom livro ou um filme emocionante é o suficiente para desligar. Não importa como, quem reinicia seu cérebro, não é tão fácil entrar em uma situação emocional estressante. E muitas vezes caímos no caos emocional por causa do estresse.
  5. Pior cenário : se nada disso ajudar, enfrente-se com o pior possível. Pense no que mais te assusta. Qual é o seu medo do que pode acontecer quando você ver seu par novamente? Ou denunciar você muito cedo? Ou talvez passe para o próximo nível de relacionamento? Visualize o pior cenário possível e deixe sua imaginação correr solta. No final do dia, pergunte-se: “Então, é tão ruim assim?” Isso cria um pouco mais de serenidade.

Não tenha medo do caos emocional

Aqueles que sabem exatamente o que querem têm menos probabilidade de afundar no caos emocional. Se você ouvir sua voz interior, superará bloqueios emocionais com mais facilidade. Se você respirar fundo regularmente, não se verá rapidamente em uma situação estressante que o oprime. Para todos os outros, o lema é: “Não fique louco!” Com um pouco de calma e relaxamento você pode escapar do caos emocional – no amor como no trabalho diário – e desfrutar da facilidade que um novo amor ou relacionamento traz consigo muito melhor.