De acordo com uma pesquisa, um em cada cinco entrevistado gostaria de finalmente se apaixonar de novo e sentir um frio na barriga. Aquela sensação agradável de formigamento que permeia todo o corpo quando você conhece alguém muito especial. Mas de onde vêm esses animais mágicos esvoaçantes? E o que podemos fazer para que não fujam tão depressa e persistam na vida quotidiana? Chegamos ao fundo do fenômeno de estar apaixonado.

“Borboletas no estômago”: de onde vem a frase?

Todo mundo conhece a expressão “sentir frio na barriga”, e essa expressão é ideal para os sinais físicos de estar apaixonado. Não há melhor maneira de descrever isso, certo? Mas por que estamos falando de borboletas e não de colibris ágeis ou pardais fofos? A expressão foi cunhada por um escritor americano. Em 1908, Florence Converse escreveu o romance “House of Prayers” e usou a metáfora “borboletas no estômago” pela primeira vez. 

Na época, Converse não se referia à sensação de estar apaixonado, mas queria descrever uma sensação de enjôo no estômago. Só com o passar dos anos o friozinho na barriga se tornou sinônimo de estar apaixonado. Em meados do século 20, o termo se tornou conhecido, e desde então, tem sido a mais bela forma de descrever o formigamento no estômago.

O que causa essa sensação de frio na barriga?

Engana-se quem pensa que está apaixonado é apenas algo emocional. Porque principalmente no início, todo o corpo reage a isso. Não só com o coração (órgão que associamos ao amor) ou com o estômago (por onde passa coloquialmente o amor), mas sobretudo com o cérebro. Porque nos estágios iniciais de um relacionamento, é aqui que os hormônios são produzidos em quantidades abundantes que bagunçam o corpo todo. É assim que, por exemplo, as diferentes reações são causadas:

  • Você sempre fica muito animado quando encontra a mulher dos seus sonhos, o homem dos seus sonhos ? Isso ocorre porque seu corpo libera muita adrenalina, o que o deixa nervoso.
  • Ao mesmo tempo, você tem a sensação de estar eletrizado e estressado? Você mal consegue fazer uma atividade simples e está extremamente tenso? Você pode culpar o cortisol, o hormônio do estresse, porque isso ocorre em altas doses.
  • Você não consegue parar de sorrir como um bolo de mel quando pensa no seu encontro? Você deve isso ao hormônio da felicidade dopamina, que está inundando seu corpo e até mesmo o cega de amor .

Borboletas no estômago: 4 sintomas exemplares

  1. O coração está acelerado: seu coração bate mais rápido e seu pulso está acelerado quando você encontra a pessoa certa.
  2. Formigamento no estômago : a sensação de vibração que pode ser encontrada na área do estômago também é um sinal. A expressão com maior intensidade pode ser comparada com medo de voar ou medo de altura, mas está em um contexto muito mais positivo. Felizmente! Caso contrário, todos teriam medo de se apaixonar .
  3. Sudorese: Você já notou que costumamos limpar as mãos nas calças em um encontro antes de entregá-las ao nosso encontro? Fazemos isso quase intuitivamente porque ficamos com as mãos suadas de tanto nervosismo …
  4. Problemas de comunicação: a dificuldade de comunicação também pode ser um sintoma de frio na barriga. Muitos têm boca seca ou gaguejam. Você não pode mais ter um pensamento claro.

Estranho? Na verdade. Porque é reconfortante saber que não há diferença entre homens e mulheres apaixonados . Todos eles sofrem dos mesmos sintomas, apenas um pouco mais ou menos pronunciados.

5 dicas sobre como manter borboletas vivas em seu estômago

Esses sinais de estar apaixonado podem ser preservados e levados para a vida cotidiana? Como podemos fazer para que a sensação não seja um flash na panela e persista mesmo depois de anos?

1. Namore-se

O que há de especial nos compromissos? Seu parceiro desempenha o papel principal, e nenhum telefone celular ou nenhuma lista de tarefas em sua cabeça pode mudar isso. Não se apresse regularmente e vá ao cinema ou coma com seu parceiro. Vista-se e evite tópicos do dia a dia.

2. O que você veste no quarto?

A camisa larga esburacada e desbotada pode ser confortável, mas não é sexualmente atraente. Antes de ir para a cama, certifique-se de usar uma peça atraente, como pijama de cetim ou uma camisa xadrez casual para despertar um frio na barriga.

3. Experiências memoráveis

Se foi experiência suficiente no início de seu relacionamento ver a outra pessoa novamente, em algum momento isso se tornou comum – especialmente quando vocês foram morar juntos. Tenha uma ideia especial para um encontro com seu parceiro pelo menos a cada duas semanas . Não importa se é uma caminhada noturna, uma visita ao parque de trampolins ou a sala de fuga ou um passeio pela natureza.

4. Não apenas em embalagem dupla

Você e seu parceiro só existem em um pacote duplo? Você deve mudar isso. Porque hobbies separados, grupos de amigos ou interesses fazem o outro parecer mais excitante. Vocês têm muito mais a dizer um ao outro e aguardam ansiosamente seu parceiro quando ele passa uma noite com os amigos.

5. Ative novos hormônios

Os hormônios que causam borboletas no estômago desaparecem após alguns meses. Não se preocupe, agora você pode desfrutar de outros – não menos agradáveis. O hormônio da ligação oxitocina é liberado não apenas por meio do sexo, mas também por meio de um beijo ou abraço. Também é chamado de hormônio do carinho e nos faz sentir felizes e equilibrados.

Conclusão: frio na barriga. Sim – mas não a longo prazo

A fase de se conhecer é um momento muito especial, e dificilmente há algo como sentir um frio na barriga. Oh, como pode ser lindo estar apaixonado! Mas é exatamente aqui que a armadilha do relacionamento se esconde para muitos. 

Qualquer pessoa que sinta falta dessa sensação de formigamento depois de alguns meses deve estar ciente de que isso não é absolutamente necessário para uma parceria feliz de longo prazo. Porque as borboletas fazem uma pausa em algum momento e pavimentam o caminho para o hormônio do apego – a base perfeita para uma parceria duradoura e feliz.