A inteligência e a eficiência de nossa memória não são, de forma alguma, coisas gravadas na pedra desde o nascimento. Na verdade, nós próprios somos responsáveis ​​pelo seu desenvolvimento e podemos aumentar significativamente o nosso QI e melhorar a nossa memória.

Freqüentemente, você ouve o ditado em seu círculo de amigos e conhecidos de que não é tão inteligente ou inteligente quanto outra pessoa. Como se o desempenho de nosso cérebro tivesse sido corrigido uma vez em nossa vida e não pudesse ser alterado por nada ou ninguém depois.

É verdade que essa visão é uma desculpa atraente e eficaz. Afinal, é fácil recostar-se com a ajuda deles, pois treinar o cérebro seria inútil.

É claro que isso é um absurdo. A ciência reconheceu muito antes de você e eu nascermos que tanto nossa inteligência quanto nossa memória são programáveis. Sem falar na adição de novos conhecimentos.

Desenvolvimento do nosso cérebro

Enquanto nossa inteligência e memória continuam a mudar na infância e adolescência, o desempenho de nossas células cinzentas se estabiliza com o aumento da idade, até que começa a diminuir lentamente por volta dos 75 anos.

A razão para esse aumento exponencial de desempenho em uma idade jovem pode ser explicada pelo fato de que ganhamos muitas novas impressões e experiências nessa época, adquirimos muito conhecimento na escola e cada vez mais lidamos com nosso meio ambiente.

Em algum momento, quando encontramos nosso lugar na vida e no mundo do trabalho, os valores se estabilizam, pois raramente damos ao nosso cérebro novos estímulos que tornem necessário um grande desenvolvimento mental.

Aumente o QI por meio de novos estímulos

E é exatamente aqui que o coelho está na pimenta. Temos que sair da nossa zona de conforto , confrontar constantemente o nosso cérebro com novos desafios, treinar as células cinzentas para aumentar as nossas capacidades.

Muitas pessoas param de aprender coisas novas no trabalho, o mais tardar, quando não são necessárias para o trabalho. As possibilidades de nosso cérebro seriam inacreditáveis ​​se as usássemos de maneira adequada.

Portanto, em vez de descansar sobre os louros da vida, você deve tentar aumentar constantemente suas habilidades mentais. Você notará quantas coisas na vida são mais fáceis para você e quão melhor você de repente entende as conexões. A coisa toda também é divertida quando você percebe o que pode fazer de uma vez. Algumas dicas que o ajudarão com isso:

É assim que você pode aumentar seu QI

1.) Aumente suas habilidades no idioma!

Leia jornais, livros e siga programas de notícias (clássicos). Seu cérebro capta o que você leu e ouviu e o adota peça por peça em seu vocabulário. Aliás, ao ler, não importa se você lida com conteúdo técnico ou com histórias, o principal é que a linguagem o desafia (ou seja, nada de gibis etc.).

2.) Verifique seu ambiente social!

Correndo o risco de me repetir: preste atenção em com quem você passa a vida. Seu intelecto estará aproximadamente no nível das pessoas com quem você anda dia após dia. Se o seu ambiente social consiste principalmente de pessoas que ficam em torno da mesa redonda o dia todo e citam o Bild-Zeitung, você terá dificuldade em aumentar seu desempenho mental. 

3.) Educação, educação, educação!

Se você fizer a pergunta quando as pessoas lerem o último livro em uma rodada, muitas vezes ouvirá rostos questionadores. Ler novamente depois da escola, universidade ou treinamento? Por quê?

Sempre tenha uma coisa em mente: conhecimento é poder. Quanto mais você sabe e mais eficiente é o seu cérebro, mais alta é sua posição social e também sua renda.

Eduque-se sempre que puder. Certifique-se de ler uma hora à noite todos os dias, ou pelo menos 2-3 dias por semana. Aprenda uma nova língua, lide com conhecimentos gerais e prescinda de programas de pseudo-conhecimentos na TV que podem mostrar onde conseguir o maior schnitzel da Europa.

4.) Pratique o treinamento do cérebro!

Em vez de assistir a vídeos engraçados e divertidos na Internet ou perseguir o que seu distante amigo do Facebook comeu hoje, você deve treinar ativamente seu cérebro.

Faça você mesmo com quebra-cabeças, treinadores de lógica ou jogos de inteligência. Ao fazer compras, calcule a soma de todos os itens em sua cabeça; em resumo: dê ao seu cérebro algo para fazer!

5.) Ouça a música certa!

Difícil de acreditar, mas talvez mais do que você pensa: como parte de um experimento, os cientistas levantaram a hipótese de que desfrutar de apenas 10 minutos de música clássica, como Mozart, aumenta brevemente o quociente de inteligência de uma pessoa em até 8 pontos.

6.) Saia da zona de conforto!

Como já foi escrito em outro lugar, é importante que você tire seu cérebro de suas reservas com novos desafios. Seu cérebro é como um músculo: eles só crescem se você os desafiar de acordo.
Portanto, saia da sua caixa e faça algo que seja realmente novo para você. Aprenda uma língua estrangeira que seja completamente nova para você ou um esporte que você nunca tenha praticado antes. Esteja disposto a experimentar!

7.) Nutrição saudável!

Faça uma dieta saudável e evite junk food, que pesa para o estômago e só o torna lento. Em vez disso, experimente carboidratos complexos (grãos inteiros), frutas e vegetais e carne e peixe fresco. Até nozes, que você encontra na assim chamada mistura de trilhas por esse motivo, são verdadeiros estimulantes do cérebro, desde que você não exagere.

Também é importante, claro, que você beba o suficiente. Além de nosso cérebro consistir em três quartos de água, não, com fluidos suficientes você também estimula seu metabolismo e evita que seu desempenho mental afunde devido ao cansaço.

8.) Tenha confiança em si mesmo!

Você não é estupido! Também é muito provável que você não seja punido com um cérebro pior do que os outros.
Acredite em si mesmo e em seus objetivos mentais estabelecidos, então você também os alcançará. Não importa onde você esteja hoje, se você quer aprender 3 línguas estrangeiras ou fazer um doutorado, por exemplo, então você poderá fazê-lo, desde que acredite em si mesmo e persevere. 

9.) Aprenda técnicas de memória

Tente se livrar dos bilhetes e listas de compras aos poucos. Estude técnicas de memória, como mnemônicas , que você pode usar para memorizar listas complexas com a ajuda de pontes de burro e frases de memorando .

Memorize os aniversários e as placas dos seus melhores amigos e certifique-se de que você pode se lembrar das coisas sem fazer anotações.

10.) IQ de curto prazo e intensificadores de concentração

Você pode fazer uso de várias descobertas científicas se precisar de todas as suas capacidades mentais, pelo menos por um curto período, como parte de um exame ou tese.
Por outro lado, há cafeína na forma de café ou (melhor ainda) chá verde ou preto: a cafeína aumenta a atividade cerebral e, portanto, ajuda você a se concentrar melhor. A situação é semelhante com os carboidratos simples, como a glicose, que fornecem mais energia de maneira rápida e breve.

Também foi descoberto que rir ou sorrir pode aumentar o desempenho mental ao liberar endorfinas (hormônios da felicidade). Portanto, fique sempre feliz!

Resumo

Nem nossa inteligência nem o poder de nossa memória são fixos. Em vez disso, seu desempenho se desenvolve ao longo de nossa vida de acordo com a forma como desafiamos nosso cérebro.

Para que nosso desempenho mental não fique estagnado ou mesmo se deteriore, é importante que desafiemos constantemente nosso cérebro. Para fazer isso, é útil educar-se constantemente, comer adequadamente e apresentar às células cinzentas coisas novas que elas não conheciam antes.

Portanto, se alguém é inteligente ou não, depende inteiramente de como usar o cérebro.