A amizade com o ex-parceiro falha na maioria dos casos. A menos que vocês tenham acabado de se distanciar e se separar em harmonia, vai dar muito trabalho entender um ao outro de uma forma platônica. Frequentemente, ainda existem muitos sentimentos românticos, magoados ou desapontados. No entanto, após um período de enfrentamento e desconexão emocional, muitos nutrem o desejo de manter o ex-parceiro na vida. Sobre os motivos, o risco envolvido e as dicas mais importantes a serem lembradas.

Por que a amizade faz sentido depois de um rompimento

Assim que a raiva, a tristeza ou a decepção diminuem, muitas mulheres desejam um relacionamento platônico com seu amor anterior. Do ponto de vista psicológico, esse desejo faz sentido e pode ter diferentes motivos.

  1. Manter os ex-namorados na vida : Ser amigo do ex depois de um relacionamento de longa data significa que você não precisa deixá-lo ir. Banir completamente da vida alguém com quem você compartilhou grandes sentimentos e boas lembranças – é uma ideia difícil.
  2. Filhos juntos: Principalmente quando se trata de separação de filhos, a amizade com o ex-companheiro e pai dos filhos é vantajosa para todos os envolvidos, mesmo após o término do relacionamento.
  3. Do ex-parceiro opinião e feedback: Depois de um longo prazo relacionamento em que você forma o outro terminou, opiniões e pontos de vista do ex-parceiro pode ser importante para você. Mesmo que não haja mais base para um vínculo romântico.

Quando uma amizade dá certo após a separação

Exemplo 1:  Não há mais emoções envolvidas em nenhum dos lados. A amizade com o ex só funciona se nenhum de vocês tiver qualquer esperança de reconciliação ou lamentar o relacionamento.

Exemplo 2: Você está pronto para uma  nova vida após a separação . Se você ainda carrega consigo sentimentos de decepção ou amargura, ou se perdeu o respeito um pelo outro, é difícil permanecer amigo após o rompimento. Um relacionamento honesto e platônico deve se desenvolver sem legado.

Exemplo 3: Vocês eram amigos antes do relacionamento, então ousaram uma tentativa romântica que infelizmente falhou. Você não se importa se o ex ligar de volta . Você sabe: vocês são simplesmente melhores como amigos.

Quando a amizade com o ex é arriscada

Exemplo 1: Se você se arrepende dele ou ainda sente atração sexual por ele, é melhor manter distância de uma amizade após o término. O mesmo se aplica no caso oposto, se você temer que ele ainda queira mais. Antes que você perceba, você vai acabar na cama novamente.

Exemplo 2: Você tende a ceder. Você sabe que esta parceria não era boa para você e uma separação foi necessária apesar do amor , mas você continuou voltando para ele. Se houver problemas sérios, como abuso de drogas ou álcool, violência física ou emocional: Uma amizade com o ex é tão perigosa quanto um relacionamento neste caso. Melhor traçar uma linha clara.

Exemplo 3: O novo parceiro tem problemas com isso. Por mais que você valorize seu ex-parceiro e possa imaginar um relacionamento amigável com ele, se seu novo parceiro tem um problema com o quão próxima você é após o rompimento , você tem que aceitar isso.

As regras mais importantes na amizade com o ex

  • Flertar é um tabu!  Amizade ou amor ? Manter-se amigo depois do rompimento significa que você também se comporta como amigo. Você deve evitar fazer comentários ambíguos, provocar contatos ou alusões sugestivas.
  • Amizade com o ex: seja objetivo. Especialmente se o ex-parceiro for o novo parceiro após a separação, você deve permanecer neutro. Você não quer reconquistar o ex-parceiro . Portanto, deixe seu ego fora de cena. Apoie o ex-parceiro em seu novo relacionamento, a menos que você tenha preocupações genuínas sobre a felicidade dele.
  • Conheça os limites:   comentários e críticas a que você tinha direito em seu relacionamento às vezes vão longe demais na amizade com o ex. Não é mais seu problema quando ele lava a louça, leva o lixo para fora e com que frequência ele se barbeia.
  • Nada de sexo com o ex! Mesmo que você seja tão amigo do seu ex a ponto de sair à noite e não voltar para casa mais tarde, isso abre o caminho para o amizade com benefícios . Você deve estar ciente de que, se estiver excepcionalmente na mesma cama , fará sexo após o rompimento .
  • Acusações não são permitidas! Nunca culpe o outro por coisas que foram um problema durante o seu tempo juntos ou que você ainda não acabou. Claro, você pode falar sobre uma amizade com o ex, mas sempre de forma objetiva e voltada para a solução. Isso o impedirá de cometer os mesmos erros com seu próximo parceiro. No entanto, não faz sentido levar sentimentos feridos para o novo relacionamento amigável.

Conclusão: a amizade com o ex tem regras fixas

É perfeitamente possível e pode ser uma boa continuação se vocês continuarem amigos após o rompimento. Especialmente se houver filhos juntos ou se vocês se separaram por acordo mútuo. Vocês se amam e se apreciam, mas os sentimentos românticos ou a atração física não existem mais. Se for esse o caso em ambos os lados, nada impede o relacionamento platônico. 

No entanto, você deve traçar limites claros, não flertar um com o outro , nem passar a noite na mesma cama, ou atrapalhar um novo relacionamento por causa de um ego ferido. Se houve problemas sérios no relacionamento ou se você sente que o contato com ele não é bom para você, a amizade com o ex não é uma boa ideia.