Durante os 20 anos, era muito alegre ser solteiro. A liberdade queria ser saboreada e desfrutada em cada esquina. Aos 30 anos, o desejo por algo estável geralmente aumenta e a facilidade de ser solteiro ameaça desaparecer. A sociedade também é culpada por isso. Porque nos sugere que ser solteiro aos 30 anos não é totalmente normal. Mas por que na verdade? Os relacionamentos que surgiram nos anos 20 e talvez até selados pelo casamento são realmente tão perfeitos e pelos quais vale a pena lutar? Não há alternativas hoje em dia?

Ainda solteiro aos 30: O pânico final vale a pena?

Quem está na terceira década de vida tem a sensação de que finalmente cresceu. O aprendizado ou os estudos foram concluídos há muito tempo, os primeiros degraus da carreira foram escalados e conseguimos deixar para trás o apartamento compartilhado obrigatório dos anos 20. 

Muitos agora possuem um carro e vivem em um apartamento decente, onde não precisam dividir a cozinha e o banheiro com outras pessoas. Os melhores pré-requisitos, na verdade, para aproveitar a vida ao máximo – e isso funciona melhor como solteiro.

Mas é exatamente aí que o problema se esconde: ser solteiro aos 30 anos não se encaixa em muitas ideias de vida ideal. A maioria dos amigos do círculo de amigos já tem um relacionamento estável, os bons parceiros com grande potencial parecem todos ser do mercado, o ponteiro do relógio biológico gira mais rápido e sua própria família fica perguntando por que você ainda é solteiro aos 30. Esses fatores podem facilmente levar a um impasse que não torna a situação nem um pouco melhor.

1. Você sabe o que quer

Parece banal, mas é totalmente verdade. Você não se envolve mais tão rapidamente com coisas com as quais não se sente confortável ou que não deseja. Você apenas sabe o que o faz feliz. As chances de dar errado ao procurar um parceiro a partir dos 30 anos diminuem.

2. Você pode classificar melhor seus sentimentos

Um encontro se transforma em algo mais sério ou é apenas um pequeno flerte? Você está recebendo a confirmação principalmente a partir do encontro ou há mais do que isso? Você não anda mais na montanha-russa emocional tão rápido e sabe que não tem que chorar por tudo e por todos.

3. Você não precisa ser responsável

“Você realmente quer gastar tanto dinheiro nisso? Devíamos fazer algo com minha família novamente. Você trabalha demais. Não quero sair de férias este ano … “Como solteiro, você não vai ouvir frases como essas, porque não presta contas a ninguém. Você pode, em geral, fazer o que quiser e como quiser.

4. Os meios estão disponíveis

Mesmo na casa dos 20 anos, ser solteiro pode ser muito bom. A grande diferença: ainda não estamos tão firmados na vida, ainda não encontramos nosso lugar e ainda temos que fazer alguns compromissos para treinar, começar uma carreira ou algo parecido. Solteiros aos 30 anos não têm mais esses problemas. Um hobby mais caro? Grandes férias? Um pouco de luxo na vida cotidiana? Tudo isso agora é mais fácil de fazer.

5. Você pode gostar de ficar sozinho

A continuação do ponto quatro é que agora é muito mais fácil para você gostar de ser solteiro. Aos 30 anos, você está mais relaxado e aprendeu a aproveitar o tempo consigo mesmo. Você não precisa de um parceiro para se sentir completo.

6. Você tem fortes laços sociais

Embora os casais, compreensivelmente, passem muito tempo juntos, vocês são muito mais flexíveis. Umas férias com o teu melhor amigo, um fim-de-semana com as amigas, dias com a família … Usas o teu tempo com sensatez e constrói laços sociais fortes.

Ainda solteiro aos 30 – os preconceitos

O problema que homens e mulheres que são solteiros aos 30 anos têm são os muitos preconceitos que enfrentam. As pessoas ao seu redor acreditam que você …

  • … são muito exigentes e têm expectativas muito altas de um parceiro. Isso afastaria todos os candidatos em potencial e você nunca encontraria alguém que atendesse aos seus padrões.
  • … você mesmo é muito extenuante. Ninguém duraria muito em um relacionamento e é por isso que você sempre acaba solteiro.
  • … são assombrados pelo azar. Algo está errado com você. Por que é que? Esta questão deixa margem de manobra suficiente para extensas especulações.
  • … são egoístas e muito inflexíveis e não podem se envolver com os outros. Ser solteiro mudou você e agora tudo tem que girar em torno de você. Compromisso? Nada.
  • … estão sozinhas e têm muito medo de ficar sozinhas e nunca encontrar o parceiro certo.

Solteiros aos 30: uma nova definição de “normal”

A questão de saber se é normal ser solteiro aos 30 anos não deve ser feita hoje em dia. Estamos em um momento em que todos deveriam ter a chance de atingir seus objetivos profissionais. Pessoas que estão totalmente comprometidas com uma carreira podem então colocar o relacionamento em segundo lugar. Uma vez alcançado o sucesso profissional, o desejo de parceria pode surgir novamente. E para eles, no início, meio ou final dos 30 anos é o momento perfeito.

O tema do planejamento familiar também está longe de terminar. No Brasil, uma mulher tem em média mais de 30 anos quando nasce seu primeiro filho (31,2 anos para ser preciso). E a gravidez é bem possível mesmo no final dos anos 30. Portanto, não há razões convincentes para que você não possa ser solteiro aos 30 anos – sem se sentir mal, ser visto de forma torta ou sentir que está perdendo. Conhecer o seu parceiro para toda a vida não é questão de idade.