Em nossa sociedade moderna de performance, esquecemos muito rapidamente quão bem estamos realmente indo. Embora não tenhamos razão para fazer isso, muitas vezes ansiamos por coisas que temos há muito tempo, mas nunca vemos. Mostraremos maneiras e meios de como você pode levar uma vida feliz.

Todos os anos, o Relatório Mundial da Felicidade revela como as pessoas são felizes em diferentes países ao redor do mundo. Apesar de vivermos em um dos países mais ricos do mundo, nós, alemães, ocupamos apenas a 26ª colocação e estamos no mesmo nível de países como Catar ou Omã.

O que causa esse infortúnio percebido e por que países como Suíça, Dinamarca e Irlanda compartilham as primeiras posições só pode ser especulado. O fato de as pessoas de nossos vizinhos imediatos – e igualmente ricos – serem muito mais felizes do que nós, levanta algumas questões.

Mas podemos fazer muito pela nossa própria felicidade se levarmos a sério algumas coisas, mas importantes:

1.) Pense positivo!

Talvez pareça paradoxal: você deve pensar positivamente quando tudo está indo bem? Infelizmente, sim, porque nosso humor tem um impacto direto em nosso meio ambiente e, portanto, em nosso trabalho, nosso relacionamento e nossa saúde.

Os cientistas descobriram, por um lado, que 90% de nossas preocupações surgem exclusivamente de como lidamos com problemas e desafios e, por outro lado, que um bom humor pode, por sua vez, aumentar nossa produtividade em até 30%. Portanto, tente manter um clima positivo em qualquer situação em que se encontre . Isso vai lhe poupar muitos problemas e mais problemas.

Por outro lado, isso também significa que você deve banir os pensamentos negativos. Tente evitar pensamentos como “Não sei se consigo fazer isso” ou “Não consigo” no futuro. Uma das descobertas da psicologia é que tudo em que prestamos atenção – por exemplo, pensamentos negativos – se intensifica. 

2.) Pratique mais esportes!

Está provado que as pessoas que se exercitam regularmente são muito mais felizes e felizes na vida do que as pessoas que não são fisicamente ativas.

O esporte também pode prevenir doenças mentais, como depressão ou esgotamento. Portanto, tente fazer algum exercício pelo menos uma ou duas vezes por semana, seja para ir à academia ou correr meia hora.

Muitas pessoas só deixam de se exercitar regularmente porque acreditam que devem se exercitar todos os dias ou 4-5 vezes por semana, o que não é necessário. Apenas um exercício por semana ainda é mais do que nada e fará bem a você.

3.) Manter contatos sociais!

O homem é um ser muito social; precisamos de pessoas ao nosso redor para não nos sentirmos solitários. Por mais obcecado por sua carreira ou trabalho, garanta um ambiente social estável e acolhedor e cultive-o na forma de amizades, parcerias e outros contatos. É um dos seus tesouros mais importantes e será útil em todas as partes da vida. Crie uma rede eficiente de pessoas que o fazem bem e o ajudam, seja em particular ou no caminho para seus objetivos.

Se você ainda não tem essa rede, entre em uma associação ou faça um trabalho voluntário (por exemplo, bombeiros voluntários, Cruz Vermelha, etc.). Você verá com que rapidez – mesmo sendo uma pessoa previamente introvertida – fará novas amizades.

4.) Deixe o passado para trás!

O que aconteceu está inevitavelmente para trás. Não importa o que deu errado, você nunca será capaz de alterá-lo.

Então você tem a escolha de continuar pensando sobre isso, ficar animado com isso ou possivelmente puxar para baixo ou simplesmente escrever como uma experiência em sua cabeça e cuidar do único dia em que você pode realmente fazer a diferença , ou seja, hoje.

Veja o seu passado como um tesouro inestimável que ninguém pode tirar de você e que será útil para você por toda a vida.

Todos nós cometemos erros em um ponto ou outro e continuaremos cometendo-os novamente e novamente. Se não fosse assim, seríamos máquinas e não humanos.

5.) Crie metas para você!

Freqüentemente, nos comportamos como os mais puros sonhadores. Vivemos o dia e esperamos que em algum momento aconteça algo que nos faça sentir melhor, seja o prêmio na loteria, a promoção ou o parceiro dos sonhos que aparece de repente.

Uma atitude positiva é boa, mas infelizmente a vida não é tão simples. Esperar e torcer para que algo ótimo acabe raramente leva ao sucesso. Melhor definir objetivos reais .

Objetivos que você mesmo pode atingir e com a sua própria força. Metas nas quais você é o executor e o tomador de decisões, e não o sacrifício, que depende do curso dos eventos.

A chance de sucesso é mil vezes maior do que a de que um dia tudo acabe bem por conta própria. 

6.) Encontre sua vocação!

Para muitas pessoas, o trabalho não tem mais a ver com paixão. Praticamos para ganhar dinheiro e pronto. Se você realmente não gosta do seu trabalho, mas sim do seu trabalho, e não anseia por trabalhar pela manhã, então algo pode estar muito errado em sua vida.

Certifique-se de transformar sua vocação em uma profissão. Portanto, profissionalmente, busque o que você gosta e o que você gosta. Sempre se pergunte: Se todas as profissões fossem pagas igualmente, você permaneceria em seu emprego atual?

Lembre-se: você só tem uma vida, seu tempo aqui é limitado e seria muito triste se em algum momento você tivesse que admitir em seu leito de morte que desperdiçou seu tempo consigo mesmo.

Nunca é tarde para mudar nada. Certifique-se de que sua vida profissional o preencha e o faça feliz, porque isso ocupará a maior parte de sua vida.

7.) Seja grato!

Nós, alemães, somos conhecidos no mundo inteiro pelo fato de que, supostamente, sempre precisamos de algo para reclamar. Se não houver nada, então apenas procuramos até encontrar uma razão, mesmo que não nos diga respeito e não tenhamos ideia do que estamos falando.

Vivemos em um país rico com talvez a melhor rede social do mundo, temos água encanada, acesso a médicos e também não morremos de fome. Nós apenas esquecemos de apreciar as coisas. Lamentamos em alto nível. Pense sobre o que você realmente deveria ser grato, porque não é algo que pode ser dado como certo. Você não consegue pensar em nada? Eu gostaria de lhe dar um pouco de pensamento:

  • “Sou grato por ter saúde e por ter nascido sem doenças.”
  • “Estou grato por ter nascido aqui e não no terceiro mundo.”
  • “Sou grato por viver em um país onde posso me desenvolver livremente.”

As coisas que acabei de listar são naturais para você e para mim. Por outro lado, as pessoas que estão doentes, que vivem no terceiro mundo ou em um estado comunista, ficariam felizes se assim fosse com elas. Infelizmente, eles não tiveram escolha e provavelmente – se contarmos a eles sobre nossos “problemas” – cuspiriam na nossa cara.

Tendemos a esquecer que nós – mesmo como funcionários normais – parecemos muito bem neste país em comparação com outras partes da população mundial. Portanto, adivinhe as pequenas coisas em sua vida pelas quais você deveria ser muito grato!

8.) Coma-se feliz!

Não sei quanto a você, mas gosto de comer pela minha vida. E não exatamente em pequenas quantidades. Ao comer, também, certifique-se de comer principalmente coisas que são boas para você.

Certifique-se de cozinhar para si mesmo, sempre que possível, ou pelo menos seguir uma dieta saudável para poder ir para a cama sem a consciência pesada. Apenas a sensação de que você comeu de forma saudável fará bem a você e seu corpo agradecerá inúmeras vezes.

Se você tem se alimentado de forma menos saudável até agora, esqueça todas as dietas do mundo primeiro. Comer menos ou de forma diferente por um tempo limitado por alguns dias ou semanas também só ajuda por um tempo limitado. Se você quer mudar algo a longo prazo, você mesmo precisa mudar algo a longo prazo. Portanto, certifique-se de começar com uma alimentação saudável um dia por semana e depois continuar melhorando até que se torne normal para você.

9.) Fique com fome!

Quando temos um emprego, um parceiro próximo a nós e um teto sobre nossas cabeças, tendemos a sentar-nos satisfeitos e desfrutar de nosso status quo.

O dinheiro entra regularmente, tudo cabe em casa, então por que se esforçar mais? Isso é uma falácia e, em algum momento, pode ter consequências graves para a sua vida. Porque se partes de seu castelo de cartas desmoronarem, de modo que primeiro você precise se destacar em uma área, você terá sido ultrapassado por pessoas que continuaram a se desenvolver e se educar ao longo dos anos.

Portanto, certifique-se de que você ainda tem objetivos, seja na vida privada ou profissional. Esforce-se por algo novo ou, para colocar nas palavras de Steve Jobs: continue com fome !

10.) Não faça comparações com outras pessoas!

Não se deixe levar por tais jogos mentais, o que você alcançou ou não em comparação com outras pessoas. Não importa onde seu arquiinimigo, seu vizinho ou seu melhor amigo está hoje. Todos eles têm objetivos e desejos completamente diferentes.

Em vez disso, adquira o hábito de se comparar apenas a você mesmo. Como você se desenvolveu ou mudou em relação ao ano passado ou nos últimos 10 anos? Como você gostaria de mudar no próximo ano?
Portanto, tente não ser melhor do que os outros, mas ser melhor do que era ontem.

11.) Aprenda a dizer “não”!

Muitas vezes fazemos coisas que realmente não queríamos fazer, apenas para fazer um favor a outras pessoas ou não para “parecer estúpido”. Claro, isso não é particularmente benéfico para o nosso humor.

Portanto, concentre-se com mais frequência em você mesmo e em suas necessidades, em vez de sempre tentar agradar a todos. Sempre querer agradar a todos, em algum momento, fará com que você ganhe a reputação de dizer sim e significará que um “não” não será mais aceito por você. Você deve evitar isso a todo custo.

E por falar nisso: um “não” amigável costuma ser mais humano do que um “sim” mentido. 

12.) Sei extrovertiert!

Encapsular a si mesmo não é a solução. Esteja aberto e troque ideias com as pessoas ao seu redor. Cabeça erguida, peito para fora. Manter contatos existentes e fazer novos. Pratique conversa fiada com o caixa, o padeiro, seja quem for.

Se você ainda não tem autoconfiança, deixe-me dizer uma coisa: um sentimento de alta ou falta de autoconfiança não é inato. Então você pode aprender como andar de bicicleta ou nadar. Você apenas tem que praticar. 

13.) Aprecie suas experiências!

Nós, humanos, tendemos a nos definir apenas em termos de bens materiais. Nos sentimos bem quando temos dinheiro, dirigimos um ótimo carro, usamos roupas bonitas e temos algo para mostrar.

Mas nosso maior tesouro é algo completamente diferente: é a nossa experiência. Eles nos definem, realmente dizem algo sobre nossa maturidade e não podem ser tirados de nós por ninguém.

Você concordará que estamos certos quando afirmamos que um funcionário com 20 anos de experiência profissional e no setor geralmente está um pouco à frente de um recém-formado.

Suas experiências o tornam único, seja bom ou ruim. Eles estão firmemente gravados em sua riqueza de experiência e você pode (e irá) tirar sua vida deles. O que você experimentou não pode ser comprado com dinheiro, então aprecie este conhecimento incrível e em constante crescimento em sua cabeça!

14.) Reserve um tempo para os outros!

Não importa o quão estressante seja o dia a dia, não importa o quão exausto você chegue em casa depois do trabalho e anseie pelo seu sofá: acostume-se a devolver algo ao seu ambiente, seja você conhecido ou desconhecido, todos os dias. Esteja presente para os amigos, busque conversar e apenas ouça. Resumindo: você está interessado na vida de seus semelhantes.

Isso dificilmente lhe custa tempo ou energia, mas você está fazendo algo bom para essas pessoas e para você mesmo.
Em algum momento, você pode estar em uma posição em que ficará feliz quando alguém fizer o mesmo por você.

15.) Aproveite o momento!

Em nosso mundo moderno e agitado, prestamos muito pouca atenção às pequenas coisas da vida. Quando foi a última vez que você parou por um momento durante uma caminhada e simplesmente deixou o momento, as impressões, cheiros etc. trabalharem em você? Quando foi a última vez que você realmente deu uma mordida enquanto comia?

Tente ficar acordado e não se perder na rotina diária. Traga de volta aquela sensação da infância, quando você olha atentamente para cada objeto e sente, deixa um cheiro, um sabor trabalhar em você exatamente.
Aproveite cada momento em seu espectro completo!

16.) Desfrute de desafios!

Acostume-se a ver os problemas do futuro não mais como tais, mas como desafios bem-vindos. Como já descrito acima, você não pode evitar que algo na vida seja diferente do que você imaginou.

Portanto, aproveite ao máximo e veja esses desafios como mais uma atualização de sua preciosa experiência. Deixe de ser um buscador de problemas que é desviado do curso por mudanças imprevistas no plano, para um solucionador de problemas que pode ficar chateado por um momento, mas então encontra uma solução e a implementa.

17.) Ouça seu estômago!

Existem situações na vida em que realmente não sabemos se devemos ousar ou não. Certifique-se de que, em tais situações, você ouve seu instinto com mais frequência, em vez de analisar tudo meticulosamente com a cabeça.

Muitas coisas não podem ser decididas racionalmente, não importa o quanto você tente. Seja a questão de se queremos entrar em um relacionamento ou dar a alguém uma segunda chance, ou se queremos emigrar ou talvez voltar para casa.

Seja claro sobre uma coisa: no final da vida, você terá mais probabilidade de se arrepender das coisas que não fez do que das que tentou em vão.

18.) Sempre sorria!

Está provado que o sorriso tem impacto direto no nosso humor, mesmo que seja apenas falso. Chegamos até ao telefone de forma diferente se falamos connosco com um sorriso na cara.

Não é à toa que alguns vendedores fazem ligações na frente de um espelho para verificar suas expressões faciais durante a ligação. Mesmo que você não esteja se sentindo bem no momento, tente sorrir.
Seu ambiente vai adorar e seu subconsciente ficará grato a você. E lembre-se, é impossível estar de mau humor com uma risada nos lábios.

Resumo

Pela terceira vez consecutiva, os alemães ocupam o triste 26º lugar no  Relatório Mundial da Felicidade , que trata dos sentimentos de felicidade das pessoas em diferentes países. Muito atrás de nossos vizinhos vizinhos, Suíça e Dinamarca, mas no mesmo nível de países como Qatar ou Omã. Com alguns truques, no entanto, podemos levar nosso nível de felicidade pessoal a novos patamares.

Aprenda a pensar positivamente e deixar o passado para trás. Faça amizades e arranje tempo para outras pessoas, pratique esportes, alimente-se de forma saudável e, o mais importante, aprenda a aproveitar o momento. Você verá que, em última análise, é o único responsável por passar a vida feliz ou infeliz.