categorias: Onde Ir, Restaurantes

Tio Pepe, inusitado desde o começo.

Saímos do hotel com objetivo de conhecer uma hamburgueria que vimos pela internet, só que ela estava fechada. Andamos um pouco, até pegar um táxi, e perguntamos ao taxista uma indicação de bom restaurante para almoçar. Ele pensou, fez uma expressão preocupada e disse que não saberia indicar, porque não conhecia muitos lugares interessantes. Insistimos. Aí, ele lembrou de um restaurante português ali perto. Chegamos, assim, ao Tio Pepe, que na verdade, tem origem espanhola. Ironicamente, foi uma das melhores indicações que tivemos em Recife!

Culpada Confesso - Tio Pepe - Fachada

Tio Pepe caprichou na decoração

O restaurante fica numa casa grande, na esquina da Rua Almirante Tamandaré com a Rua São Francisco. Antes de entrar, observe a bem humorada placa que diz: “Entrada unicamente para sócios e não sócios”.  E isso é só o começo da brincadeira.

Culpada Confesso - Tio Pepe - Placa da entrada

Quando chegamos, a maioria das pessoas estava na varanda, um espaço muito bonito e com temperatura agradável, graças aos ventiladores umidificadores.

Culpada Confesso - Tio Pepe - Varanda

Nós ficamos no salão interno, também ventilado e lotado de itens divertidos e interessantes. O mobiliário rústico se mistura a objetos utilitários e decorativos. E eles não parecem se repetir…

Culpada Confesso - Tio Pepe - Ambiente interno

Antes de perguntar a origem de algum objeto, atenção ao aviso de D. Pepa (Diretora superintendente da gerência geral): “Para explicação dos adornos e peças ‘antigas’ da decoração, fale com qualquer funcionário. Se ele não souber, inventará algo…”. Sendo assim, nem perguntei. #BlogueiraEsperta Confesso que passei um bom tempo observando a simpática cortina, as bailarinas e as xilogravuras que se espalham da parede até o teto.

Culpada Confesso - Tio Pepe - Detalhes Decoração

Pensa que acabou? Ainda tem mais mesas na área dos fundos!

Culpada Confesso - Tio Pepe - Fundos

Difícil escolher o melhor adereço, mas, certamente, a mesa com cabeceira de cama merece um destaque.

Culpada Confesso - Tio Pepe - Mesa Cama

Depois de tanto passear e fotografar, me acomodei para olhar o cardápio e, finalmente, almoçar. A refeição começou com um bom suco de laranja. Repara a bandeirinha decorativa, que fofa!

Culpada Confesso - Tio Pepe - Suco

Dona Pepa faz os melhores pratos

Nosso pedido foi a Picanha Real, acompanhada de arroz colorido e farofa de abóbora. Na verdade, tínhamos escolhido a farofa de ovos, mas a cozinha felizmente se enganou e mandou o jerimum, do qual lembramos com saudade até hoje. Devo dizer que o garçom foi muito solícito e deixou claro que traria nossa farofa original rapidamente. O rendimento do prato está bem explicado no cardápio: “serve bem 3 pessoas de apetite normal, 2 pessoas mais ou menos normais ou 1 pessoa, após 7 dias de spa brabo”.

Culpada Confesso - Tio Pepe - Picanha real e acompanhamentos

Sem contar uma porção de salada vinagrete e outra de farofa com bacon, que nada deviam em sabor aos acompanhamentos apresentados na imagem acima.

Culpada Confesso - Tio Pepe - Farofa e salada

Acontece que, durante todo o almoço, o cardápio de sobremesas fica ali num suporte bem à nossa frente. De tanto ler e reler, acabamos pedindo o doce de leite bêbado, “uma mistureba de doce de leite, claras em neve e uma boa dosagem de vinho do porto… geladíssimo!”. Excelente!

Culpada Confesso - Tio Pepe - Doce de leite bêbado

Café com cana

Eu ainda tomei um café expresso, acompanhado de bolachinhas de goma e um filete de cana de açúcar que faz as vezes de colher adoçante.

Culpada Confesso - Tio Pepe - Café

No final das contas, uma tarde que começou mal terminou com uma refeição excelente. Pagamos, aproximadamente, R$ 120,00 e queremos voltar para provar outros itens peculiares do cardápio.

Tio Pepe
Rua Almirante Tamandaré, nº 170 – Boa Viagem/Setúbal – Recife/PE
Telefone: (71) 3341-7153
www.tiopepe.com.br

Deixe seu comentário