categorias: Onde Ir, Restaurantes

Taiobha, comida mineira de Coração

O que dizer sobre esse restaurante que conheço há tão pouco tempo e já considero pacas? Porque há tanto para falar sobre o Taiobha que fica até difícil saber por onde começar. Na dúvida, iniciaremos pelo começo: li sobre a casa, pela primeira vez,  no Instagram da Camila Marinho. De lá pra cá, eles já mudaram de endereço e, na primeira visita, pessoa desorientada na Pituba que sou, pedi orientações a Raiza do Blog Bonecas no Boteco. E lá chegamos!

Culpada Confesso - Taiobha - Fachada

O apelo era forte porque a apresentadora mineira estava indicando um local de comida típica de Minas Gerais aqui em Salvador. Veja bem: Salvador, ainda que capital do estado, não apresenta tanta variedade gastronômica quanto gostaríamos, não é mesmo? Mas, voltando ao Taiobha, lá no início da Rua Sargento Astrolábio, visualizamos a casa sinalizada por discreto banner e uma bandeira do Atlético Mineiro, demarcando com mais força o território. Reparem que o galo, sobre o muro, também carrega o escudo do time. Não tenha dúvidas: é aqui!

Culpada Confesso - Taiobha - Área Externa

Porta adentro, mais uma bandeira, mais um galo e um espaço confortável, aberto e ventilado. Esta casa, adaptada para receber os clientes é o segundo endereço do Taiobha e apresenta bem a proposta de comida caseira. Escolha a sua mesa e, depois, olhe o cardápio do dia, sempre escrito no quadro negro na varanda, apresentando as refeições, petiscos, pratos infantis e sobremesas.

Culpada Confesso - Taiobha - Cardápio

Não sei quem vai te atender inicialmente, mas pode ter certeza que uma pessoa vai passar na sua mesa pra verificar se está tudo bem: a proprietária Déa, mais conhecida como Coração. Mantendo a essência da casa, ela passa pra lá e pra e pra cá, acompanhando tudo, conversando com os clientes e levando os pedidos, se necessário.

Culpada Confesso - Taiobha - Mesas Internas

Além das mesas na área externa, existem diversos lugares na área interna, onde outros detalhes chamam atenção para decoração simpática e minimalista. E lá dentro a gente visualiza as opções de cachaças disponíveis (Faltou essa ilustração, né? Desculpa!). E se você pensa que acabaram as referências ao Atlético Mineiro… peça a senha do “Uai-Fai”!

Culpada Confesso - Taiobha - Mesa Interna

Olha, eu nem sei o que você vai escolher como prato principal mas, uma vez no Taiobha é quase obrigatório pedir uma porção de torresmo. É sério! Pode escolher entre o torresminho, que chega nessa cumbuquinha…

Culpada Confesso - Taiobha - Torresmo

Ou o torresmo de barriga, acompanhado de pedaços de aipim cozido. Na dúvida, pergunte a Coração qual a melhor opção. Ela sempre indica o segundo e eu concordo.

Culpada Confesso - Taiobha - Torresmo de barriga

Os pratos principais têm indicação de porções individuais ou para duas pessoas. As fotos desse post trazem, sempre, a porção individual, que é bem servida. O primeiro prato que experimentamos foi a Vaca Atolada, com feijão tropeiro e arroz branco.

Culpada Confesso - Taiobha - Vaca Atolada

A carne desfia com uma facilidade incrível e o caldo tem toda sustança e sabor que se espera de um prato típico mineiro!

Culpada Confesso - Taiobha - Vaca Atolada - Detalhe

Depois pedimos a Costela Suína Frita, com tutu e arroz branco. Maravilhosa! O tutu, diferente do que comi no Bar do Jonas, tem uma porção de ingredientes e diferentes texturas.

Culpada Confesso - Taiobha - Costela e Tutu

A Maminha ao Forno com batatas, feijão tropeiro e arroz branco também é uma ótima opção. Pra ser mais prática: todos os pratos que experimentei lá estavam excelentes. Ainda que, em dia de casa cheia, o atendimento demore um pouco mais, vale muito a visita.

Culpada Confesso - Taiobha - Maminha ao forno com batatas

Agora, ao final da refeição, não deixe de pedir o pudim! É uma porção individual também (a foto foi feita de perto, pra mostrar bem a textura), com uma consistência e calda incríveis.

Culpada Confesso - Taiobha - Detalhe pudim

E o charme final fica por conta do café, feito pelo cliente ao seu gosto no conjunto entregue na mesa. Água quente, café, açúcar, coador, colher e caneca, ao seu dispor.

Culpada Confesso - Taiobha - Café

Mais forte? Mais fraco? Sem açúcar? Pode escolher e repetir à vontade!

Culpada Confesso - Taiobha - Detalhe Café

Um almoço por lá, sem bebidas alcoólicas, sai por aproximadamente R$ 40,00 por pessoa, incluindo entrada e sobremesa. Ah! Não posso esquecer de avisar que a casa não aceita cartões de crédito, tá?

Taiobha – Culinária Mineira Artesanal
Rua Sargento Astrolábio, nº 136- Pituba – Salvador/BA
Telefone: (71) 8690-4058
Whatsapp: (71) 8270-4905
Instagram: @taiobha

Deixe seu comentário