categorias: Outras confissões

A taboca e o triângulo: um ofício em extinção

Eu acho que a taboca deveria ser reconhecida como patrimônio cultural da Bahia (do Brasil? da Humanidade? Alô IPAC! Alô IPHAN! Alô UNESCO!). Mais do que isso: o saber preparar a iguaria, as características da lata pintada que armazena os pacotes, somados ao saber tocar o triângulo e ao grito ritmado “taboooocaaa” que anuncia a venda, deveriam compor um dossiê inteiro do ofício do Vendedor de Taboca.

Culpada, Confesso - Taboca

É sério! Porque eu imagino o trabalho que é produzir esses tubinhos e depois sair vendendo pelas ruas, sem deixar quebrar e ainda cobrando tão baratinho. Pense comigo: como deve ser difícil encaixotar um produto desses, hein? Acho que, por isso, também, é que não vendem no supermercado.

Começando pelo começo: taboca é o que mesmo, fia? É uma massa doce, crocante e fininha, enrolada em forma de canudo, comercializada em pacotes com 04 ou 05 unidades. Se você buscar no google pela palavra “taboca”, vai encontrar referências a um prato de origem indígena. A esse canudinho doce, de que estou falando, chamam “biju doce”.

Agora só vejo a taboca sendo vendida na Ceasa do Rio Vermelho, na Feira de São Joaquim e no cruzamento das avenidas Vasco da Gama e Garibaldi – pelos vendedores ambulantes autorizados com coletinho verde da prefeitura.O gosto ainda é bom, mas acabou a personalidade, né? Você não sabe se o cara está vendendo bolacha de goma, balas de café, canetas… Aff! Aí, eu, que só (ou já?) tenho 28 anos estou aqui reclamando, saudosista. Vixe! Bons tempos, que não voltam mais. #DevolvaMinhaTaboca

Dei uma olhada em algumas receitas e parece que é feita de farinha de trigo, manteiga, açúcar e glucose de milho, mas ainda preciso confirmar as quantidades. Alguém aí sabe?

20 comentários

  1. Pamella 10.01.2014

    Humm tomare que você encontre logo essa receita e poste aquii, quero aprender tb! 🙂

    1. Amelí 11.01.2014

      Vou continuar procurando, Pamella! Podexá! =)

      1. Rene Luz 9.03.2014

        Continue nessa busca. Também estou procurando quem faz a taboca para divulgar e tentar preservar.

      2. Tony.Vendite 30.03.2017

        Eu achei essa receita vou te passar. Receita:

        Receita de biju crocante – não é tapioca

        Ingredientes para fazer Biju crocante

        60 gramas de farinha de trigo
        60 gramas de manteiga
        60 gramas de açúcar
        3 colheres de sopa de glucose de milho – você pode encontrar alguns produtos do gênero na internet, como nesse comparador de preços. Qualquer casa de doces e alguns mercados também oferecem.

        Modo de preparo

        Primeiramente, você precisará misturar a manteiga, glucose de milho e o açúcar. Aqueça a mistura levemente para que a manteiga derreter. Em seguida, misture mais e adicione a farinha de trigo.

        Coloque a massa aos poucos em assadeiras untadas com margarina e farinha de trigo. Deixe espaço entre elas.

        Leve ao forno médio pré-aquecido em 180 graus e deixe assar por aproximadamente 6 minutinhos ou até que fiquem douradas. Após, tire do forno e remova das assadeiras com auxílio de uma espátula.

        Deixe descansar por um minuto e enrole num cabo de colher de pau ou algum cilindro fino. Repare que o enrolamento é necessário para deixar no formato palito que todos conhecem. Após esfriar o biju ficará crocante. Por isso é importante enrolar antes de esfriar, caso contrário, seria necessário voltar ao forno para poder enrolar novamente.

        Fácil de fazer né? Aproveite e faça hoje mesmo para a família.

    2. Rômulo Caetano Pinto 7.03.2016

      Muito bom esse comentário sobre essa iguaria! Morei muito tempo na Av. Garibaldi (Salvador) e realmente adorava comprar na volta da escola em frente ao Hospital Jorge Valente! Bons tempos…Saudades!!!

      1. Amelí 10.03.2016

        Obrigada, Rômulo! =D

  2. Leandro 22.08.2014

    Parabéns pelo texto. Esses dias comprei na sinaleira do Hiperposto uns quatro pacotes de Taboca e me lembrei exatamente da descrição que você fez. Devemos sim preservar esse ofício informal, que é o fazedor e vendedor de Taboca.

  3. Inge 28.11.2014

    eu tb estou procurando a receita, moro em Curitiba, mas não vejo mais vendedor faz anos….. saudades desta delícia….

    1. edgard 2.04.2015

      Eu tenho a receita!

        1. ELTON GOMES COSTA 11.08.2016

          Se puder enviar a receita..Quero muito poder fazer essa iguaria e ver como posso utilizarla!

      1. Lucimara 21.07.2015

        Posta pra gente Edgar.

  4. Barbara 3.06.2015

    Olha essa!
    A gente procura uma coisa e encontra outra que estava procurando e desisitiu.
    Durante muito tempo procurei a receita desta iguaria, só que aqui em Porto alegre ela não tem nome, é conhecida pelo canto do vendedor: OLHA A CASQUINHA DELICIOSAAA, que tem uma entonação toda particular.
    Claro que como “casquinha deliciosa” foi bem impossível de achar a receita, agora tendo este nome vai ser mais facil!
    E olha que eu estava procurando sorvete Hagen dazs
    muito obrigada

    1. A receita da taboca é farinha de trigo, leite líquido açúcar e sal. Mistura todos os ingredientes no liquidificador deixando ficar uma massa molinha tipo panqueca mas a massa tem que ta bem molinha faz em una chapa quente Vc coloca um leve camada e deixa ela espalhar se necessário colocá mas Massa deixa ficar vem crocante e bom apetite

  5. SIDNEY M.TEIXEIRA 27.08.2016

    LEMBRO QD EU ERA CRIANÇA MINHA MÃE ABRIGOU UMA FAMILIA INTEIRA NA NOSSA CASA POR UM TEMPO, E O CASAL OCUPOU NOSSA COZINHA FAZENDO ESSAS DELICIOSAS TABOCAS CROCANTES,SUSTENTAVAM TODA SUA FAMILIA , SO NAÕ LEMBRO COMO ELES FAZIAM.

  6. vera lúcia 21.11.2016

    Depois de muito procurar a minha querida taboca, achei, vcs podem procurar pelo nome de cavaco chines ou chegadinha Ingredientes farinha de trigo sem fermento, acucar, goma, sal,agua, bate tudo no liquidificador tem que ficar ralinho, em uma chapa de duas bandas assa quando cheirar esta pronta.

  7. Rogério 29.01.2017

    Sou morador dá região de salvador que é o único lugar q fábrica posso passar mais informações e lembrando que o colete não é dá prefeitura não foi os próprios vendedores q confeccionou mais informações 71 981774684 whatsapp apenas

  8. Renan Consuli 2.02.2017

    Nada mais é que pate a cigarret ou cigarret russes. É muito bom, já fiz.

  9. Maiara 11.04.2018

    Ameeei a publicação!!! De fato essa receita deveria ser um patrimônio cultural, assim como a receita do acarajé!!! Não deixem a taboca desaparecer!! #devolvaminhataboca

Deixe seu comentário