categorias: Itinerantes, Onde Ir

Sou fã de Buteco, Confesso…

Foram duas semana intensas, com 9 botecos participantes visitados. Uma boa média para 15 dias. Menos do que planejei, mas ainda assim uma quantidade significativa para o tempo disponível.
Recapitulando: Porto Caymmi, Sabor Regional, O Velho Amigo Bar, Bar do Ulisses, Estrela do Horizonte, Bar do Luiz, Navona Bar do Tonho, Boteco do Pirí e Bagacinho Futebol Clube, dentre outros que não estavam no festival. Ufa! Quase fiquei sem fôlego!
Alguns eu já conhecia de velhos carnavais, outros como o Sabor Regional e o Bar do Luiz eu conheci no festival do ano passado e esse nesse ano descobri mais 3!! Haja boteco nessa cidade! Rs

Dentre esses novos, 2 me cativaram: O Velho Amigo Bar e principalmente o Boteco do Pirí. Esses tem minha presença garantida em botecagens pela cidade. Se por um lado perdemos o Platô, o Mocambinho e o Jô da Bahia, no festival desse ano,  o prejuízo não foi maior pela entrada do Boteco do Pirí.

 Culpada Confesso - Carol Marques - Boteco do Pirí - Pestico Tô te vendo

Estreante, para mim ele já ganhou disparado o Comida di Buteco desse ano. Que comida fantástica! Ingredientes típicos de restaurante chic, ou não, como no caso do peguari (no petisco Doritos), mas sem frescura, farta e barata (proporcionalmente para os ingredientes utilizados). Veja o post completo aqui.

Já o Velho Amigo Bar me verá no fim de tarde para  apreciar aquela vista maravilhosa para o Dique. Se eu gostei da vista à noite, já imaginou durante o dia? Além disso, ele é super barato e o petisco estava bem saboroso, prova que eles capricham no tempero.

Culpada Confesso - Carol Marques - O Velho Amigo Bar - Vista

Mas ainda bem que acabou né?! Haja fígado e dinheiro para frequentar tanto boteco em 1 mês. Minha fatura do cartão de credito já me assustava e meus olhos lembram um panda de tanta olheira.

panda

No quesito petisco Doritos, em termos de sabor e criatividade ganhou o do Bagacinho Futebol Clube. Foi o primeiro bar a utilizar realmente o salgadinho no petisco, por isso o troféu vai para eles.

Culpada Confesso - Carol Marques - Bagacinho Futebol Clube - Petisco Doritos

Ah, e como não lembrar do Estrela do Horizonte e seu prato saboroso, mas cópia do Ercolano?

Culpada Confesso - Carol Marques - Estrela do Horizonte e Ercolano

E o que dizer do desafio de elaborar drinks com a vodka patrocinadora? Achei muito bacana, pois boteco não precisa só ter cerveja. Precisa atrair outros públicos e dá para ser criativo nesse quesito também.

Bem, este é meu último post, e para finalizar minha participação no  Culpada Confesso, vou dar umas dicas de butecos. Não dicas de Botecos legais, descolados, mas sim de como saber se quesitos como comida e atendimento são bons. Algumas dessas dicas são velhas conhecidas, mas ainda assim não custa nada lembrar:

ATENDIMENTO: o garçom é seu amigo de infância! Quer ser bem atendido? Pergunte o nome dele(a) e sempre sorria ao falar com ele. Quer coisa pior do que estar trabalhando enquanto os outros se divertem? Para que a cerveja venha gelada, peça a que ele escondeu no fundo do freezer para o fim do expediente.

COMIDA: Assim como qualquer restaurante, ter um cardápio extenso não significa qualidade na comida. Todo boteco tem um carro chefe, aquele prato que a cozinheira nunca erra na mão. Pergunte ao garçom que ele dirá na ponta da língua o que você deve pedir, pois quanto maior o número de ingredientes e receitas é capaz da cozinheira se embananar com preparo e assim cada pedido vem com um tempero diferente (e às vezes depende do humor da cozinheira).

PIMENTA: boteco que se preze não pode servir pimenta pronta, daquelas engarrafadas. Tem que preparar seu molho lambão ou conserva! Baiano que se preza adora pimenta e é uma decepção ver esse descaso com um componente tão importante da nossa comida. Se a pimenta é daquela engarrafada de supermercado, desconfie da comida.

Culpada Confesso - Carol Marques - Sou fã de buteco - imenta

COMPANHIA: Os amigos são a parte mais importante do boteco. Com eles a comida pode ser péssima, a cerveja estar quente e o garçom de mau humor, mas você sempre terá uma motivo para dar risada, ou sacanear o time do coração dele(a), ou chorar no ombro.

Culpada Confesso - Carol Marques - O Velho Amigo Bar - Amigos

Botecar é algo simples. Se colocar alguma complexidade o caldo desanda. É reunir os amigos, comer algo para enganar a fome e beber uma cerveja gelada enquanto joga conversa fora, o resto é deixar as coisas acontecerem. Só lembrem de beber com moderação e no caso de beber não dirigir.

Espero que tenham gostado da minha pequena participação no blog. É sempre divertido escrever sobre coisas simples, coisas que gosto de fazer. Quem sabe me aventuro futuramente para escrever um blog? Mas isso aí é outro assunto…

Bjks

Deixe seu comentário