categorias: Outras confissões

Retrospectiva 2014: Confissões, curiosidades e alegrias

Nessa época do ano, muitos veículos vão produzir/publicar conteúdos temáticos: festas de final de ano, confraternizações, promessas para 2015 e retrospectivas. Faz parte, né? O clima, pra maioria das pessoas, é esse mesmo e eu, revisando os textos publicados ao longo do ano, me lembrei de alguns assuntos não abordados aqui no blog. Sendo assim, farei o meu tipo particular de retrospectiva: serão pontos interessantes do ano de 2014, tenham sido citados, ou não, nos nossos posts. Entre notícias, posts e curiosidades, confesso que misturei tudo, porque não consegui dividir em categorias. Mas todos tem um pezinho na gastronomia.

  • Feiras e Festivais

Confesso que escrevo esse tópico com um pouco de receio, porque comecei a acompanhar os eventos de gastronomia há pouco tempo mas, na minha percepção, este ano aconteceram mais feiras e festivais de gastronomia em Salvador e em todo o estado. Me parece que o movimento das feiras começou com a Feira da Cidade (a.k.a. BIG Chefs RUA) e hoje temos, também, a Salvador Boa Praça [tem outras, gente? Escrevam nos comentários, por favor!]. Tá certo que a gente sempre teve as feiras das paróquias, realizadas anualmente, mas essa proposta é diferente, porque é focada na gastronomia, com chefs e restaurantes servindo pratos em stands simples. Quanto aos festivais, além do Tempero no Forte (9ª edição), Brasil Sabor (9ª Edição), Nordeste Gourmet (7ª edição), Comida Di Buteco (6ª Edição) e  Salvador Restaurant Week (5ª edição) tivemos os festivais da Tainha, do Vale do São Francisco, do Oeste e de Itacaré. Ah, claro! Ainda tivemos a primeira edição do Mesa ao Vivo Bahia!

Culpada Confesso - Retrospectiva 2014 - Feiras e Festivais

Visitei Recife no começo do ano e aproveitei para conhecer o Leite, um dos restaurantes mais antigos e tradicionais do país. Depois de uma manhã em Olinda, encontramos uma mesa vazia logo que chegamos ao Leite e tivermos um almoço excelente!

Culpada Confesso - Retrospectiva 2014 - Leite Recife

Para o Festival Comida Di Buteco 2014 contamos com a cobertura da nossa correspondente especial cervejeira, a Carol Marques. Foi ótimo acompanhar sua peregrinação, opiniões e, inclusive, a descoberta de um petisco aparentemente inspirado no prato de outro restaurante. Obrigada por compartilhar suas impressões conosco, Carol! Depois de todos os posts, ela ainda mandou um texto sobre a festa saideira e, por tudo isso, eu não conseguirei agradecer o suficiente.
Agora, como ela mesma disse, os bares estão abertos durante o ano inteiro, então, confira os posts da Carol e vá botecar!

Culpada Confesso - Retrospectiva 2014 - Comida Di Buteco 2014

A Raiza, do blog Bonecas no Boteco, organizou algumas caravanas para realizar, em grupo, a degustação dos petiscos, cervejas e drinks nos botecos participantes do Festival Comida Di Buteco 2014. O grupo foi conduzido numa van para conhecer diversos estabelecimentos da cidade com toda tranquilidade e conforto. Foi muito divertido! Fiquem ligados no blog da Raiza para outras edições.

 

A minha admiração pela Carla Maicá vocês já conhecem e, em outubro, fiquei feliz com a inauguração do Armazém Artusi, um empreendimento “dedicado à gastronomia e à arte de comer bem” que comercializa, entre outras coisinhas, muitas delícias preparadas pela Carla. Ainda não estive lá, mas tudo é culpa da distância… Se você passar por Gravataí/RS, não deixe de visitar o armazém!

Armazém Artusi
Av. José Loureiro Silva, nº 975 – Centro – Gravataí/RS
Telefone: (51) 3043-1147
Fanpage: https://www.facebook.com/armazemartusi

 

Assim como foi a Degustação às Cegas para 2013, a minha experiência no Gastronômade  Bahia certamente será uma das mais marcantes de 2014. Desde o deslocamento até São Francisco do Conde, até os pratos preparados pela Chef Tereza Paim estão lá no post. Espero que tenhamos nova edição em 2015!

Culpada Confesso - Retrospectiva 2014 - Gastronômade Bahia

No grupo de FoodBloggers Brasil nos reuníamos, toda terça-feira, pra comentar o programa e, claro, torcer para a Cecília Padilha (do blog Yes We Cook). Isso porque outros concorrentes amigos foram eliminados em etapas anteriores! Mais legal foi acompanhar o Brasil inteiro descobrindo o que nós já sabíamos: a Cecília cozinha MUITO e, por isso, depois da sua eliminação no programa foi convidada pelo Chef Jacquin para elaborar e cozinhar um menu de entrada, prato principal e sobremesa num evento especial no La Cocotte Bistrot. O sucesso foi tanto que as reservas se esgotaram uma semana antes.

 

Os Bolos das Meninas já fazem parte da rotina aqui de casa, se considerada a frequência das nossas compras por lá. Tudo começou  com uma visita no sábado de manhã. Aquele breve café e bate papo com a Daniela resultou em diversas encomendas – muitas delas, do bolo sertanejo, feito com massa de pão de queijo, que foi a atração principal do aniversário de Mateus! E as meninas continuam inovando e desenvolvendo receitas muito interessantes.

Culpada Confesso - Retrospectiva 2014 - Bolos das Meninas

E o ano que vem? Vou contar pra vocês uma notícia em primeiríssima mão: 2015 vai ser massa!

Deixe seu comentário