categorias: Onde Ir, Restaurantes

Restaurante Leite: clássico e tradicional em Recife

Aquele foi um dia atribulado, que começou com um passeio em Olinda. Era a última semana antes do carnaval e nós, inocentes, fomos surpreendidos por filas de trios elétricos na cidade. Apesar do artesanato e arquitetura interessantes, a comida na orla decepcionou e, por isso, tomamos uma decisão que mudaria tudo: voltaríamos correndo para Recife para almoçar no Restaurante Leite.

Culpada Confesso - Restaurante Leite - Fachada

Tradição e Elegância

Claro que o almoço no restaurante mais antigo e tradicional de Recife já fazia parte dos nossos planos desde o primeiro dia de viagem. Fundado em 1882, o Leite é, certamente, um dos maiores clássicos do país. Ainda no táxi, falei com a hostess que, gentilmente, informou sobre a impossibilidade de reserva e provável lista de espera, porém garantiu: “vocês não vão retornar à Salvador sem almoçar aqui, pode deixar comigo”. Quando descemos do carro, pareceu uma daquelas cenas de filme onde o timing é perfeito, porque mal adentramos e havia uma única mesa vazia. E, vejam só, era uma mesa com dois lugares!

Culpada Confesso - Restaurante Leite - Mesas

Para a descrição do ambiente, eu poderia utilizar toda sorte de adjetivos aparentemente metidos à besta: clássico, sofisticado, requintado, etc. Nenhum deles seria exagerado. Também poderia aplicar estas expressões na descrição do serviço, muito cuidadoso, meticuloso e atento. Devo ressaltar uma diferença, pequena, porém essencial, pois aqui o requinte está alinhado diretamente com a simplicidade, sem qualquer afetação, afinal “A elegância é a arte de não se fazer notar, aliada ao cuidado sutil de se distinguir” (Glória Kalil). Uma placa metalizada ainda informa o reconhecimento do lugar como Patrimônio da Cultura Literária Pernambucana. Especial é pouco.

Culpada Confesso - Restaurante Leite - Bar

E toda a refeição, naquele domingo, foi embalada pelo som do piano. Nas mesas havia, principalmente, grupos familiares. Brinquei que estávamos num privilegiado clube, pois vi muitos acenos e conversas entre as mesas.

Culpada Confesso - Restaurante Leite - Piano

Um atendimento cuidadoso

Junto com o cardápio, recebemos os cumprimentos do garçom que se apresenta e se coloca à disposição para quaisquer solicitações. Enquanto escolhemos, ele serve o couvert, com fatias de pão, azeitonas, pimentões, pastas e manteiga.

Culpada Confesso - Restaurante Leite - Couvert

Pedimos água mineral e recebemos essa garrafinha personalizada, com estampa semelhante aos azulejos da fachada.

Culpada Confesso - Restaurante Leite - Água Mineral

Para comer, escolhemos o Tornedor de filé ao molho Gilberto Freyre com risoto de roquefort. No ponto? Sim. Delicioso? Sim. Me dá saudade do gostinho ao ver a foto? Com certeza. Na foto, vocês vêem o meu prato, porque o serviço é completo e as porções são divididas pelo garçom.

Culpada Confesso - Restaurante Leite - Tornedor de filé ao molho Gilberto Freyre com risoto de roquefort

É muita agilidade, gente. Num balcão, ao lado da mesa, manuseando duas colheres, as porções são distribuídas.

Culpada Confesso - Restaurante Leite - Serviço

Depois, experimentamos o Filé ao Reino, composto de medalhões em molho madeira, champignon e queijo reino gratinado com fettuccine ao creme. Nem consigo decidir qual dos pratos foi o melhor.

Culpada Confesso - Restaurante Leite - Filé ao reino (medalhão em molho madeira, champignon e queijo reino gratinado com fettuccine ao creme

O tempo passou muito rápido e, por isso, ficamos com uma sobremesa apenas. Ainda bem, porque a porção da mousse de chocolate era farta e foi suficiente para dividir. E tem um toque especial: uma dose de Cointreau.

Culpada Confesso - Restaurante Leite - Sobremesa

Só pra mencionar mais uma gentileza, devo dizer que ao final da refeição, lá pelas três da tarde, ainda ganhamos um livrinho contando a história do restaurante. Um mimo pra dizer obrigada pela visita e voltem sempre. Ao final de tudo, gastamos aproximadamente R$ 160. Foi uma experiência incrível e eu recomendo muito.

Restaurante Leite
Praça Joaquim Nabuco, nº 147 – Santo Antônio – Recife/PE
(81) 3224 7977 / 3224 7519
www.restauranteleite.com.br

Deixe seu comentário