categorias: Onde Ir, Restaurantes

Rancho do Cupim e o Casqueirado à Moda da Casa

Mais um domingo pra unir o útil ao agradável: meu namorado adora cupim e eu fico empolgadíssima com restaurantes novos. Partimos então, felizes, para o Rancho do Cupim, no bairro de Pituaçú.

Culpada, Confesso - Rancho do Cupim

O rancho faz parte do grupo Sal e Brasa – aquele mesmo da churrascaria –  e já existe em São José do Rio Preto – SP, desde 2007. A proposta era unir os sabores do churrasco gaúcho com um ambiente rústico e ecologicamente correto, mas tendo como carro chefe… o cupim, né?

Culpada, Confesso - Rancho do Cupim - Entrada

É uma casa ampla, com dois andares, bem na frente do Parque das Esculturas, com uma boa quantidade de vagas para estacionamento. O restaurante oferece muitos lugares, mas estava cheio! Ficamos numa mesa no térreo e já pedimos uma porção individual – porém imensa – de queijo coalho.

Culpada, Confesso - Rancho do Cupim - Queijo coalho

Pausa para o momento food porn, quando o melaço escorre sobre o queijo coalho…

Culpada, Confesso - Rancho do Cupim - Detalhe Queijo Coalho

E segue com o suco de laranja, que chega rapidinho à mesa. Tão bom, que tomamos duas jarras.

Culpada, Confesso - Rancho do Cupim - Suco de Laranja

A primeira página do cardápio fala sobre o Cupim Casqueirado e diz “Prove com a certeza de não se arrepender”. A nossa atendente, Jane, explicou que o preparo é diferente do cupim servido normalmente nas churrascarias -, cozido lentamente por nove horas antes de assar – porque o casqueirado vai ao forno in natura e tem suas camadas retiradas à medida que estão assadas. Éramos três pessoas e a quantidade menor (400g) foi mais do que suficiente. Meu namorado não curtiu tanto a textura diferente, menos suculenta, mas eu adorei.

Culpada, Confesso - Rancho do Cupim - Cupim casqueirado à moda da casa

Todas as carnes na chapa são acompanhadas por quatro guarnições. Nós escolhemos a farofa de manteiga, a macaxeira (a.k.a. aipim), o feijão tropeiro e o arroz branco.

Culpada, Confesso - Rancho do Cupim - Acompanhamentos

Sem espaço pra sobremesa, a refeição foi encerrada com um expresso. Confesso que o café não era meu e, por isso, não participou da foto. Ficamos, então, com o registro da xícara personalizada.

Culpada, Confesso - Rancho do Cupim - Expresso

Por fim, quero destacar o atendimento: rápido, eficiente e atencioso desde a chegada até a hora da conta. Essa refeição para três –  que serviria direitinho a quatro pessoas – custou R$109,00.

Rancho do Cupim

Rua Marques de Queluz, nº 728, Pituaçú – Salvador/BA

Telefone: (71) 3021-1111

http://www.ranchodocupimsalvador.com.br/

Deixe seu comentário