categorias: Bares, Onde Ir

Operação Itapuã – Stella Maris: Bar da Chica e Caranguejo do Pascoal

Ano passado, eu adorei a ideia do blog Bonecas no Boteco de alugar uma van e percorrer alguns botecos do festival. Confesso que a inveja bateu forte e tentei organizar entre os amigos uma caravana própria, mas que não teve o mesmo resultado. Rs

Mais objetivamente: não conseguimos fechar a van pelos mais diversos motivos: muitos feriados, gente que eu dava como certa que foi passar uma temporada no exterior, amigos viajando, outros sem grana e, sobretudo amigos enrolados (vistam suas carapuças. Hahahaha).

A ideia da van é fantástica pelo fato de não se preocupar em dirigir após beber. Além do risco de acidentes é claro, ainda há uma multa pesadíssima e a perda da habilitação, ou seja, só pontos negativos e não é apenas na carteira.

Embora a van não tenha dado certo, alguns amigos compraram a ideia e mesmo com a grande possibilidade de chuva mantivemos a nossa expedição. E lá fomos nós com guarda-chuva em punho para o que chamamos de “Operação Itapuã – Stella Maris”, e que eu vou contar em duas partes. Foram 4 bares relativamente próximos em “tão tão distante”, como diria Shrek e uma amiga que morou em Itapuã

Primeira Parada: BAR DA CHICA

O GPS do Site do Comida di Buteco não está muito certo. Ele indica a rua, mas há uma pequena distância, o que não chega a gerar problema devido a nossa socialização. Fomos perguntando e todo mundo amigavelmente indicava o caminho. Em determinado momento teve gente que só faltou pegar pela mão e deixar na porta do buteco. Rs A gentileza soteropolitana.

Culpada Confesso - Carol Marques - Comida di Buteco 2015 - Bar da Chica

O buteco tem uma atmosfera agradável, mas bastante calorento, por isso sentamos próximos da rua com a esperança de pegar uma brisa. Nós chegamos tão cedo que quase abrimos o bar. Além do nosso grupo, havia apenas uma outra mesa ocupada, mas vamos admitir que eram apenas 12:40h e o movimento começa um pouquinho mais tarde.

Horário de almoço… fome batendo na porta, pedimos o caldo para experimentar, mas fomos informados que não estava saindo no momento, pois a procura anterior foi tão grande que eles estavam sem o Biribiri, o astro do petisco. De todo modo, o rapaz já estava indo buscar, e, gentilmente, o garçom perguntou se gostaríamos de aguardar. Compreendemos que todo espaço está sujeito a esses pequenos problemas, o que faz a diferença é como eles tratam a situação.

E por falar em Biribiri, vocês conhecem a fruta?

Culpada Confesso - Carol Marques - Comida di Buteco 2015 - Bar da Chica - Biri biri

Esse biribiri da foto foi um presente. Quando o rapaz saiu para buscar, perguntamos se poderia comprar um pouco para nós. Infelizmente isso não foi possível, pois devido a escassez da fruta, eles haviam reservado uma pequena quantidade com um fornecedor. O bom é que a quantidade não era tão pequena e deu para eles nos impediu nos presentear para prepararmos a iguaria em casa.

Entenderam como se cativa um cliente?

Bem, nós estávamos com bastante fome. Enquanto aguardávamos o biriribi resolvemos olhar o cardápio e uma coisa nos chamou a atenção: os petiscos são todos afrodisíacos. Ano passado foi o petisco Coquetel da Ressurreição e o Caldo de Viagra. Nesse ano o concorrente é o Energético da Senzala. #medo

Culpada Confesso - Carol Marques - Comida di Buteco 2015 - Bar da Chica - Detalhes cardápio

Resolvemos atacar de Petisco Doritos – Polvo no Doritos.

É uma salada tipo vinagrete com milho verde, ervilha, tomates verdes, tempero verde, azeitona e bastante polvo. Na opinião quase geral, poderia tirar os enlatados, que não combinam com o frescor do polvo, mas estava muito bem temperada e saborosa. O Doritos mais uma vez entra só como mero acompanhamento que pode ser dispensado (na minha opinião).

Já que começamos a nos alimentar, pedimos também a Bavaria Premium. Aêêê Bavaria, entregaram! Digo isso porque alguns bares estavam sem a cerveja por falta de entrega. Copo americano, cerveja gelada, só tenho uma ressalva: O Bar da Chica não tem promoção de a cada 3 ganhar a 4ª, então fiquem atentos e não façam como nós que só nos ligamos sobre isso no final.Culpada Confesso - Carol Marques - Comida di Buteco 2015 - Bar da Chica - Bavaria Premium

PETISCO CONCORRENTE – Energético da Senzala

O biribiri chegou e rapidamente pedimos o nosso caldo que é feito com fava, urucum e tendão suíno. Isso aí levanta até defunto. Rs Olha só a apresentação e a cremosidade do caldo.

Culpada Confesso - Carol Marques - Comida di Buteco 2015 - Bar da Chica - Energético da Senzala

Acompanha o caldo alguns beijus e uma pimenta arretada de forte e saborosa, feita com molho de pimenta Ribasaia e Biribiri. Aprovado!

Como estávamos no primeiro boteco da nossa expedição, e o tempo não era nosso aliado, logo após provarmos o caldo, pedimos a conta e partimos para o nosso próximo destino:

CARANGUEJO DO PASCOAL

A distância entre os dois botecos é relativamente pequena e dá para ser feita a pé. O Bairro de Itapuã me remete a uma cidade do interior, com muitas casas e comércio de rua. No nosso caminho passamos pela feira, pelo antigo mercado de Itapuã que está sendo reconstruído, diversos botecos e descobrimos até que existe o “Itapuã Dominó Club”, fundado em 1964 e em plena atividade.

Culpada Confesso - Carol Marques - Comida di Buteco 2015 - Caranguejo do Pascoal - Itapuã Dominó Clube

Não é a toa que chamamos o nosso passeio de expedição. É muito bom descobrirmos a nossa cidade.

Enquanto vocês estavam caminhando conosco ao ler o texto acima, aproveito para informar que chegamos no buteco e sabe quem estava na mesa ao nosso lado? Os dois casais que estavam no Bar da Chica. Coincidência?

Culpada Confesso - Carol Marques - Comida di Buteco 2015 - Caranguejo do Pascoal

O Caranguejo do Pascoal funciona basicamente em um espaço que deveria ser a garagem da casa e após uma reforma passou a funcionar como bar. A maior parte das mesas está na parte interna e apenas algumas estão do lado de fora, mas nem se anime, são bem poucas.

Achei o ambiente barulhento e quente. A previsão do tempo indicava chuva, mas o que reinou mesmo no sábado foi o mormaço. O espaço é todo decorado e atencioso com os detalhes. Próximo ao banheiro podemos pegar uma fitinha do Bomfim que ficam em um quadro com uma tesourinha presa. Na entrada da cozinha também podemos verificar digas de limpeza na cozinha, demonstrando a preocupação do buteco com a higienização dos alimentos.

Culpada Confesso - Carol Marques - Comida di Buteco 2015 - Carangueijo do Pascoal - Detalhes

Sentamos próximos à porta, mas ainda assim ficamos incomodadas com o barulho e por isso resolvemos pedir os dois petiscos juntos para adiantar a nossa vida e partir para o próximo buteco

Os petiscos chegaram à mesa com uma diferença de segundos, mas vamos começar pelo Doritos:

Culpada Confesso - Carol Marques - Comida di Buteco 2015 - Caranguejo do Pascoal - Petisco Doritos

Pegue uma pizza brotinho, que eu nem sei se é de fabricação própria, e adicione um Doritos em cima como decoração. Ah! Tem também um molho rosê que não sei como se encaixa no petisco. Achei de uma falta de originalidade sem igual. Nem tenho mais o que falar sobre esse petisco, pois não sobram muitos comentários à fazer sobre uma proposta tão sem graça.

PETISCO CONCORRENTE – Ôxe Mainha

Icem as velas companheiros! O petisco concorrente é apresentado dentro de um pequeno veleiro que tem um coco como casco da embarcação.

Culpada Confesso - Carol Marques - Comida di Buteco 2015 - Carangueijo do Pascoal - Petisco concorrente

O aperitivo é um fricassê de creme de aipim ao leite de coco, filé de camarão defumado e coco mole, decorado com batata palha e queijo mussarela, servido com cremes especiais da Dona Lourdes. Affff só a descrição já é longa demais. A opinião geral da mesa é que tinha muito coco na receita, que acabou ficando doce. O petisco também vem acompanhado de um molho de pimenta (aprovado) e um outro molho de coco, este último totalmente rejeitado pelo grupo (doce, doce). Também achamos a apresentação um pouco exagerada. O veleiro é tão grande que acaba por ocupar muito espaço na mesa. Achei um pouco decepcionante. Não é que estivesse ruim, mas criei muita expectativa sobre o vencedor do ano passado e achei que não está a altura de alguns concorrentes.

Petiscos degustados, partimos para o Dona Eva e o Siri Cascudo em Stella Maris, mas isso é assunto para um outro post.

Inté!

Bar da Chica
Endereço: Rua Manoel Lisboa, 18 – Itapuã – Salvador/BA
Telefone: (71) 3286-1910

Caranguejo do Pascoal
Endereço: Rua Olhos D´Agua, 128 – Itapuã – Salvador/BA
Telefone: (71) 3249-4360

8 comentários

  1. Candido 11.05.2015

    Adorei a Pizza, o molho vermelho é perfeito. tudo a ver e muito criativo. PARABÉNS!!! o melhor sem dúvida. o ôxe mainha é divino, o coco como nossa raiz! O coco tava no ponto e é o ingrediente principal!!! (vcs desse blog… deixa quieto)

    1. Laerthy 11.05.2015

      Nota 10 em tudo pro Caranguejo do Pascoal! Eu, como Chef, nunca vi tanta criatividade e sabor . Assim que cheguei do Congresso de comidas e tira-gostos, fui direto ao Pascoal:todos os CHEFs amaram, PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!

      1. Amaral 12.05.2015

        O Creme rosê se encaixou perfeito com a Pizza. Todos amaram (e fomos uma caravana de 12.Minha caravana ADOROU o creme de coco: docinho e com raspas, contrastava com o creme de Biri-biri com pimenta. Super original! O barquinho representa o saveiro que trouxe a Dona Lourdes da costa do Dendê pra cá!!!!! Nota 10000000000000000000

        1. Chef Almir (São Paulo) 12.05.2015

          Sinceramente…… Nota 100000000000000 (o melhor, dentre os 14 que visitei)

  2. Clarissa 12.05.2015

    Oi Almir, estavamos no Pascoal na mesa ao lado, com a mini-caravana gourmet, lembra? manda seu contato de novo!! Combinamos provar de novo aquela MARAVILHA no proximo Sábado as 15:00 (já reservei 18 lugares) se ainda estiver em SSA venha. concordo contigo. ôxe Mainha é DIVINO, nota 10!!

  3. Pietro 13.05.2015

    Nosssaaa!! o molho de coco tava doce????? Existe coco salgado???? Eu achei perfeito: nota 10 em tudo!! minha família adorou, até quem não comia Camarão achou 10.parabéns ao Caranguejo do Pascoal: maravilhosa história e sabor..

    1. Robert 14.05.2015

      Genial. o caranguejo do pascoal trouxe à mesa o Coco de Itapuã como ingrediente principal. Com certeza o melhor que comi em todos que fui. já marcamos outra caravana. queria parabenizar ao Jorginho pela imensa sensibilidade em homenagear sua Mãe, D. Lourdes: Ôxe, mainha!. Nota 10

Deixe seu comentário