categorias: Onde Ir, Restaurantes

O tradicional filé do Juarez

Se quisermos falar dos lugares clássicos e tradicionais de Salvador, invariavelmente, vamos passear pelo centro da cidade e região do Comércio. E, se vamos ao Comércio, não podemos esquecer do Juarez Restaurante. Aquele que fica no Mercado do Ouro desde 1955 com a plaquinha suspensa anunciando “o melhor filé da Bahia”.

Culpada Confesso - Juarez - Fachada

Um clássico

Prestem bem atenção à placa! Não é melhor da cidade, nem o melhor da Região Metropolitana e, sim, o melhor de todo o estado. E para servi-lo não é necessária uma estrutura de atendimento muito complexa. O salão é simples e pequeno, com ar condicionado, mesas de madeira forradas com toalhas brancas e cobertura plástica.

Culpada Confesso - Juarez - Ambiente

É um daqueles restaurantes onde a comida é muito boa e, por isso, tem clientela fiel. No tempo que permaneci lá, percebi grande rotatividade de clientes e boa parte deles sequer olhava o cardápio nas paredes, porque já conhecia as opções disponíveis. Vale ressaltar que o garçom é bem rápido no registro e entrega dos pedidos. Nossa refeição começa com uma salada de tomates, batatas e cenoura.

Culpada Confesso - Juarez - Salada

Em se tratando da primeira visita ao restaurante, o pedido não poderia ser outro. O filé Juarez (ou filé à Juarez, se preferir), que vem acompanhado de feijão, arroz e farofa. Nós ainda pedimos uma porção de batatas fritas, para turbinar.

Culpada Confesso - Juarez - Mesa

Tudo isso combina bem com suco de laranja fresquinho, feito na hora, servido numa jarra generosa, que rende 04 ou 05 copos.

Culpada Confesso - Juarez - Suco de laranja

Quem dá nome à casa

O destaque, claro, é o filé. Alto, com capa crocante, ao ponto na camada inferior e tendendo a mal passado no centro, complementado pelas cebolas cozidas no vinho.

Culpada Confesso - Juarez - Filé

Reparem as diferentes colorações que identificam os pontos citados acima. Isso porque pedimos o tradicional e o sabor é incrível! Quem quiser, pode pedir pra cortar ao meio e deixar bem passado. Mas, olha só, eu recomendo ele ao ponto mesmo, viu? Não por acaso, é a versão que fez o sucesso da casa e mantém a sua reputação até hoje.

Culpada Confesso - Juarez - Detalhe filé

Como o serviço é bem rápido, tive tempo para uma sobremesa. Escolhi o pavê e fui feliz, novamente, em três camadas.

Culpada Confesso - Juarez - Sobremesa

A conta, com o café de cortesia, ficou em R$ 74 para duas pessoas. Justo, muito justo!

Culpada Confesso - Juarez - Café

Ainda precisamos voltar para experimentar o frango ao molho pardo, mas confesso que será muito difícil não pedir o filé novamente!

Juarez Restaurante
Av. Jequitaia, nº 804, Mercado do Ouro – Comércio – Salvador/BA
Telefone: (71) 9922-3378

Deixe seu comentário