categorias: Bares, Onde Ir

O Sertão virou Mar no Boteco do Piri

Ah, chegou o grande dia!

Desde o ano passado, após ter provado as iguarias preparadas por Piri para o Comida di Buteco, eu venho pensando em retornar e desvendar o resto do cardápio. A verdade é que nunca voltei. O que me impediu? Nada! E eu não sei por que ainda não tinha voltado, pois minhas irmãs e amigos já foram diversas vezes. Enfim, de nada adianta chorar pelo leite derramado. O bom é que sempre existem novas oportunidades na vida e lá vou eu para o Boteco do Piri na quarta-feira com objetivo de almoçar e surpresa! Bati com a cara na porta, pois estava fechado. Não é muito comum bares fecharem na quarta (a maioria fecha às segundas), mas se tivesse consultado o site do festival, o guia ou o aplicativo saberia disso.
Mas eu sou brasileira e não desisto assim tão fácil. Na quinta-feira, olha eu lá novamente!

Culpada Confesso - Carol Marques - Comida di Buteco 2015 - Boteco do Piri - Fachada

Bem, essa foto não favorece muito o estabelecimento, pois esse é o lado que bate sol no almoço. Do outro lado há uma pequena cobertura, mas não se anime, é o suficiente para apenas 3 mesas que, somadas às 3 que ficam na parte interna, restringem o número de clientes. Há outras mesas que ficam na calçada no lado inverso. Lá o sol não bate diretamente, mas, ainda assim, incomoda um pouco para o almoço.

Como chegamos cedo, conseguimos um lugarzinho na varanda, onde encontrei outros amigos andarilhos de festival. A diferença foi que eles já estavam em seu 13° Buteco e eu chegava apenas ao 6°. A média deles está sensacional, mas a minha está muito boa se considerarmos que estávamos apenas no 8° dia do festival e ainda temos muito tempo pela frente.

A primeira surpresa ao ler o cardápio foi ver que os nomes dos petiscos homenageiam os bares participantes do festival.

Culpada Confesso - Carol Marques - Comida di Buteco 2015 - Boteco do Piri - Cardápio

Logo depois vi que eles incorporaram o petisco do ano passado no cardápio. Pra quem não sabe o Boteco do Piri ficou em 2° lugar e se você não teve oportunidade de provar o “Tô te vendo” que é um escondidinho de bacalhau que deixa à mostra pedaços de lula, polvo, mexilhões e camarão, ainda dá tempo. Ops, não estamos aqui para falar do passado, mas do presente, então vamos aos petiscos desse ano.

Pra começar, temos carne de fumeiro acompanhada de batatas com creme de aipim e rodelas de cebola roxa. O Doritos aparece em pedacinhos salpicados sobre o petisco. E olha que charme essa apresentação na panelinha de ferro? Bem mineiro.

Culpada Confesso - Carol Marques - Comida di Buteco 2015 - Boteco do Piri - Petisco Doritos

Com relação ao sabor, já era de se esperar que estivesse muito gostoso, mas quanto a criatividade no uso do Doritos, acho que ficou devendo.

Então, vamos ao nosso petisco concorrente

Natural de Piritiba-BA, o apelido do chef é um diminutivo do nome da sua cidade natal. Também foi de lá que veio a inspiração para a utilização do mamão na receita. Sua mãe preparava picadinho da fruta ainda verde e para rememorar sua infância ele resolveu utilizar o mamão no tira-gosto.

Culpada Confesso - Carol Marques - Comida di Buteco 2015 - Boteco do Piri - Petisco concorrente

O nome do petisco é “Sertão virou mar” e mistura a cozinha regional com frutos do mar. Na etapa sertaneja temos um arrumadinho com farofa de feijão de corda, 2 filezinhos de cordeiro e pedacinhos de requeijão. Já na etapa marítima temos um mix de camarão, siri e polvo em um pão italiano. Arrematando, como sobremesa, temos docinho de banana, tipo nego bom, só que bem mais macio e menos doce embalados na palha.

O sabor estava maravilhoso! E o que dizer da apresentação? Por ter trabalhado em grandes restaurantes a apresentação sempre é impecável. Realmente, é de comer com os olhos

Tudo bem que o mamão não entra na preparação do petisco, mas você pode misturar pedaços da fruta durante as garfadas ou comer como uma sobremesa.

Outras curiosidades…

O Piri já está ficando famoso e, enquanto almoçávamos, chegou uma equipe da Record para entrevistá-lo. O chef é a simpatia em pessoa e já posa para fotos como um artista, na maior naturalidade.

Culpada Confesso - Carol Marques - Comida di Buteco 2015 - Boteco do Piri - Piri

E os famosos?

E quando já estávamos de saída a garçonete nos chamou a atenção: “Sabe essa moça morena sentada ali? É ex-namorada de Ronaldo Fenômeno.” Eu olhei, olhei bem atentamente e… não reconheci. Rs Se tivesse tirado uma foto (o que seria bem indelicado), ia jogar uma enquete aqui para ver se alguém sabe quem é a moça. Rs

Pois bem, por hoje é só, espero não demorar tanto tempo para voltar no Boteco do Piri e em alguns botecos que aos poucos vão conquistando o nosso coração e paladar.

Inté!

Boteco do Piri
Endereço: Rua Alto da Alegria, nº 200 – Nordeste de Amaralina – Salvador/BA
Telefone: (71) 8781-0095
Valor do petisco concorrente: R$ 25
Valor do petisco Doritos? R$ 22

Deixe seu comentário