categorias: Bares, Onde Ir

Jorge Amado e o Quibe do Vesúvio

Cenário do romance Gabriela Cravo e Canela, o Restaurante e Bar Vesúvio exibe, logo na entrada, uma estátua em tamanho natural de Jorge Amado sentado à mesa, como costumava fazer quase diariamente na varanda do restaurante, cercado de amigos, onde o escritor encontrava inspiração para personagens de seus romances. E hoje, sentado calmamente na entrada do bar, ele posa para muitas fotografias.

Culpada, Confesso - Vesúvio - Jorge Amado

Inaugurado em 1910, o bar está localizado no Centro Histórico da cidade, próximo à Catedral de São Sebastião. Em 2001, o Vesúvio foi tombado como Patrimônio Histórico do município, depois de passar por obras de restauração que lhe devolveram suas características originais, modificadas ao longo dos anos na sucessão dos seus proprietários.

Culpada, Confesso - Vesúvio

Do cardápio, escolhemos um dos quitutes servidos por Gabriela aos coronéis: o quibe.  Muito bom, muito bom mesmo! Valeu o deslocamento de Itacaré até Ilhéus.

Culpada, Confesso - Vesúvio - Quibe

Eu não posso deixar de comentar o humor “pitoresco” dos garçons, refletida no cardápio que diz: “Não servimos chopp sem colarinho, porque chopp não é cerveja”. #GentilezaGeraGentileza Mas eu estava num bom dia e, talvez por isso, pareceu até engraçado!

Restaurante e Bar Vesúvio

Praça D. Eduardo, 190 – Ilhéus/BA

Telefone: (73) 3634-2164

Deixe seu comentário