categorias: Onde Ir, Restaurantes

O Buraquinho e a fascinante Dama do Pátio

Do que você mais lembra nas suas viagens? Eu lembro bem das sensações, dos sentimentos que cada situação e local provocaram em mim. Por exemplo, em Recife, não vou esquecer de um lugar chamado O Buraquinho.

Culpada Confesso - O Buraquinho - Igreja

Naquela manhã, fomos conhecer o Mercado de São Pedro e encerramos o passeio almoçando neste pequeno e simpático restaurante, ali pertinho da Igreja de São Pedro dos Clérigos. É necessário prestar bastante atenção pra encontrá-lo porque, com o perdão do pleonasmo, só tem uma plaquinha pequenininha sobre a porta. Ainda bem que tivemos a indicação do amigo Raul Lody.

Culpada Confesso - O Buraquinho - Fachada

Era meio dia e, antes de entrar, avistamos duas senhoras sentadas próximas à porta. Acontece que, quando perceberam nossa aproximação, foi a mais velha delas quem se levantou pra nos atender. E é aí que tudo começa a ficar interessante.

Culpada Confesso - O Buraquinho -- Mesas

Era D. Dora, uma das garçonetes mais antigas de Recife, quem estava nos atendendo. Pequena, sorridente, com as mãos um pouco trêmulas e voz bem baixinha, ela nos conduz até a mesa, traz o cardápio e oferece um caldinho de feijão. Aceitamos.

Culpada Confesso - O Buraquinho - Caldo de Feijão

Começamos o almoço com uma boa jarra de suco de cajá. E lá veio aquela senhorinha simpática arrumar a mesa pra caber tudo direitinho e ainda colocar o açúcar nos copos. Confesso que fiquei tensa com o tilintar dos copos na bandeja, mas D. Dora prosseguia o serviço com confiança e, logo depois, me vi fascinada com aquilo tudo. Reparei, nas paredes, uma série de reportagens comprovando a fama do lugar.

Culpada Confesso - O Buraquinho - Suco de cajá

Olhamos o cardápio, mas pedimos a indicação dela para escolher o prato. Ela, segura, disse: “tudo aqui é ótimo”. E aí? Ficamos com o bacalhau, numa porção honesta para duas pessoas. Junto com arroz soltinho e feijão bem temperado, temos a receita do sucesso e satisfação.

Culpada Confesso - O Buraquinho - Bacalhau

Só lamento ter ficado sem tempo pra sobremesa, mas pude tomar um bom café coado, encerrando bem o passeio. Aproveitamos o pouco movimento pra puxar papo e tirar fotos com a simpática senhora.

Culpada Confesso - O Buraquinho - Café

Olhando para a cozinha, víamos outras pessoas, mas já sabemos quem comanda o salão e nos trouxe a conta, não é? O custo total ficou em torno R$40,00, mas a experiência não teve preço.

O Buraquinho

Rua Pátio de São Pedro, nº 28 – São José – Recife/PE

(81) 3224-6431

Deixe seu comentário