categorias: Onde Ir, Restaurantes

Moraes: há mais de 100 anos, o Rei do Filé

Em Salvador, o Juarez Restaurante tem o filé mais tradicional. Na cidade de São Paulo, o representante desta categoria é Moraes, o Rei do Filé.

Culpada Confesso - Moraes Rei do Filé - Fachada

Foi o destino

Fiquei curiosa com o nome, ao avistar a fachada do restaurante quando passamos de táxi. Perguntei ao condutor, mas ele não tinha referências sobre o lugar. Dias depois, retornando das compras na Santa Efigênia, a Praça Júlio Mesquita era caminho de volta pro hotel, ou seja… foi tudo culpa do destino!

Culpada Confesso - Moraes Rei do Filé - Ambiente

Não faltam mesas por lá. Nas paredes dos dois salões, diversas matérias afixadas às paredes mostram a história do lugar. E a aparência modesta contrasta bastante com a formalidade do serviço.

Culpada Confesso - Moraes Rei do Filé - Ambiente 2

No cardápio temos poucas opções de entradas, dentre as quais escolhemos os croquetes de filé. A porção tem duas unidades

Culpada Confesso - Moraes Rei do Filé - Bolinho de feijão

Confesso que não curti muito. Apesar de crocantes por fora e molhadinhos no recheio, faltou sabor.

Culpada Confesso - Moraes Rei do Filé - Bolinho de feijão Detalhe

Lá vem o filé!

Corta pro prato principal. Não, peraí. A opção que escolhemos – “filé ao seu modo”, para duas pessoas – incluía uma salada e uma fruta de sobremesa, então, agora é hora da salada de cebola e tomates.

Culpada Confesso - Moraes Rei do Filé - Salada

E depois, o tão esperado filé preparado com a mesma técnica há 100 anos! Como acompanhamentos, pedimos o alho seco e a farofa.

Culpada Confesso - Moraes Rei do Filé - Filé e farofa

O preparo especial e tradicional deste do filé é o que dá a maciez e permite seu corte utilizando apenas colheres. Sim, colheres! O garçom faz a divisão com tanta facilidade e rapidez, que nem consegui uma foto bacana, mas taí o registro.

Culpada Confesso - Moraes Rei do Filé - Cortando o filé

Olha que coisa mais linda! O preparo tradicional, sem abrir o corte alto, traz a peça bem crocante por fora e ao-ponto-pra-mal-passada por dentro. Excelente!

Culpada Confesso - Moraes Rei do Filé - Filé

Eu já tinha esquecido da fruta inclusa no pacote até que ela chegou à mesa: uma generosa fatia de abacaxi. Estava até docinha e caiu bem!

Culpada Confesso - Moraes Rei do Filé - Abacaxi

Foi muito bom e por isso, o restaurante está indicadíssimo. Nossa conta, com bebidas (suco e água mineral), totalizou R$100,00.

Moraes – Rei do Filet
Praça Júlio Mesquita, nº 175 – Santa Efigênia – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3221-8066
www.reidofilet.com.br

Deixe seu comentário