categorias: Outras confissões

Degustação às cegas com Dani Padalino

Se eu tivesse que escolher as experiências mais marcantes de 2013, a Degustação às Cegas certamente seria uma delas. E este post foi um desafio pra mim. Como descrever o que não vi? Como ilustrar as sensações? O que é uma blogueira sem sua câmera?

Encontro Gourmet - Degustação às cegas 01

O workshop foi promovido pela Chef Dani Padalino, no II Encontro Gourmet de Foodbloggers que, como vocês puderam notar, foi super produtivo e continua rendendo assunto por aqui. Pois bem, eu já conhecia o trabalho da chef na Banqueteria Nacional, onde experimentei pratos deliciosos, por isso fiquei curiosa e com grande expectativa.

Encontro Gourmet - Degustação às cegas 02

O número de vagas era limitado à quantidade de lugares da mesa. Cada participante, devidamente vendado antes de entrar na sala, foi conduzido individualmente até seu assento. Confesso que, nessa hora, tive medo de tropeçar, bater em algum objeto ou errar a cadeira e sentar no chão… Pura insegurança!

Encontro Gourmet - Degustação às cegas 03

A gente ficou meio sem saber o que fazer, sem saber quem está ao lado, onde colocar as mãos (no colo? sobre a mesa? tem alguma coisa na mesa? e se eu quebrar alguma coisa?). Desconcertados, rimos, aguçamos os ouvidos, conversamos e vamos nos identificando. São muitas vozes ao mesmo tempo, mas, aos poucos, todo mundo se acostuma.

Encontro Gourmet - Degustação às cegas 04

A sala tem iluminação reduzida e, fora o flash das fotos, estamos no completo breu. O jeito é esperar as instruções.

Encontro Gourmet - Degustação às cegas 05

A chef assume a direção e nos explica, com voz calma e assertiva, como tudo vai acontecer, onde está cada objeto e quais serão os comandos para as nossas ações. Ali, comeremos com as mãos nuas, sem auxílio de talheres.

Encontro Gourmet - Degustação às cegas 06

Foram 04 pratos, em porções pequenas (é degustação, né gente?) e o exercício principal era tentar identificar sua composição. Sentindo o cheiro e o sabor de cada ingrediente, vão surgindo os palpites. As opiniões divergem e, algumas vezes, somos influenciados pela afirmação do outro. Ingredientes conhecidos nacionalmente, outros regionais revelaram o background de cada um, em meio aos truques e pegadinhas preparadas pela chef.

Encontro Gourmet - Degustação às cegas 07

E nem pense que tudo era sequinho, viu? Entre as diversas texturas, tinha purê, carne, molho… Com direito a paninho molhado e guardanapos para conter a lambança, é claro.

Encontro Gourmet - Degustação às cegas 08

No final, a inversão do exercício: tiramos as vendas e olhamos o prato, para tentar adivinhar sem tocar. É claro que parece ovo, mas não é. Alguém arrisca um palpite?

Encontro Gourmet - Degustação às cegas 08

Não lembro exatamente a composição de cada prato, ficaram marcados na minha memória os enganos do olfato e a sensação de tocar a comida, mas devo citar o maravilhoso pernil de javali com purê de patchouli e o abará com caruru de abobrinha e aviú. Difícil mesmo foi sair da sala e não falar sobre os pratos durante o evento, para não estragar a surpresa das próximas turmas.

Encontro Gourmet - Degustação às Cegas - Turma - Ft Julia Sizinando Rossi (1)

Parabenizo à chef Dani Padalino e sua equipe que criaram esse workshop incrível.  Agradeço à assessoria pelas fotos da degustação e à Julia Sizinando Rossi, do Blog Tem Delícia na Cozinha, pela foto final da turma. E pra quem não participou, a minha dica é: se tiver oportunidade parecida, não perca!

5 comentários

  1. Natalia 11.12.2013

    Deve ser uma experiência bem diferente, né? Tenho muita curiosidade em participar de uma degustação dessas mas só conheço lugares em SP, aqui no Rio nunca vi.

    1. Amelí 11.12.2013

      Muito diferente! Assim que puder, vou repetir!

Deixe seu comentário