categorias: Outras confissões

Como sair do boteco sem a saideira?

Pois é, a saideira é de lei em qualquer butecagem e o festival Comida di Buteco não poderia ficar sem a sua. Noite de gala para premiar os vencedores deste ano. Ganhei meu convite e fui super feliz encontrar a nata da comunidade butequeira soteropolitana. A festa aconteceu no Municipal Lounge Bar, um bar moderninho da Pituba. A princípio estranhei a escolha, pois é um bar/boate bem “descolado” e não conseguia construir o vínculo à cultura de boteco, mas se tratando de premiação, o espaço elevava o evento ao status de noite do Oscar, só faltou o tapete vermelho.

Para mim também foi uma noite de encontros. Teve boteco que não participou do festival esse ano, mas estava lá para conferir a premiação, como Jhonny do Platô (meu quintal de casa). De quebra, ainda encontrei meu amigo do Benin, que cresceu em Paris, mas é apaixonado pelo Brasil e veio morar em Salvador (entre idas e vindas).  Além, é claro, dos donos de botecos que frequento e algumas figurinhas conhecidas do festival, como Serjão do Habeas Copos.

A expectativa ia aumento a medida que os concorrentes iam chegando e se acomodando.

Culpada Confesso - Carol Marques - Comida di Buteco - Saideira 2014 - Municipal Lounge Bar

Circulei pelo espaço  e  ouvi o buxixo rolando, tipo: a mãe fala para o filho, “será que o vovô vai subir no palco esse ano?”, ou “já foi no espaço da Neya? Lá é muito bom!” Esses comentários são ótimos porque são o termômetro da festa e refletem a expectativa do pessoal.

Quase 20h e finalmente a apresentadora subiu ao palco. Começou chamando todos os participantes para a “foto oficial” e em seguida explicou a filosofia do festival e o sistema de votação.

Culpada Confesso - Carol Marques - Comida di Buteco - Saideira 2014 - Todos os botecos

A apuração do concurso é feita pelo Vox Populi. A nota final é 50% do júri oficial e 50% de butequeiros como eu e você que preenchem aquela cédula de votação (quando o boteco não esquece de oferecer…).

Participar da festa ajuda a compreender porque aquele boteco que você gosta não participa mais. Isso acontece porque todo ano 20% dos botecos são renovados, dando oportunidade de conhecermos novos sabores e lugares.

Culpada Confesso - Carol Marques - Comida di Buteco - Saideira 2014 - Participante

Para quem não sabe, o concurso não se resume ao petisco principal. Há premiação para quem recebeu a maior média de votos, o melhor petisco Doritos, melhor Drink Skyy, quem mais vendeu drinks e por aí vai….

A depender da categoria os prêmios podem ser em TV 32’, dinheiro, viagens…

Culpada Confesso - Carol Marques - Comida di Buteco - Saideira 2014 - Premiado Skyy Vodka

Nesse meio tempo, durante a premiação, tinha uma mulher bêbada que estava inconformada com os resultados. Aliás, não podia faltar né?!! Boteco sem bebum não é Buteco. Ela me soltou essa pérola e eu não podia deixar de compartilhar com vocês: “Eu não gosto da Skyy, eu gosto é da Skol”. E reclamava, como reclamava, mas como estava no fundo, ninguém deu bola para ela, mas me assustei quando ela disse que ia no palco… Graças a deus ela voltou rapidamente para seu lugar.

Mas a expectiva mesmo era sobre o grande vencedor de 2014, então vamos lá…

Em contagem regressiva:

5° colocado:  Dona Eva com o Porquinho Brasileiro – Carne de porco com queijo coalho, cebola roxa, banana da terra, salada de couve e farofa d´agua

4° Colocado: Sabor Regional com o Sandubode – Sanduba de isca de bode com molho madeira, salada e queijo coalho.

3° Colocado: Siri Cascudo com o World Cup-Cake – Cupcake de aratu acompanhado de ricota, maionese e especiarias.

Estamos quase lá…. que rufem os tambores…..

2° Colocado: Boteco do Pirí com o Tô te Vendo – Escondidinho de Bacalhau com frutos do mar

Culpada Confesso - Carol Marques - Comida di Buteco - Saideira 2014 - Boteco do Pirí - Segundo Lugar

Obs: Era o meu preferido, inclusive fiz um post especial sobre ele

E o grande vencedor da noite?

1° Colocado: Caranguejo do Pascoal – Bebé com Caymmi – Frigideira de caranguejo, camarão e bacalhau com molhos especiais.

Culpada Confesso - Carol Marques - Comida di Buteco - Saideira 2014 - Caranguejo do Pascoal - Vencedor

Não fui conhecer o boteco vencedor, mas como já havia dito num post anterior, vários botecos incorporam os petiscos ao seu cardápio. Assim, você tem mais uma oportunidade de provar aquele petisco que você achou interessante, mas que não deu tempo de ir durante o festival. Além disso, boteco pode ser frequentado o ano todo e não apenas em abril!

Depois disso teve DJ, tocando músicas que tinham como tema: Buteco, cerveja, bebum e por aí vai. Estava tudo bem divertido e animado quando de repente:

GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL!!!!!!!!!!!

Foi assim mesmo, do nada. Nem sou Bahia, já disse em um post anterior, mas acho bonita a vibração de sua torcida. A TV estava no mudo, jogo Bahia X  Flamengo rolando e eu e meus amigos conversando distraidamente na mesa. Tomamos um susto. Também, fazer gol aos 46 do segundo tempo é teste para cardíaco. Acho que mais da metade do bar gritou, foi bonito.

Mas voltando ao assunto boteco, fica a dica:  vale fazer um tour pelos bares da região de Itapuã, Stella Maris e arredores. Observe que eles emplacaram 3 entre os 5 primeiros colocados.  Aos demais, sugiro abrir o olho, caso contrário vou procurar uma casinha por aquelas bandas. rs

Observação: Ganhei um puxão de orelha do pessoal do Siri Cascudo por não ter ido lá, mas de antemão deixo aqui registrado o meu retorno muito em breve para provar o linguiça pornô, do festival 2013 e o world cup-cake, de 2014.

Pois bem, essa foi a minha “si piqueira”, porque a saideira foi o post passado. Brincadeiras a parte, não podia deixar de compartilhar a resenha da festa com vocês. Espero que tenham se divertido tanto quanto eu.

Inté a próxima!

Bjks

Deixe seu comentário