categorias: Lanche, Receitas

Chips de batata doce condimentados

Vinte hambúrgueres atrás, eu ensaiava preparar um acompanhamento crocante. É que, nas lanchonetes, a gente sempre pede uma porção de batatas fritas, mas, em casa, a refeição sempre ficava limitada ao sanduíche órfão de complemento sólido e acompanhado, no máximo, por um copo de suco de laranja. Pura falta de organização, sabe?

Culpada Confesso - Chips de Batata Doce - Tábua de corte

Mas foi olhando aquela batata doce na fruteira que tomei a decisão de preparar chips! Não poderia ser difícil e certamente ficaria gostoso. Parti pra tábua e, com a faca de cerâmica, não tive habilidade suficiente para fatiar com regularidade. Decidi, então, utilizar o descascador de legumes e assim produzi as fatias bem fininhas, quase transparentes! Daí foi só colocar o óleo para esquentar, numa quantidade pequena e suficiente para cobrir as lascas. Coloquei as batatas no óleo bem quente (pra não grudar) e retirei aos poucos, com ajuda de uma escumadeira. Reparem na foto que a redução de volume é significativa.

Culpada Confesso - Chips de Batata Doce - Fritura

Saindo da frigideira, os chips devem secar no papel toalha (ou guardanapo, na falta dele). Quando some o brilho, está pronto para consumo.

Culpada Confesso - Chips de Batata Doce

Mateus experimentou uma batatinha e achou que faltava sabor. Condimentei a porção com pimenta calabresa e ficou muito bom. Basta salpicar o tempero enquanto os chips ainda estão quentes e sacudir um bocadinho pra distribuir bem. Quem não curte pimenta calabresa pode (e deve) usar a criatividade: parmesão, alecrim, alho em flocos, curry, lemon pepper ou um bom molho dão aquele gostinho a mais.

Culpada Confesso - Chips de Batata Doce com Pimenta Calabresa

Por aqui, uma batata doce pequena (100g, aproximadamente) rendeu acompanhamento para dois sanduíches. Se ela for a atração principal do lanche, recomendo uma quantidade maior. De um jeito ou de outro, é sucesso na certa. Experimentei e me digam como ficou!

Deixe seu comentário