categorias: Produtos

Chipa, chipá ou chimango: quase um pão de queijo

O que é o que é? Parece pão de queijo, é feito com os mesmos ingredientes do pão de queijo, mas tem formato e nome diferentes? Acertou quem leu o título do post e respondeu “chipa”.

Culpada Confesso - Chipa - Antes de assar

Conheci esse salgado no café da manhã da Casa de Noca (Pituba – Salvador/BA) e achei bem interessante. Gosto muito de incluir pão de queijo nos lanches ou no café da noite e, assim, fiquei animada com essa variação. Pesquisei um pouco e aprendi que as chipas são originárias do Paraguai (li algumas referências citando como “chipá” e aprendi com Clériston, que é de Caetité/BA, que também podemos chamar de chimango) e bastante consumidas pelas bandas do Mato Grosso. Mas, interligado como esse mundo é, certamente já temos, pelas estradas brasileiras, muitas versões e receitas, né?

Culpada Confesso - Chipa - Depois de assar

A experiência foi tão boa que compramos um pacote de chipas congeladas. Deixei armazenado direto no congelador e, na hora de consumir, o produto pode ir direto ao forno. No preparo, utilizei o mesmo procedimento que aplico ao pão de queijo: forno pré aquecido por 10 minutos e chipas distribuídas numa assadeira untada ou coberta com papel manteiga. Reparem, na primeira foto, por medo delas crescerem demais e grudarem, deixei um bom espaço entre as unidades que não foi necessário, já que elas incham mais para o alto.

Culpada Confesso - Chipa

Bastam 15 minutos assando e, depois de douradas, já podem ser retiradas do forno. O resultado é um salgado mais “queijudo” que o pão de queijo, mais crocante e, portanto, com maior potencial na produção de farelo, além de não murchar rápido (o que acontece com alguns pães de queijo). Fica deliciosa mergulhada num bom requeijão cremoso, geleia ou cream cheese e acompanhada de café.

Culpada Confesso - Chipa - Detalhe recheio

Eu comprei as chipas congeladas lá mesmo na Casa de Noca (um pacote, com, aproximadamente 10 unidades, custou R$ 23,00), mas se você quiser fazer em casa, a Carla Colombo (Blog Brisando na Cozinha) postou uma receita turbinada no blog dela.

Deixe seu comentário