categorias: Entrada, Receitas

Caponata e Chateau Lardeau

Bons dias e bons vinhos para todos.

Ai vai minha harmonização favorita deste janeiro de 2012.
Caponata, pão sírio e um tinto encorpado, com um bom teor tânico, aroma de mel, fruta madura e trufas. No caso , foi um Chateau Lardeau, 2008.
Como o pão sírio tem sabor neutro o sabor e o aroma da caponata casaram muito bem com o vinho. Um pouco de vinho na boca prepara o caminho do prato e assim que você engole o bocado de pão e pasta já está mais que pronto pra um novo gole de vinho.

Caponata – By stijn – Flickr

Pra quem não sabe, a caponata é quase uma pasta feita com berinjela, pimentões, cebola, alho, vinagre e azeite de oliva.
Eu ponho em pouco de shoyu e orégano. Ah! Antes que esqueça, a caponata que faço (receita do meu amigo Edgard) tem nada a ver com as que comemos na maioria dos fast food.
Prefiro o pão sírio quadrado.  Não sei por que o redondo fica mais fofo e tem sabor diferente. Voce vai compra-lo resfriado, então é só colocar na chapa quente e ele fica ótimo. Também vai muito bem com pasta de azeitonas, homus e outras pastas. Aí, dependendo da pasta mude o vinho.

Homus – By {CozinhadeK} – Flickr

 

Que tal um piquenique com essa combinação aí em cima, mais queijos fortes, frutas e com direito a uma inevitável toalha xadrez?
Quando fizer me convide.

 

Até a próxima.

2 comentários

  1. Olá, acabei de descobrir o seu blog e para a minha feliz surpresa, vi que se referiu ao post que fiz de Homus.
    Parabéns pelo blog.
    Abraços,

    Fernanda Figueiredo {Cozinha deK}

    1. Oi Fernanda. Grata pelo comentário. Tbm curto seu blog, por isso fui lá. Experimentou minha combinação? bjbj

Deixe seu comentário