categorias: Cafés, Onde Ir

Café da Santa: pertinho do céu

Caminhar pelas ruas é a melhor forma de descobrir lugares especiais, principalmente em viagens. E foi andando por Arraial d’Ajuda que encontramos o Café da Santa.

Culpada Confesso - Arraial d'Ajuda - Café da Santa - Fachada

A fachada, discreta, só apresenta o nome do café e umas mesinhas. Sem muitas pistas sobre a área interna, achamos que valeria a pena entrar pra ver. E apreciar a infinidade de doces e salgados no balcão… valeu demais!

Culpada Confesso - Arraial d'Ajuda - Café da Santa - Balcão

Um lugar bonito, confortável, com excelente ventilação e aproveitamento da luz natural. O nome, acredito, tem relação com a proximidade da Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda. Não por acaso, a silhueta da santa é símbolo da casa.

Culpada Confesso - Arraial d'Ajuda - Café da Santa - Ambiente

Gostei do espaço entre as mesas. Por lá, a gente pode conversar à vontade, sem incomodar quem está na mesa ao lado.

Culpada Confesso - Arraial d'Ajuda - Café da Santa - Ambiente 02

E eles ainda recebem exposições artísticas. Na verdade, o Café da Santa tem estrutura para muitos tipos de eventos: vernissages, lançamento de livros e filmes, confraternizações… Confesso que imaginei os mais fantásticos jantares nesta grande mesa.

Culpada Confesso - Arraial d'Ajuda - Café da Santa - Ambiente 03

O cardápio segue bem a proposta de um café: pães, sanduíches e doces, além dos sucos, cafés e chocolates, é claro. Para os sanduíches, a gente pode escolher os pães à vontade, sem custo adicional.  Assim, decidi pelo croissant com recheio de frango desfiado e requeijão. Ah! Todos são acompanhados de salada fresca.

Culpada Confesso - Arraial d'Ajuda - Café da Santa - Croissant com frango e requeijão

Para beber, um chocolate gelado refrescante. Nem doce demais, nem amargo demais: perfeito. E a espuma levinha, dissolveu-se no movimento do canudo.

Culpada Confesso - Arraial d'Ajuda - Café da Santa - Chocolate

Mateus escolheu a ciabatta com calabresa e mussarela. Reparem que a saladinha é a mesma e, no sanduíche, o recheio também é farto.

Culpada Confesso - Arraial d'Ajuda - Café da Santa - Ciabatta com calabresa e queijo

Sofremos muito na hora de escolher os doces. E, no fim, a mesa ficou cheia outra vez: café expresso, alfajor e torta. Dividindo tudo por dois, estava justo.

Culpada Confesso - Arraial d'Ajuda - Café da Santa - Torta, café e alfajor

Achei importante mostrar a parte interna do alfajor de doce de leite. Porque é caprichada no recheio e fofinha da massa, sem esquecer da cobertura quebradiça de chocolate! Levamos alguns para comer mais tarde? Sim? Claro que sim!

Culpada Confesso - Arraial d'Ajuda - Café da Santa - Alfajor

A torta alemã foi sugestão da garçonete. Aliás, devo destacar que fomos sempre muito bem atendidos, com agilidade, gentileza e informações precisas sobre a composição e disponibilidade dos produtos. Bela dica, por sinal! Muitas camadas de biscoito, de creme, de chocolate, de sabor, de felicidade.

Culpada Confesso - Arraial d'Ajuda - Café da Santa - Torta alemã

Ao pedir a conta, eu só pensava numa coisa: precisamos de um café destes em Salvador. No total, pagamos R$ 64,00.

Café da Santa
Praça Brigadeiro Eduardo Gomes, nº 134 – Arraial d’Ajuda – Porto Seguro/BA
Telefone: (73) 3575-1078
http://facebook.com/cafedasanta

Deixe seu comentário