categorias: Doces, Receitas

Brigadeiro bêbado (brigadeiro com whisky)

Brigadeiro é a sobremesa mais comum aqui em casa, não só porque adoramos chocolate, mas também pela praticidade no preparo. Geralmente, em nome desta mesma praticidade, uso uma lata inteira de leite condensado e deixo a sobra do brigadeiro na geladeira, pra comer mais tarde (quem nunca?). Confesso que, de vez em quando, faço uma gracinha pra variar, como cobrir o doce com nibs de cacau, por exemplo. E nessa intenção de variar, incluí o whisky na brincadeira, deixando o brigadeiro, digamos assim, turbinado!ingredientes brigadeiro com whisky

Para fazer esse brigadeiro com whisky, usei o Jack Daniel’s porque estava disponível aqui, mas acredito que não haja diferença no uso de outros rótulos, desde que sejam de boa qualidade. Acho importante dizer que faz muita diferença o uso do chocolate em pó (no mínimo 60% cacau) ao invés do achocolatado porque, na minha opinião, o segundo deixa o resultado doce demais.

Brigadeiro com Whisky
Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 dose de whisky

Como preparar

Numa panela em fogo médio, coloque a manteiga. Quando começar a derreter, acrescente o leite condensado e, em seguida, e o chocolate em pó. Misture sem parar, até começar a enxergar o fundo da panela. Neste ponto, acrescente o whisky e siga misturando o brigadeiro soltar completamente do fundo da panela.

Se você prefere o brigadeiro lisinho, pode tirar a panela do fogo e seu doce estará finalizado. Eu gosto de ter aquela casquinha crocante, sabe? Então, neste ponto, paro de misturar, deixo o brigadeiro um tempinho a mais na panela (uns 30 segundos a 1 minuto) e só depois tiro a panela do fogo.

Preparando desta forma, o sabor do whisky fica bastante pronunciado, pois não há tempo para evaporar o álcool da bebida. Para o meu gosto, não é forte demais: acho bem interessante o contraste com o doce.

Ah! A Erica Matos comentou lá no instagram que faz waffle com Baileys e eu já fiquei com vontade de testar no brigadeiro também! Se você tem outra sugestão de complemento para o brigadeiro, conta pra mim aqui nos comentários.

Deixe seu comentário